Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 31 de julho de 2009








MABINOGION

O Mabinogion é uma coletânea de manuscritos em prosa escritos em galês medieval. São parcialmente baseados em eventos históricos do início da Idade Média, mas que podem remontar à tradições da Idade do Ferro.
O nome provém de um mal-entendido feito pela primeira tradutora inglesa do Mabinogion, Lady Charlotte Guest: ela encontrou em uma história a palavra galesa mabynogyon e assumiu que esta era a forma plural do galês mabinogi. A própria palavra mabinogi é uma espécie de enigma, embora pareça estar relacionada ao galês mab ou "filho, garoto".





As histórias do Mabinogion aparecem em dois manuscritos medievais galeses, o Livro Branco de Rhydderch (Llyfr Gwyn Rhydderch), escrito em cerca de 1350, e o Livro Vermelho de Hergest (Llyfr Coch Hergest) escrito por volta de 1382-1410, embora fragmentos destes contos tenham sido preservados em manuscritos anteriores do século XIII.


Imagem de página do "Llyfr Coch Hergest"



Os Quatro Ramos do Mabinogi


Os Quatro Ramos do Mabinogi são as histórias mais mitológicas contidas na coletânea Mabinogion. Pryderi aparece em todas as quatro, embora nem sempre como personagem central.

* Pwyll, Príncipe de Dyfed fala dos pais de Pryderi, de seu nascimento, perda e recuperação.
* Branwen, Filha de Llyr fala principalmente do casamento de Branwen com o rei da Irlanda. Pryderi aparece, mas não desempenha um papel de destaque.
* Manawyddan, filho de Llyr fala do retorno ao lar de Pryderi com Manawydan, irmão de Branwen, e das desventuras que lá se seguem.
* Math, filho de Mathonwy fala principalmente de Math ap Mathonwy e Gwydion, que entram em conflito com Pryderi.


Imagem de Branwen, Filha de Llyr



Os contos nativos


Também incluídos na compilação de Lady Guest estão cinco histórias da tradição e lenda galesa:

* Magnus Maximus (O sonho de Macsen Wledig)
* Lludd e Llefelys
* Culhwch e Olwen
* O sonho de Rhonabwy
* Taliesin

Os contos Culhwch e Olwen e O sonho de Rhonabwy têm despertado o interesse dos estudiosos porque preservam antigas tradições do Rei Artur. O conto O sonho de Macsen Wledig é uma história romanceada sobre o imperador romano Magnus Maximus. A história de Taliesin é uma composição posterior, não inclusa nos livros Branco e Vermelho, que traduções mais recentes preferiram omitir.


Os Romances

Três contos são Romances galeses, versões galesas dos contos arturianos.Os críticos têm debatido se os romances galeses são baseados nos poemas de Chrétien,porém, embora pareça provável que os romances sobreviventes derivem, direta ou indiretamente, de Chrétien, é provável que ele, por sua vez, tenha baseado seus contos em fontes célticas mais antigas.
São estes:
* Owain, ou a Dama da Fonte
* Peredur, filho de Efrawg
* Geraint e Enid


Ilustração de "Geraint e Enid".

Tentaremos, mesmo com tantas versões e dificuldade para encontrar cada um destas histórias, postar para que conheçam um pouco mais ;)







Receita Deliciosa, testada por nós - Windbeutel: Sonhos de Chocolate: http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=WINDBEUTEL+%28SONHOS%29+DE+CHOCOLATE


Fonte:http://www.webmesh.co.uk/Mabinogionhomepage.htm
Imagens Google




quinta-feira, 30 de julho de 2009








VIKINGGAHEIMAR-MUNDO VIKING


Eu sou encantada com a Islândia, depois da Finlândia deve ser um dos países que eu acho mais fofo, ainda mais com a crença deles em elfos...Quando vi esse museu achei prefeito, adoro a cultura viking =] Aiai adoro mtas coisas neh pessoas? hahaha...vamos ao que interessa, espero q vcs aguentem meus comentários, tava achando muito seco colocar os posts sem fazer um comentário palhaço da minha parte ^^


Vikingaheimar é a casa do Navio Viking Íslendingur (o islandês).Construído em 1996, o islandês é uma réplica exata do famoso navio Gokstad, uma notável descoberta arqueológica quase completamente intacta de uma navio Viking, escavados na Noruega em 1882.

