Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 18 de junho de 2009








NEUM

Neum (Latim: Neum, Grego: Νέον, Néon) é a única cidade costeira da Bósnia e Herzegovina. São 24,5 quilómetros de litoral constituindo o único acesso ao mar do país, no mar Adriático. É sede do município homônimo e fica no Cantão de Herzegovina-Neretva.


HISTÓRIA
Em 1399, a República de Dubrovnik (Ragusa) adquiriu Neum das terras de Hum, que foi integrada às posses da cidade, que a dominou por 300 anos.

Em 1699, Ragusa renunciou ao controle sobre Neum para o Império Otomano em 1699, pelo Tratado de Karlowitz. A cessão pela República de Ragusa aos Turcos foi após a guerra entre a Liga Santa dos Balcãs e os Otomanos. Isso permitiu ao exército turco ter um acesso ao Mar Adriático e também um corredor de proteção da Ragusa contra os Venezianos que ocupavam territórios na Dalmácia.


Neum esteve sob o domínio Otomano por 179 anos, desde 1699 até 1878, quando a Bósnia e Herzegovina passou ao domínio do Império Austro-Húngaro. Neum foi parte de Banóvina da Croácia (Banovina Hrvatska), uma área da Iugoslávia criada para abrigar os Croatas entre 1939 e 1941, durante a Segunda Grande Guerra.

GEOGRAFIA
A região Neum corta o território croata em duas partes não contíguas no litoral Adriático. Essa condição vem desde o Tratado de Karlowitz (1699) entre a República de Dubrovnik e o Império Otomano, visando não haver fronteiras com a República de Veneza.


Neum não tem importância como porto comercial. Dentre outras razões, existe o fato de que as rodovias que ligam Neum com o resto da Bósnia não suportam tráfego de veículos pesados. Há planos de construir um bom porto e melhor rodovia. O porto que atende à Bósnia é o de Ploče, ao norte, na Croácia, com ligação feroviária.


Em função do fato de haver necessidade de cruzar-se o território da Bósnia e Herzegovina para passar-se entre os dois teritórios croatas, o governo Croata planejou construir uma ponte entre as cidades croatas de Pelješac e Klek. Essa ponte deveria ter uma grande elevação para permitir um bom porto Bósnio em Neum. Assim, para não violar os direitos Bósnios em relação às as Leis Internacionais do Mar, essa construção da ponte foi postergada até que se chegue a um correto acordo sobre o assunto.

CULTURA
Neum celebra a festa de Nossa Senhora no seu feriado municipal, quando a cidade é sede do Etnofest Neum, Festival da Música Croata. Neum também sedia o Festival de Cinama de Animação.

Moças em trajes típicos de Neum

Muitas são as ligações de Neum com a Croácia. A dança Lindo é praticada na região de Neum. A cidade também é sede local dos Centros e Editoras Culturais Matica hrvatska e HKD Napredak. Neum tem um clube de Polo aquático (VK Jadran Neum que é membro da Federação Croata de Polo Aquático).


Fonte:Wikipédia e Flickr.



Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin