Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 1 de setembro de 2011









BIBLIOTECAS FANTÁSTICAS PELA EUROPA - PARTE 3


Terminei hoje meu vigésimo primeiro livro do ano ^^ Mas ainda não li o quanto eu queria...tem mês que o rendimento é ótimo, tem mês que encalho em um livro...vai entender, meio culpa do livro que as vezes não é lá aquelas coisas no quesito facilidade rs, as vezes eu que me enrolo demais rs. Hoje nossa parada é na Holanda, preparados?


A biblioteca de Rijkmuseum se localiza em Amsterdan, na Holanda dentro do Rijkmuseum, que é o museu holandês nacional, localizado na Museumplein . O museu é dedicado a artes , artesanato e história . Conta com uma grande coleção de pinturas da Idade de Ouro holandesa e uma substancial coleção de arte asiática .


O museu foi fundado em 1800 em Haia, para expor as coleções dos stadtholders holandeses (não encontrei tradução para essa palavra, que aparentemente é alemã). Foi inspirado pelo exemplo francês. Por conta desta influência ele era conhecido como o Galeria de Arte Nacional ( do holandês: Nationale Kunst-Gallerij). Em 1808 o museu mudou-se para Amsterdam sob as ordens do rei Louis Bonaparte, irmão de Napoleão Bonaparte. As pinturas daquela cidade, como A Ronda Noturna de Rembrandt, tornaram-se parte da coleção.


Em 1863, houve um concurso de design de um novo prédio para o Rijksmuseum, mas nenhuma das propostas foi considerada de qualidade suficiente. Em 1876 um novo concurso foi realizado e desta vez venceu Pierre Cuypers. O projeto foi uma combinação de elementos góticos e renascentistas. A construção começou em 01 de outubro de 1876. No interior e no exterior, o edifício foi ricamente decorado com referências à história da arte holandesa. Outro concurso foi realizado para essas decorações. Os vencedores foram B. van Hove e JF Vermeylen para a esculturas , G. Sturm para o azulejo e pintura e WF Dixon para o vitral . O museu foi aberto em seu novo local em 13 de julho de 1885.
A frente do museu está localizado na Stadhouderskade , mas do outro lado tem uma posição de destaque na Museumplein , hoje em dia entre os Museu Van Gogh , o Stedelijk Museum Amsterdam , e o Concertgebouw .



A BIBLIOTECA


O Rijksmuseum tem a maior biblioteca de história da arte na Holanda. Catálogos de leilões e exposições, comércio e coleta de catálogos, bem como livros, periódicos e relatórios anuais relativos às coleções do museu foram recolhidos sem interrupção desde 1885. Livros e periódicos não podem ser emprestados por visitantes externos. Todas as publicações da coleção da biblioteca pode ser visto na sala de leitura. A associação é necessária, mas ele é livre. A Biblioteca conta ainda com o maior público de uma biblioteca sobre história da arte na Holanda. O catálogo web on-line contém cerca de 200.000 monografias , 3.200 periódicos e 30.000 vendas de arte em catálogos.


Desde a reforma do complexo de edifícios no Rijksmuseum, que começou em 2003, a biblioteca não é mais abrigada no edifício principal, projetado pelo arquiteto Cuypers PJH . A biblioteca está agora alojada no Frans van Mierisstraat 92 em Amsterdam, e está aberto de terça a sábado, das 10:00 h às 17:00 h, com serviço limitado 13:00-14:00.


Acesse o site do museu: http://www.rijksmuseum.nl/wetenschap/bibliotheek .

Fontes: http://www.rijksmuseum.nl/wetenschap/bibliotheek, Wikipédia, Flirck: French Audrey e enchantang,   http://www.aleitora.com.br/2011/07/listas-10-bibliotecas-incriveis-pelo-mundo/#more-5359 .







Um comentário:

Pikachu Sama disse...

Hello, Bru! Godie Morning! Passando p retribuir o grande favor e amizade de compartilhar Metal com Cultura! rsrrs!

Se vc esta postando é pq terminou o curso, legal! O brasil agradece!

Pikachu Sama

Blog Widget by LinkWithin