O Capitão Gunnar Marel Eggertsson se inspirou nesta descoberta para criar uma réplica deste belo navio com base em seu próprio plano como naval e marinheiro.No ano 2000, com um subsídio da Comissão Leifur Eiríksson da Islândia, ele rumou para Nova York, uma viagem de 4.200 milhas náuticas. Sua viagem trouxe à escala a atenção mundial para Leif Eiriksson's e Bjarni Herjólfsson descobridores da América, datada, de acordo com as sagas islandesas, exatamente a 1000 dC.


Vikingaheimar também é uma casa para a exposição A Saga Viking do Atlântico Norte , originalmente apresentada no Smithsonian Institution durante o Verão de 2000. Esta exposição, como a vela de islandês, comemorou o aniversário do milénio da descoberta Viking da América do Norte, derramando luz sobre as últimas pesquisas acadêmicas sobre a exploração de terras desconhecidas.


Este museu fica aberto todos os dias das 11:00 as 16:00.

Infelizmente não existe muito mais informação no site oficial do museu, isso porque ele é em islandês e a parte em inglês é bem curta, mas as imagens falam por si só não é mesmo? Já descobri que existe o Museu da Bruxaria lá e logo logo posto aqui pra vcs, viu porque eu acho esse país lindo? hahaha

Fonte: http://www.vikingaheimar.com/en/, inspiração e imagens do blog: http://www.vidanaislandia.com/.




Essa é uma nova 'seçãozinha' que vai aparecer nos posts, eu resolvi criá-la porque o blog já tem quase 8 meses de existência, no entanto não faz muito tempo que vocês o conhecem, logo tem uma porrada de posts que vocês nunca viram, então a partir de hoje aos pouquinhos vamos linkando alguns posts para vocês conhecerem e o material não ser perdido, e também para quem chega é legal para conhecer o que já passou hehehe... espero que gostem. O primeiro post é literalmente o primeiro post do blog:

Nós por nós mesmas: http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=N%C3%93S+POR+N%C3%93S+MESMAS+ - É o primeiro post e fala um pouquinho sobre nós e nossa paixão pela Europa ^^




quarta-feira, 29 de julho de 2009








BASÍLICA DE SANTO ANDREA DELLE FRATTE

Vocês sabiam que a torre da basílica de Santo Andrea delle Fratte realizado por Borromini em 1659 está sujeito a um curioso fenômeno de elasticidade de edificação? Pois é, dizem que cada vez que os sinos tocam ela oscila de forma tão impressionante que foi definida como a “torre bailarina”.
Além disso, a basílica esconde uma lenda. Os dois anjos (um com a coroa de espinhos o outro com o pergaminho) que se olham nos lados do abside, são obras de Gian Lorenzo Bernini, mas não estão no local destinado originalmente.





O artista as fez para a decoração da ponte S. Angelo mas, segundo a lenda, o Papa Clemente IX as achou tão lindas que quis protegê-las das intempérias colocando-as na antiga igreja de S. Andrea delle Fratte, enquanto que na ponte foram colocadas as cópias realizadas por Paolo Naldini e por Bernini.





A verdadeira história dos dois anjos originais é diferente da lenda. O Papa Clemente IX depois de tê-los visto no atêlie de Bernini, se empossou deles, impedindo assim que estes fossem colocados na ponte S. Angelo. Depois da morte do Papa o filho de Bernini conseguiu pega-los de volta e os doou a basílica de S. Andrea delle Fratte.





