Estou melhor, 70% melhor, pq eu sou literalmente como fênix tenho que queimar até a última cinza e renascer fazer o que né? rsrsrs...mas vamos ao que interessa: O jogo da mora.
O jogo da mora, ou apenas mora, é uma tradição italiana comum na região de Vêneto e trazida para o Brasil pelos imigrantes. A palavra significa "morra!"
O jogo tradicionalmente é realizado em dialeto talian, e se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela. A dificuldade é a rapidez com que isso se desenvolve, o que gera sempre um grande entusiasmo em todos que se traduz em exclamações e impropérios em voz alta.
Os jogadores vão apresentando os dedos e gritando os números supostos até um deles acertar a soma. Se um jogador acerta o número deve acusá-lo dizendo mio! ou sa la mora!, ou alla mora!, senão o ponto não é marcado e o adversário - el da sora - prossegue. Se mais de um acertar, também não se marca ponto. Se os jogadores são experientes o jogo pode se tornar violento e causar ferimentos nos dedos, pela força e velocidade empregadas e pela sucessão de inúmeras batidas(isso me lembra tapão, na minha época escolar meus amigos saim com arranhões das unhas das meninas rs).
O jogo exige grande agilidade manual, reflexos apurados e grande atenção e vivacidade mental, entre o veloz movimento dos dedos e a incessante pronúncia dos números. A pontuação necessária para a vitória é convencionada previamente, variando de 12 a 21 pontos. Pode haver um ou dois juízes, e pode ser disputado individualmente ou em parcerias. A mora tem diversas variantes:
mora cantada (mora sonada), com a numeração entoada em versos
mora chamada (mora chiamada)
mora morina, com um número pré-escolhido sendo cantado até ele aparecer no jogo
mora corrida (in freta), jogada com muita rapidez, a mais usual
mora lenta (punto parola), com batidas na mesa entre os jogos
mora muda (muta), com sorteio prévio de números pares ou ímpares
P.s repararam que as fotos só tem velinhos? hahahaha, vou tentar jogar um dia, o problema vai ser o italiano! E vocês ficaram com vontade de jogar?
Fonte: Wikipédia e Google Imagens.
8 comentários:
Que post interessanteee!!!
Tenho ascendência italiana, mas quando minha avozinha queria contar seus "causos" eu tava numa idade que queria só saber de farra. Hoje, ela se foi e eu sou ávida por saber as coisas do passado de minha família...
Bjks
Alê
Que curioso isso..rsrsrs..mas me pareceu difícil de jogar isso.
Oi querida!
Olhe eu nunca comprei nada desta marca, mas deixo aqui o site pra vc ver,ok?
http://www.essence.eu/pt/home.html
Bjos meninas!!
Miga linda que saudade de vc, andei sumida e sem tempo mas to voltando rss
Adoreisaber mais sobre o jogo e nunca vi ninguém jogando isso, mas deve ser interessantíssimo rs
bjoquinhas e boa sexta feira flor!
Eu achei interessante e me lembrei do jogo de palitinhos que a gente joga aqui no Brasil nos barsinhos. Onde temos que acertar quantos pausinhos tem nas mãos de todos.
Lembra?
com carinho Monica
Mas eu não jogo porque sou lerdinha e perco tudo. Imagine o dai que é muito mais dificil.
Meu Deus! Imagina fazer esse jogo num bar e bêbado? ahahahha não dá pra saber quem é o ganhador rs... e vai todo mundo se matar, literalmente ahahhaah
Kisu!
Gente, ate imagino a cena dos velhinhos reunidos fazendo o maior escarcéu! Hihihihihihi...
deve ser um jogo divertido, vamos jogar quando nos encontrarmos? =D
Beijos Grandes
Eu sou meio lenta não sei se me daria bem nesses tipos de jogos. Hahaha Kiss
Postar um comentário