Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 17 de março de 2010




RECEITA PARA O DIA SÃO PATRÍCIO


Não ia postar nada hoje porque nem deu tempo de vocês comentarem no post anterior (plz comentem hein?) e já está programado um intercâmbio made by meu love rs, mas não podia deixar em branco o Dia de São Patrício, ainda mais eu (Bru)que adoro a cultura fofa da Irlanda rs. Já fiz um post sobre a festa ano passado: AQUI OW. Então sem querer querendo encontrei uma receita- em um dos mil blogs de receitas (que me fazem mais gorda rs)- da Irlanda, então vamos a ela para comemorar o dia de São Patrício hoje ^^.


O Pão Irlandês é conhecido como pão de soda , porque tem uma particularidade, não leva fermento biologico, mas sim fermento normal que se usa nos bolos comuns.


HISTÓRIA

O Soda bread remonta a cerca de 1840, quando o bicarbonato de sódio foi introduzido na Irlanda.

Existem várias teorias quanto ao significado da cruz no pão de soda. Some. Alguns acreditam que a cruz foi colocada no pão para afastar o mal (o diabo) ou para permitir que as fadas saiam do pão. No entanto, é provável que a cruz é usada para ajudar com o cozimento do pão permitindo a circulação de ar para que o pão sobe asse melhor. A cruz também serve como orientação para as fatias a serem cortadas.

O Soda pão se tornou um grampo (achei essa tradução estranha, porém não sei melhor =/)da dieta irlandês e ainda é amplamente utilizado e cozido em muitos lares em uma base diária ou semanal.


Irish Soda Bread - Pão Soda Irlandês

INGREDIENTES:

4 xícaras de farinha de trigo

1/4 xícara de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/4 xícara (50g) de manteiga gelada e picada

1 1/3 xícara de buttermilk

1 ovo levemente batido

2 xícaras de uvas passas

Leite

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 180° C. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e o bicarbonato. Com um pastry blender ou com as pontas dos dedos, incorpore a manteiga até ficar parecendo uma farofa grossa. Misture o buttermilk e o ovo, e adicione-os aos ingredientes secos, misturando apenas até umedecer. Adicione as uvas passas e misture. Em uma superfície enfarinhada, sove a massa gentilmente até ficar lisa. Forme uma bola com a massa e coloque-a em uma assadeira untada. Achate a bola de massa até ficar com cerca de 18cm de diâmetro. Com uma faca, faça uma cruz de 10cm de largura e 2cm de profundidade em cima da bola de massa. Pincele a superfície com leite. Asse por 40 minutos ou até dourar.


Fonte: http://amoresabores.blogs.sapo.pt/40072.html, http://cinarasplace.blogspot.com, Wikipédia, Flickr:musicpb, e Google Imagens.

4 comentários:

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Adoro pão!!
pena q engorda tanto...rs
bjs

La Sorcière disse...

Vc já comeu este pão, Bru???
Parece uma delícia!
Bjks,
Alê

Desabafando disse...

Parece bom e fácil mas onde encontrar esse tal Buttermilk? Vc já fez?

cih_coloridex disse...

Adoro um pão... mas esse eu nunca tinha ouvido falar. =)
Ai, Bru... adoro post de culinária daqui! Quero mais.

Blog Widget by LinkWithin