Além disso a basílica foi protagonista de um evento milagroso. Em 20 de janeiro de 1842 um homem judeu que tinha entrado por curiosidade na igreja, se sentiu atraido em direção a terceira capela a esquerda onde se concentrava uma luz intensa e ao mesmo tempo viu aparecer no altar a Virgem Imaculada. Depois disso o homem se converteu ao cristianismo. A capela após este fato foi intiulada “Madonna del miracolo” (Nossa Senhora do Milagre).





Fonte:http://romanchurches.wikia.com
Imagens Google


terça-feira, 28 de julho de 2009






PAGANISMO EM BELARUS (BIELO-RÚSSIA)


Antes de começar este post vou comentar um fato pessoal meu que permeou a escolha do post de hoje, eu Bruna sou estudante e praticante na medida do possível do paganismo, isso quer dizer que quando eu pesquisei e achei esse texto me apaixonei, ainda mais porque amo o paganismo do leste europeu, acho que tá no sangue. Segunda coisa é que logo vem posts literalmente internacionais rs, estou recebendo alguns materiais de alguns países (dos própios países)e vou colocar algumas coisinhas pra vcs ^^ Agora vamos ao que interessa hihi....


Antes de 990 dC a Bielorrússia - uma mistura de várias tribos eslavas orientais (na sua maioria Kryvichi e seus ramos) e de várias tribos do Báltico (Yatviangians, Litts, LATTS) - eram pagãos em suas crenças. Quando os eslavos do Sul, chegaram às terras de hoje, eles se depararam com a Bielorrússia e absorveram as culturas e crenças dos outros povos do Báltico. Havia já uma rica herança pagã que se revela hoje através de nomes antigos. Neman (Nioman, Niamunas) - um dos principais rios da região é o nome da deusa celta da Guerra - Neman. Já Kupala - é uma antiga Deusa da Água.

Rio Neman

Um dos misteriosos povos completamente assimilado por eles foi os Yatviangians. A antiga Bielorrússia acreditava no Deus do Sol - Yaryla, e comemorava as estações do ano de forma muito parecida com o calendário druída. Os ciclos de canções folclóricas que eram cantados nestas celebrações continuam a existir. As principais festas pagãs são:

As principais festas pagãs são:

* Saudação da Primavera - canções saudando a plentitude da primavera - "Vesnavyya pesni" existe, incluindo. Yur'ia está relacionada com o chamado de Yaryla (Yur'ya), o Deus-Sol, para trazer as chaves e abrir o útero das mães Natureza - para deixar sair a relva, as flores, e os animais. (Infelizmente não achei a música no youtube=/)

* Kupalle (Solstício dia 21 de Junho)- é a mais amado e acarinhado feriado pagão na Bielorrússia contemporânea. É uma celebração hedonista no Verão de fertilidade em nome de um deus do sexo feminino - Kupala. It seems like she is considered a lunar Goddess by some pagan sources , although direct translation of the name is "She Who Bathes". Parece que ela é considerada uma Deusa lunar por algumas fontes pagãs, embora a tradução direta do nome seja: "Ela Quem toma banho". Mais tarde, foi rebatizado para a celebração cristã de um homem santo - Ivan Kupala.


No Kupalle geralmente são jovens vão para a floresta e os prados, vestindo guirlandas de flores e gramíneas, dança em karagods (círculos em torno de fogueiras), saltando através das fogueiras, competindo em força e erotismo.


*Dzyady (31 de Outubro) - É uma celebração da morte, trazendo pão e bebidas para os seus olivais etc. Diferentemente do Halloween é um feriado a luz do dia em que se comemora o dia dos mortos. Ela não envolve qualquer ritual satânico. (Infelizmente o paganismo graças ao cristianismo é associado ao satanismo, que é apenas uma das vertentes do paganismo).

* Kaliady (uma semana antes do Natal) - Comemoração pré-cristã do final do ano. Mais tarde ele foi muito bem adaptado pela celebração do Natal Ortodoxo e igrejas católicas. Mesmo assim eles têm um problema de explicar o significado de abeto (madeira de abeto vermelho)- Duradora - o retorno da vida eterna- e as pessoas vestidas como animais e bestas fantásticas carregando o sol e a cabeça de uma cabra em suas mãos!

