Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 8 de março de 2010








BISONTE EUROPEU


Bom eu criei está tag já faz mto tempo, e mal usei, infelizmente é complicado encontrar material a respeito de medidas ecológicas que os europeus fazem...então resolvi usar essa tag para falar sobre animais típicos da Europa, afinal conhecer a fauna é um modo de contribuir com o mundo e quem sabe diminuir a depredação da natureza e contrabando de animais. Claro aqui não chegamos a tanto, mas espero que gostem de saber sobre estes animais, eu sou suspeita pq amo ver Animal Planet hehehe.

O Bisonte-europeu ou bisão-europeu(Bison bonasus), também conhecido como wisent, é o maior mamífero terrestre da Europa. Um indivíduo típico desta espécie mede 2,9 metros de comprimento e entre 1,80 a 1,90 de altura, pesando de 300 a 920 quilogramas. É menos corpulento que o bisão-americano (Bison bison). O seu cabelo no pescoço e na cabeça é mais curto que o do bisão-americano.


HABITAT

O bisonte-europeu é um animal típico de florestas. Ao longo de sua distribuição histórica sofria a predação de lobos, ursos, tigres (no Cáucaso e sudoeste da Rússia) e leões (na Grécia e países adjacentes).

Highland wildlife park, Kincraig, Escócia

QUASE EXTINÇÃO

O bisonte na antiguidade habitava uma vasta área que se estendia desde as ilhas Britânicas e a Península Ibérica a Sibéria Ocidental e da Escandinávia ao Cáucaso e noroeste do Irã. Alguns deles foram utilizados no Coliseu de Roma, aonde enfrentavam gladiadores ou mesmo outros animais como leões e ursos. Porém, devido à ação humana em seu habitat, sua distribuição foi diminuindo ao longo da história, chegando no começo do século XX à beira da extinção.


No século XII já se encontravam extintos em quase toda a Europa Ocidental, sobrevivendo apenas nas Ardenas, aonde viveram até meados do século XIV. No leste os bisontes viviam sob a proteção de alguns soberanos locais, tais como reis poloneses, khans tártaros, príncipes lituanos e czares russos. Em meados do século XV o rei Sigismundo, o Velho da Polônia instituiu pena de morte para a caça do bisão. Apenas os nobres podiam caçar o bisão, o que lhe assegurou por um bom tempo uma sobrevivência aceitável na Europa Oriental.

Na Primeira Guerra Mundial muitos dos bisontes ainda restantes foram mortos para alimentar os soldados na frente de batalha. Em 1919 o último bisão selvagem na Polônia foi morto e em 1927 o último bisonte selvagem no mundo foi morto por caçadores no Cáucaso Ocidental. Naquela época restavam menos de 50 indivíduos, todos em zoológicos.


A partir de 1951 foram reintroduzidos com sucesso alguns bisontes criados em cativeiro. São encontradas manadas livres no Cáucaso Ocidental na Rússia e no Parque Nacional Bialowieza na Polônia, Bielorússia e Ucrânia. Zoológicos em 30 países também têm alguns indivíduos. Em 2000 haviam 3000 indivíduos, todos descendentes de apenas 12 indivíduos. Devido à seu limitado patrimônio genético, eles são considerados extremamente vulneráveis a doenças.

Bisão-europeu no Parque Nacional Bialowieza

Em 1996 a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais classificou o bisonte-europeu como espécie em perigo.


Fonte: Wikipédia, Flickr:Clare L H,Flickr:nightlyforestelf e Google Imagens.

9 comentários:

Bia disse...

Farofa de Batata como sempre é pura cultura!!!

Bjs

Desabafando disse...

Não conhecia nem esse animal...rsrsrs...gostei do post.

Celsina disse...

Oii!

Encontrei o seu blog aqui na blogosfera e gostei bastante dele,
=)
Também tenho um blog onde escrevo resenhas dos livros que leio, filmes, lançamentos, eventos, promoções...
O blog é, Uma Janela Secreta. E lá está acontecendo o sorteio do livro, A esperança tem muitas faces (um livro muito bom). Gostaria de te convidar para participar. O endereço é:

http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/02/promocao-esperanca-tem-muitas-faces.html

Beijão!
Cel.
www.umajanelasecreta.blogspot.com

Zumblorg disse...

achei sempre que esse era um touro mesmo!!! ahsuahushaua

http://zumblorg.beyond-obvious.net/

cih_coloridex disse...

Eles são meio corpulentos e mal encarados mas se olhar no fundo de seus olhinhos são criaturas do bem. HEHEHE.

Nossa, que impressionante! 12 indivíduos deram origem à outros tantos. Quando o homem quer, ele consegue recuperar a natureza, né!?

Também adoro Animal Planet! =P
Kiss

La Sorcière disse...

O post é muuuuito interessante e muito triste também...

Mônica disse...

Interessante!
Com carinho Monica

Unknown disse...

Amiga linda que saudade de vc!
Amiga ainda não coloquei seu ppresentinho nos correios pq essa semana foi mega sem tempo, mas até sexta to enciando tá? bjocas grandes e saudades mesmo!

cih_coloridex disse...

Hehehe. Achei que ia ter post novo hoje! =P

Ai, obrigada por se entitular nerd também, Bru! HAHAHA. Quando tiver o wii me chama para jogar! Kiss e bom restinho de semana.

Blog Widget by LinkWithin