Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 11 de março de 2010








KOMBOLOI


KOMBOLOI ou kompoloi (grego: κομπολόι, pronunciado [komboloj] ou [koboloj]) é uma parte da cultura grega moderna, usada para aliviar o stress e geralmente passar o tempo. Este objeto lembra “contas de oração” (terços), mas, ao contrário deles, não têm qualquer significado religioso e são apenas um instrumento de relaxamento e gestão do stress e atualmente também utilizado por pessoas que querem limitar o tabagismo além de uma ótima recordação da Grécia.


A origem do Komboloi grego é debatida; pode derivar da komboskini usado por monges ortodoxos ou o Misbaha islâmico.O Komboloi é construído à partir de qualquer tipo de “pedra”, apesar de âmbar, resina de âmbar (como faturan) e coral serem as preferidas, por serem mais agradáveis de manusear do que os materiais não orgânicos, tais como metais ou minerais.


Geralmente eles possuem um número ímpar de contas ( normalmente uma mais um múltiplo de quatro, por exemplo, (4x4) +1, (5x4) +1, e assim por diante) e geralmente tem uma cabeça composta por uma conta fixa (παπάς "padre "), um escudo (θυρεός) para separar as duas fileiras de contas e ajudá-las a fluir livremente, e um pendão (φούντα). Com freqüência, o comprimento de uma Komboloi é de aproximadamente duas larguras de palma. Há também uma variação do Komboloi, com uma seqüência muito especial, geralmente com apenas duas contas e conhecido como Begleri (μπεγλέρι).


O Komboloi pode ser manuseado de muitas maneiras diferentes. O mais comum é o método silencioso, para ambientes fechados, e um método mais ruidosos que é aceitável em locais públicos. No geral, consiste em movimentar as contas, como se as tivesse “contando” da primeira até a última, e reiniciando quando acaba, ou então, apoiando-o no dedo indicador, e jogando este para a frente e para cima, até que ele volte para o dedo indicador, como se tivesse sido girado ( complicou imaginar, né? Então, para entender, melhor assistindo o vídeo ;) :



Os fãs garantem que, além de animado, ele realmente consegue “delisgar a mente” e acalmar.

Fonte: Preciso perguntar pra Qüi hahaha ela quem fez ^^ Ewww ela voltou, eu só postei ^^

5 comentários:

Desabafando disse...

Ah...eu quero um...rsrsrs...onde vcs encontram esse tipo de coisa? Muito legal...adorei e tb não conhecia.

Bah disse...

ahahhaha eu jurava que isso era um terço rs... Mas enfim, eu to precisando de um desses nesses dias tão estranhos. Vc tem que fazer um sorteio um dia desses hein? rs

Kisu!

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Será q acalma mesmo.
não vi nada demais kkk
bjokas

cih_coloridex disse...

Nossa que interessante, parece um terço religioso mesmo.
Não sei... acho que é mais desistressante para mim tacar isso na cabeça dos outros. Rs... brincadeirinha.
Kiss e boa semana.

Ariadni Lamar Speciale disse...

Deu saudades do meu pai que, era grego, fazia koboloi para ele e alguns amigos de caroços de azeitonas gregas. Me lembro dele sobre a banca de joalheria - não falei, papai era ourives joalheiro e relojoeiro - furando os caroços, um a um, com uma broca manual. Depois de lavar e secar no sol os caroços, ele furava bem fininho e passava correntinhas de cobre, ouro ou prata. Pena que não guardei nenhum... Obrigada por me proporcionar essas lembranças.

Blog Widget by LinkWithin