A história da Bielorrússia Pagã é ricamente refletida em uma infinidade de pedras sagradas que foram usadas em rituais pagãos até os últimos tempos. Many stones were named after Pagan Gods and were the center of the pagan ritual grounds. Muitas destas pedras foram nomeadas depois dos Deuses Pagãs e foram o centro do ritual pagão.


Se por acaso tiver alguma palavra em inglês perdida por ai me perdoem é que o texto era em inglês e eu colei aqui e fui traduzindo pode ser que alguma parte tenha passado desapercebido, é muito difícil encontrar qualquer citação sobre paganismo do leste europeu, inclusive pode ser que este seja o primeiro lugar que tenha um texto mais extenso a respeito hehehe, pelo menos de Belarus é sim! Espero que tenham gostado, foi feito com muito carinho para vocês, o homem já foi um só com a natureza, espero que aos poucos voltemos a ser!

Fonte: http://www.belarusguide.com Google Imagens e Flickr.



segunda-feira, 27 de julho de 2009








ILHA EM FORMA DE CORAÇÃO - GALENJAK

Uma ilha com cerca de 120 mil metros quadrados na costa da Croácia entrou na mira dos apaixonados, depois de ser revelada no Google Earth.
Chamada anteriormente de Galesnjak, a ilha que fica no mar Adriático ganhou agora o nome de “ilha dos namorados”.





O dono da ilha deserta, Vlado Juresko, contou que após a descoberta, recebeu diversos pedidos de casais que querem ficar no local no dia dos namorados (em muitas partes do mundo, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro).





Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, Juresko não informou se sua ilha passará ou não a receber turistas. Por se tratar de um local deserto, seria necessário criar alguma estrutura para os visitantes terem acesso a água e comida.
Atualmente, a Croácia é o 18º destino mais popular para o turismo em todo o mundo, procurado principalmente durante o verão, e isso ajudará muito caso a ilha tonre-se ponto turístico.


Fonte:http://pt.blogia.eu
Imagens Google

domingo, 26 de julho de 2009








A ROTA DOS BRINQUEDOS DA ALEMANHA


A Rota dos Brinquedos da Alemanha se estende por cerca de 300 km através de magníficas cidades e terrenos montanhosos da Francônia e da Turíngia, levando o turista de volta à sua infância. Há uma enorme diversidade de brinquedos a serem vistos – nas fábricas de brinquedos e nos workshops, nos museus e nos parques temáticos. Se você pensa que um museu de brinquedos é igual a todos os outros, você ficará absolutamente surpreso.

Francônia

Turíngia

Todos os brinquedos são exclusivos e têm suas características próprias. Pessoas de todas as idades se encantam ao assistirem ursinhos de pelúcia em forma de médicos atendendo seus pacientes. Um olhar por traz das cenas de uma fábrica de bonecas rapidamente confirma a qualidade da mão de obra alemã. Há lugares onde os turistas podem observar a produção de trabalhos em vidro, como bolas de Natal, bolas de gude e olhos de bonecas. As feiras especializadas em ursinhos de pelúcia são imperdíveis para os colecionadores.

Depois de observar e admirar tantos brinquedos, você provavelmente terá vontade de comprar alguns para levar para casa. A Rota dos Brinquedos da Alemanha oferece uma diversidade de oportunidades de compras, tanto nas lojas de brinquedos, como nos próprios museus. Pode-se até comprar diretamente dos fabricantes, e a preços muito bons. Nos parques temáticos, localizados ao longo da rota, há gnomos, estatuetas de brinquedo, animais vivos, cavaleiros e índios americanos aguardando para levá-lo a um maravilhoso mundo de fantasia.

