Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 5 de julho de 2010






ESCANDINÁVIA


Eu sempre comento aqui que sou apaixonada pela Finlândia e pela Escandinávia, mas nunca sobre o que seria a Escandinávia, aposto que tem muita gente que não sabe direito o que é, e a origem da palavra, neste sentido criei este post, espero que gostem ^^

O QUE É?

A Escandinávia é uma região geográfica e histórica do norte da Europa e que abrange, no sentido mais estrito, a Suécia e a Noruega, embora muitos geógrafos incluam também a Dinamarca e, mais raramente, a Finlândia, as ilhas Feroé e a Islândia. Qualquer que seja a definição usada, considera-se a península Escandinava como núcleo principal da Escandinávia. Ao conjunto Escandinávia + Finlândia dá-se também a designação Fino-Escandinávia (em inglês: Fenno-Scandia).


Devido às sucessivas vagas de glaciação, a Escandinávia foi repetidamente despovoada e desprovida de fauna e flora terrestres ao longo do tempo. Os estudiosos a apontam como a terra de origem de uma parte dos povos germânicos e dos viquingues.

Östersund- Suécia

Por ser uma região puramente histórico-geográfica, a Escandinávia não corresponde a nenhuma fronteira política definida. O uso do termo é muitas vezes incerto, ora incluindo, ora excluindo países vizinhos da península Escanava.

Em contraste com a ambiguidade quanto ao termo Escandinávia, a expressão "países nórdicos" é empregada com certeza para referir o conjunto de países formado por Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia, inclusive seus territórios associados (Groenlândia, ilhas Feroé e Alanda). Aqueles países integram o Conselho Nórdico.

Bud (Vila de Pescadores)- Noruega

ORIGEM DO TERMO

Os termos "Escandinávia" e "Escânia" (Skåne) possuem a mesma etimologia. A fonte conhecida mais remota para o termo "Escandinávia" é a História Natural de Plínio, o Velho, datada do século I d.C. Outras referências à região são encontradas em Píteas, Pompônio Mela, Tácito, Ptolomeu, Procópio e Jordanes.

Igreja de Kitee- Finlândia

Acredita-se que o nome usado por Plínio possa ser de origem germânica ocidental, referindo-se originalmente à Escânia. Segundo alguns dos principais estudiosos do tema, a raiz germânica pode ser reconstruída como *Skaðan ("perigo" ou "dano"); já o segundo segmento do termo é reconstruído como *awjo ("terra na água" ou "ilha"). O nome "Escandinávia" poderia então significar "ilha perigosa", uma referência talvez aos traiçoeiros bancos de areia em volta da Escânia.

Copenhagen - Dinamarca

Era generalizada, entre os autores clássicos do século I, a crença de que a Escandinávia era uma ilha. Esta idéia, juntamente com o termo Scandiae que Plínio usava para um grupo de ilhas nórdicas, dominou as descrições da Escandinávia nos textos clássicos ao longo dos séculos seguintes. A "Scandinavia" de Plínio talvez fosse uma das ilhas "Scandiae". Esta idéia foi retomada por Ptolomeu, que usou o termo "Skandia" para a maior e mais oriental das três ilhas "Scandiai" que, segundo ele, situavam-se a leste da Jutlândia. Ptolomeu referiu-se a toda a "ilha" da Escandinávia pelo nome "Scandia", inclusive para áreas muito mais ao norte da atual Escânia, mas nem as listas de tribos escandinavas de Plínio nem as de Ptolomeu incluíam os suiões mencionados por Tácito. Alguns dos primeiros estudiosos suecos adicionaram-nos posteriormente, ao argumento de que os suiões constavam dos textos mas foram depois removidos por equívoco.

Skogar - Islândia

Fonte: Wikipédia, Google e Flickr: Krogen,P-too, s.niemelainen.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi, minha primeira vez aqui rs, e já sigo seu blog!!
Sabe, eu tive um namorado Finlandês, que conheci no Rio de Janeiro, ele é de Helsinki, e quase me casei com ele e quase fui embora para a Finlândia. Tive muitas dúvidas e acabei terminando o relacionamento.
Fico pensando... Da forma como sou friorenta, não sei se me acostumaria lá =//

Amei o blog, beijos Vanda

Desabafando disse...

Não sabia disso não..rsrsrs...apesar de saber que vc gosta dessa região, não conheço muita coisa sobre a Finlandia não! Acho que a Noruega deve ser um lugar lindo também heim?

La Sorcière disse...

Cada foto divina!!
Adorei!
Bjks

powerofsteel disse...

Pois é somos dois fans da cultura escandinava!!!

Ola meninas, faz um tempo que não aparecço por aqui, um abraço e boa semana!!

[]'s

Mônica disse...

Adorei a explicação. Tudo lindo mas esta ultima igrejinha. Que vontade de ir lá para rezar uma ave Maria que seja.
com carinho Monica

Anônimo disse...

abe onde queria estar agora?
Naquela Vila de Pescadores
(aiiiii que paraiso!!)
Mas fico aqui sonhando msmo...rs
Bjos querida!

cih_coloridex disse...

Que fotos lindas! Parece até cidade cenográfica de um lugar utópico. hehehe Kiss

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

As fotos são lindas
Dá até vontade de conhecer...
bjs meninas

Anônimo disse...

Olhas estas árvores todas cobertas de neve, coisa mais lindaaaa *--*

Beijooos querida!

Rivaldo disse...

Você quer dizer VIKINGS né?

Blog Widget by LinkWithin