Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 1 de abril de 2010








DEUS LOKI E O DIA DA MENTIRA


Ano passado eu fiz um post sobre o dia da mentira AQUI , mas não falei nada sobre este dia ser em homenagem ao deus Loki, que é um deus germânico, conhecido como o deus nórdico dos truques e brincadeiras e que originou nosso famoso dia da mentira. Então este post é dedicado a Loki pelo seu dia ^^ !

Loki (também conhecido como Loke ou Loptr) é um deus ou um gigante da mitologia nórdica. Deus do fogo, também está ligado à magia e pode assumir muitas formas. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. Pode ser considerado como um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.

Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. Entretanto, ele é respeitado por Odin, os dois mantém relações fraternas. Ele também ajuda Thor em algumas situações para recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelos gigantes.

Loki com sua invenção, a rede de pesca; figura de um manuscrito islandês do século XVIII


As referências a Loki estão no Edda em verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo. Há teorias que conectam o personagem com o ar ou o fogo, e que ele pode ser a mesma figura do deus Lóðurr. O compositor Richard Wagner apresentou o personagem com o nome germânico Loge em sua tetralogia de óperas Der Ring des Nibelungen. Entretanto, essa variação do nome na realidade diz respeito a outro personagem nórdico, o gigante de fogo Logi, o que reforça sua relação com o fogo.


TEORIAS SOBRE O PERSONAGEM

As ações de Loki mostram seu lado maléfico por boas causas, estas geralmente contra sua intenção original. Entretanto, ele não é considerado perigoso; sua criatividade é usada pelos outros deuses para lidar com situações sem esperança. Uma das teorias sobre o personagem argumenta que seu lado demoníaco e destrutivo é exclusivo de uma perspectiva cristã. Por suas evidências terem sido escritas na Idade Média, não é claro se Loki é realmente um deus germânico. Nesse sentido, é possível que ele seja uma invenção cristã; ou que, associando o personagem à amoralidade, o cristianismo o associou a conceitos próprios de pecado e profano.

Apesar de diversas investigações, a figura deste deus continua obscura. Não há seu traços de religião em seu nome, e ele não aparece em toponímia alguma. Algumas fontes o relacionam com os deuses,mas se supõe que isso se deve ao seu relacionamento fraterno com Odin, a quantidade que passam juntos.



Fonte: Wicca nº 02, Wikipédia e Google Imagens.

FELIZ DIA DA MENTIRA, APROVEITE O DIA PARA CRIAR MENTIRAS POSITIVAS E ATRAIR QUE ESTAS MENTIRAS SE TORNEM VERDADES, MAS SEM DESRESPEITAR O LIVRE ARBÍTRIO!!!

6 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Odeio este blog!

Feliz dia da mentira rs.
Eu adoro, pq aprendo muita cultura por aqui.
Adorei esse post de hoje, saber mais sobre o dia da mentira.bjos

Desabafando disse...

Nossa...levei um susto ao chegar aqui e ler o comentário do Ale..rsrsrs...até que caiu a ficha!

Não conhecia esse Loki e fui ler o post do ano passado e achei curioso.

Bah disse...

Não gosto de mentir rsss

Kisu!

Elisa no blog disse...

Eu também levei um susto com o comment do Ale. Ele me pegou.
Esse deus Loki é muito louco!
Feliz Páscoa para vcs.
beijos

Mariazita disse...

Venho trazer a minha mensagem de Páscoa:
Desejo que nesta Páscoa a felicidade seja como um coelho: se reproduza sem parar.
PÁSCOA FELIZ

Beijinhos

Cih_colorex disse...

Minha mãe nasceu neste dia mas sempre que eu conto ninguém acredita achando que eu vou pregar alguma peça. Aiaiai.
Prefiro os dias da verdade! =P

Nada contra Loke, viu!? hahaha

Kiss e Feliz Páscoa

Blog Widget by LinkWithin