Nuremberg

A cidade histórica de Nuremberg, localizada no coração da Francônia, e que realiza feiras de brinquedos, anualmente, é o primeiro ponto de parada da Rota dos Brinquedos da Alemanha. Durante todo o ano, a cidade de Nuremberg oferece eventos atraentes para pessoas de todas as idades. O itinerário da Rota dos Brinquedos de todas as famílias não pode deixar de incluir uma excursão ao parque “Playmobil Fun Park” (Parque de Diversões de Playmobil) de 7.000 m2 em Zirndorf.


As crianças irão adorar o “clover leaf town” (cidade do trevo) de Fürth, que apresenta uma variedade de atividades criativas e é sede de várias fabricas de brinquedos. Coburg é um “ducado nostálgico” com exuberantes morros que beiram a floresta da Turíngia. É uma verdadeira terra de bonecos e brinquedos com um museu de bonecos exclusivo – um verdadeiro paraíso para os apreciadores e colecionadores de bonecos e brinquedos.

Coburg

A região de Schaumberger Land é sede das bonecas Schildkröt e um local de visitação imperdível para colecionadores. Uma recepção especialmente calorosa o aguarda em Weidhausen.

A “Bavarian doll town” (Cidade das bonecas da Baviera) é um verdadeiro paraíso de bonecas. A Rota dos Brinquedos da Alemanha prossegue então até Sonneberg, uma antiga “cidade de brinquedo”, cujas atrações incluíam o Museu Alemão de Brinquedos (Spielzeugmuseum )...,

Spielzeugmuseum


Spielzeugmuseum Interior

...o aquário Nautiland e a pista de corridas, uma pista para carros modelo. Jogos infantis também fazem parte de Oberweissbach, um resort climático, uma vez que foi neste local onde Friedrich Froebel desenvolveu os “play gifts” (brinquedos educativos) – esferas, cilindros e cubos, com funções educativas. Descubra mais sobre o museu memorial de Oberweissbach. O resort de Lauscha é o local onde foram criadas as primeiras decorações de árvores de Natal, em vidro. O resort é o centro do sul da Turíngia com as mais antigas tradições de sopro de vidro, e oferece uma grande variedade de peças e artesanato em vidro e bolas de gude. Entre Saalfeld e Ilmenau há uma infinidade de descobertas a serem feitas a respeito do mundo da porcelana e dos tijolos de construção. Gehren é conhecida pelos seus brinquedos macios, musicados e pelas tradições de Bach.

Arnstadt

Os turistas de Arnstadt, cidade próxima à floresta da Turíngia, poderão conhecer uma cidade ducal em miniatura. Ohrdruf, o “portal para a floresta da Turíngia” e antiga cidade de guarnição, foi o local onde surgiu a primeira boneca bebê e também onde foi inventado o primeiro cavalo de balanço. A história da produção de brinquedos é vividamente relatada no museu municipal no palácio de Ehrenstein. Ohrdruf também é conhecida pelo seu processamento de papel assim como pelo seu artesanato em porcelana e madeira. Para ver uma abundância de gnomos, incluindo uma exposição maciça ao lado de uma queda d’água visite o parque dos gnomos em Trusetal. A visita à mina de Hühn, também localizada em Trusetal, oferece uma fascinante visão sobre a história da mineração. Um dos principais pontos de atração do local é a trilha ferroviária, que ainda está em funcionamento. Tabarz, ao pé do monte Inselberg é um resort de hidroterapia, que já era freqüentado por Heinrich Hoffmann, autor do livro infantil "Struwwelpeter". Bonecas de artistas e de personagens importantes são uma especialidade de Waltershausen. A Rota dos Brinquedos da Alemanha é adorável tanto para crianças, como para os adultos. Que local seria mais interessante para se escolher uma boneca, um ferrorama ou um ursinho de pelúcia, do que este?

Fonte:http://www.visitealemanha.com/ e Flickr.

