Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 26 de maio de 2010








FEIRAS EUROPÉIAS


Adorooo uma feira, eu (Bru)acho mágico ver todas aquelas frutas, legumes e verduras expostos, tão lindos e cheirosos, fico até com vontade de comer, sendo que não como frutas rsrsrs...para não falar no nosso pastel né?hehehe, pensando nisso este post vai falar sobre as feiras na Europa, as fotos vou focar nas de alimentos como as nossas aqui ok?

Feira em Estocolmo - Suécia

HISTÓRIA DAS FEIRAS

A história da humanidade está repleta de referências a feiras. Não se sabe ao certo onde e quando apareceu a primeira feira, no entanto há dados que nos permitem afirmar que em 500 a.C. já havia feiras no Médio Oriente, nomeadamente em Tiro.

As primeiras referências a feiras aparecem misturadas com referências ao comércio, às festividades religiosas e aos dias santos. As feiras sempre revelaram um caráter comercial desde o início. Mercadores de terras distantes juntavam-se, trazendo os seus produtos para troca por outros. É também evidente que a religião andou de mãos dadas com o comércio. A palavra latina feria, que significa dia santo, feriado, é a palavra que deu origem à portuguesa feira, à espanhola feria ou à inglesa fair.

Feira em Verona - Itália

Após a decadência do Império Romano, as feiras medievais representaram o momento no qual ressurge o comércio na Europa, no final do século XI. A Europa saía do feudalismo, no qual as pessoas viviam em territórios limitados, no qual produziam tudo o que precisavam, sendo que quando algo faltava, conseguiam-no através de trocas.

Feira em Helsinki - Finlândia


No entanto, as Cruzadas reabriram o caminho pelo mar Mediterrâneo e possibilitaram aos europeus um maior contato com o Oriente, de onde traziam mercadorias raras e exóticas (cravo, canela, pimenta, seda, porcelana), muito cobiçadas no Velho Continente. Neste momento, podemos falar no renascimento comercial, uma vez que essas mercadorias eram trazidas e fizeram com que o dinheiro, até então entesourado, retornasse a circulação.

Feira em Lubljana - Eslováquia

Estes produtos começaram a ser vendidos nas feiras que surgiam nas cidades que renasciam. Como essas novas cidades foram chamadas burgos, em virtudes de seus muros fortificados, os habitantes das cidades tornaram-se os burgueses, termo que posteriormente se aplicou somente aos comerciantes enriquecidos com sua prática. Durante a realização das feiras medievais interrompiam-se guerras, a paz era garantida para que os vendedores, dispostos lado-a-lado, pudessem trabalhar com segurança. Da mesma maneira, guardas vigiavam todo o perímetro de modo a evitar que algum desordeiro pudesse causar incómodos àqueles que por ali passavam e desejavam efetuar suas compras. Os mercadores medievais realizavam as transições comerciais e intermediavam trocas numa atividade eminentemente itinerante.

San Sebastian - Espanha

Enquanto dezenas de saltimbancos, fazendo malabarismos, procuravam divertir o povo que se movia de barraca em barraca, prosseguindo nas compras. As feiras medievais foram instaladas em locais estratégicos, como o cruzamento de rotas comerciais, e algumas chegaram a ter abrangência internacional. O renascimento do comércio tornou necessário o uso do dinheiro, prática que havia desaparecido quase que totalmente nos séculos anteriores. Nas feiras, como havia pessoas que vinham de vários lugares, havia uma grande variedade de moedas em circulação, o que desenvolveu os bancos e o câmbio.

Feira em Bergen - Noruega

Fonte: Flickr:shaggyshoo, Bluebird0927 (Off/On), imagistpoet, topgold, ahrstrom52,Wikipédia.

6 comentários:

La Sorcière disse...

Adorei as fotos das feiras!!! Adoro uma também!!! Com pastel e caldo de cana??? Perfeito :)
Bjks
Alê

Desabafando disse...

Eu adoro o colorido das feiras, os produtos fresquinhos...rsrsrsrs...e o pastel!

está sumida, está tudo bem?

Elisa no blog disse...

Adoro feiras.
Especialmente pastel de feira de SP. Acho uma delícia.
Essas fotos estão lindas. Tem mais de flores?
Faça uma limpeza de pele, acho que vc vai adorar.

cih_coloridex disse...

Eu amei a aulinha de história com fotos de feiras!
Hum... você selecionou bem as fotos. Fiquei até com vontade de comer tomates. hahaha
Kiss

Anônimo disse...

Quero ir pra Europaaaaaaaa!

Linda, vc odeia mesmo rosa né? hueehueehuaha
Eu tbm prefiro preto, mas gosto de rosa :)

Beijokas, ótimo fim de semana!

Bah disse...

Acho bom que tenha feira que é sempre mais barato do que comprar no mercado, mas eu ODEIO feira. Não gosto de aglomeração, bagunça rs... Sou meio antissocial mesmo em certas coisas rs...

Kisu!

Blog Widget by LinkWithin