Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 20 de julho de 2010








CULINÁRIA NORUEGUESA


Desculpem minha ausência, tinha que aproveitar um pouco das minhas férias, não teve um dia em que eu não fizesse nada, mas em geral eu fiz de tudo um pouco, como trabalhar no buffet, com sites e com os feltros, ir ao cinema algumas vezes, jogar rpg, comer fora e etc, logo digamos que para umas férias até que estão boazinhas =] E vocês alguém de férias? Que seja da faculdade...ou do trabalho? O que vocês tem feito de bom?

Para compensar trago um pouco de comida para vocês, afinal eu sei que todo mundo de alguma forma se rende a uma comida bonita e cheirosa, pena que não tem como enviar cheiro né?

A CULINÁRIA NORUEGUESA

A culinária da Noruega é famosa pela simplicidade e diversidade, tradicionalmente baseia-se nas matérias-primas disponíveis no país, com foco para a caça, pesca e pecuária, diferentemente do resto da Europa. Porém, a culinária moderna da Noruega é influenciada pela globalização, e os restaurantes urbanos apresentam os mesmos cardápios esperados de qualquer cidade ocidental europeia.

FRUTOS DO MAR

Gravlaks

O salmão defumado é um prato típico de popularidade internacional. Existe em muitas variedades, e é normalmente servido com ovos mexidos, endro, sanduiches ou molho de mostarda. Há também os gravlaks (norueguês: salmão cavado), salmão curado com sal e açúcar, temperados com endro e, opcionalmente, com outras ervas e temperos. Um prato ainda mais pelicular é o rakfisk (norueguês: peixe empapado).

Rakfisk

O maior produto de exportação da Noruega já foi o bacalhau, porém um grande número de espécies de peixes (além do bacalhau) são populares atualmente, como salmão, arenque, sardinha e carapau. Os frutos do mar são usados frescos, defumados, salgados ou em conservas.

Lutefisk

Um dos pratos mais tradicionais de bacalhau da Noruega é o chamado lutefisk, cujo nome significa literalmente peixe com soda cáustica, devido ao fato de ser preparado com soda cáustica ou hidróxido de potássio. A temporada do lutefisk começa em Novembro, sendo servido habitualmente no período natalino.

CARNES

Lompe

O lompe, uma espécie de crepe feito de batata, é também bastante popular. É normalmente consumido enrolado sobre uma salsicha com ketchup, sendo possível encontrá-lo em lojas de comida de rua por toda à Noruega. Entre os recheados, destaca-se o morrpølse, consumido desde a era dos vikings.

Fealår

Ainda na vertente de produtos fumados, é muito popular o fenalår, que se assemelha a um presunto curado, mas feito com perna de cordeiro. Já o hakkasteik constitui também um prato bastante popular, sendo constituído por carne picada de diversos animais, tais como suíno, bovino e borrego.

Hakkasteik

No início do outono, é costume, em algumas regiões do país, consumir fårikål, um cozido de borrego e repolho. Em 1970, foi escolhido como prato nacional norueguês, num programa de rádio.

PÃES

No que diz respeito aos pães, destacam-se o krotekaker, um pão liso tradicional da região de Hardanger, e o lefse, um pão norueguês com uma forma semelhante a uma tortilha mexicana, confeccionado com batata, leite ou natas e farinha e assado numa chapa.

Krotekaker


DOCES

Kransekake

Nos doces, pode ser destacado o kransekake, consumido normalmente em ocasiões festivas como casamentos, batizados, no Natal e no ano novo. Pode também ser destacado o skolebrød, que significa pão doce da escola. A popularidade deste último deu origem a um concurso em 2009, com vista a eleger a melhor receita para o futuro.

Skolebrød

Fonte: Flickr: nonpareils,RennyBA, lablover47, lash74, DrewVigal, hfb e eir.husby, e Wikipédia.

3 comentários:

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Meninas, não gosto de nada dessas comidas, somente a salsicha kkkkkkk
Estou de férias o ano todo... :(
bjokas

Desabafando disse...

Como assim soda cáustica na comida? Não me animo com esses pratos não...mas já com os doces..rsrsrs..hummm...rsrsrs...

Elisa no blog disse...

Gostei daquele bolo em camadas, é bonito e parece gostoso. Tinha uma amiga norueguesa e o marido dela trouxe queijos quando foi a Noruega. são ótimos também. Gostei de saber mais da culinária de lá.
Elisa

Blog Widget by LinkWithin