Prometo que mais pra frente tentarei fazer posts com as cidades e com mais detalhes sober cada um destes pontos turísticos.



sábado, 25 de julho de 2009








ETERNITY: O RESTAURANTE EM FORMA DE CAIXÃO

Empresários ucranianos, donos de uma funerária, decidiram construir o primeiro restaurante com o tema “morte” do mundo. Medindo 6 metros de altura e largura, o caixão enorme é decorado com dúzias de grinaldas, coroas de flores, e outros caixões em tamanho reduzido, que ficam ao lado das mesas.



Vale lembrar que, para lembrar um caixão, nem janelas possui!
O cardápio inclui nomes como “Quarentena”, que é um dos tipos de salada, e logo após, pratos principais, como o destacado “Nos encontramos no paraíso”.
O restaurante recebe o nome de “Eternity” (traduzindo: Eternidade), e localiza-se na cidade de Truskavets, no oeste do país, perto da fronteira polonesa.





Os idealizadores do projeto, que amam trabalhar na funerária, acreditam que por ser algo inovador, movimentará o turismo local, que atualmente baseia-se somente numa região conhecida por suas águas para banho medicinais.





Fonte: http://www.4to40.com


sexta-feira, 24 de julho de 2009






LEITURA DE BORRA DE CAFÉ


O costume de interpretar as figuras formadas pela borra do café no fundo de uma xícara surgiu na Armênia, em 3000 aC, e foi trazido para o Ocidente pelos árabes. A lenda diz que grandes decisões tomadas pelos sultões árabes foram baseadas no oráculo da cafeomancia. Posteriormente, a cafeomancia foi introduzida na Europa, primeiro na França, no início do século XVIII, e logo depois em Veneza, de onde saiu para o resto do Ocidente.


Depois de ajudar imperadores que sempre recorriam aos poderes deste oráculo, ele se transformou no passatempo predileto dos nobres, os únicos que podiam consumir o chá, uma bebida exótica e cara nos tempos antigos.

Atualmente, a prática dessa arte é muito comum na Turquia e nos países do norte da África, países que conservam a tradição e a experiência desse tipo de adivinhação, acumuladas durante muitos séculos.


E porquem não tentar este oráculo? Confesso que me utilizo de alguns, mas esse nunca tentei, deve ser porque eu não tomo café hehehe, mas façam e venham nos contar o que deu =]

Este é o material utilizado na Cafeomancia:

pó de café
açúcar
uma xícara
um pires branco

Para fazer a previsão da Cafeomancia:

-Para preparar o café, misture, em uma panela, uma colher de sopa de pó de café, uma colher de sopa de açúcar e uma xícara de chá de água.
-Leve ao fogo brando, deixando ferver por três vezes.
-Em seguida coloque o café numa xícara de louça branca, sem relevo ou desenho, e deixe descansar por alguns minutos.
-Passado este tempo, beba o café lentamente, concentrando-se em seu pedido ou na pergunta desejada.
-Quando terminar de beber, coloque o pires sobre a xícara, como se fosse uma tampa e vire-o, num movimento rápido.
-Deixe descansar por mais alguns minutos. A xícara estará então, pronta para a leitura, que deve ser feita sempre no sentido horário, ou seja, da esquerda para a direita.
-Observe com bastante atenção as figuras que se formam na parede da xícara. Se aparecerem figuras verticais, como colunas, atravessando a altura da xícara, considere as marcas como símbolos do tempo, correspondendo a um mês cada uma delas.
-Olhando atentamente e utilizando sua imaginação, veja com que se parecem as figuras formadas com as borras de café e anote-as. Quando terminar a leitura da parede da xícara, leia também seu fundo, anotando novamente as figuras que encontrar.
-Neste processo de iniciação à arte da Cafeomancia, procure usar sua imaginação de forma criativa para visualizar as imagens formadas na parede e no fundo da xícara.


Alguns significados podem ser encontrados aqui: http://www.terra.com.br/esoterico/monica/cafeomancia/cafe1_8.htm .

Fonte: www.souq.com.br/agenda/cafeomancia.html, http://www.terra.com.br/esoterico/monica/cafeomancia/introducao.htm, Imagens Google.



Blog Widget by LinkWithin