Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 6 de setembro de 2009








JāņI

Como vocês já sabem eu (bru) sou apaixonada por estes festivais pagãos, e quando vi este é claro tinha que postar pra vocês ^^ Nestas horas eu fico muito triste pois não sobrou nada dos cultos a natureza aqui no Brasil =/

Jāņi(pronuncia-se "YAH-nyih") é comemorado na noite de 23 de junho, que é a véspera do Dia de S. João (24 de junho). Foi muito, obviamente, uma festa pagã do solstício de verão (21 de junho), mas foi provavelmente associado com a festa de St. John the Baptist (São João Batista), após a introdução do cristianismo.


O Jāņi é um antigo festival originalmente comemorado em honra de uma divindade pagã letão Janis (também chamado yahnis ), referido como "Filho de Deus" em algumas canções folclóricas antigas letãs. O Jāņi é também, tradicionalmente, um dos nomes próprios masculinos letãos mais comuns, correspondente ao nome de João em Inglês, e todos que tem o nome Jānis tem um status especial neste dia (Jani é uma forma plural de Janis). Além de João, o nome de Jāņi também está etimologicamente relacionada com outros nomes de várias nações, como Enéias, Dioniso, Jesus, Josué, Jonash, Jan, Jean, Johan, João, Ian, Ivan, Huan, e Han.


O Jāņi é pensado para ser o momento em que as forças da natureza estão em seu mais poderoso momento, e as fronteiras entre os mundos físico e espiritual são mais finos. No passado, acreditava-se que os bruxos do mal andavam por aí, a fim de se proteger do mal as pessoas decoravam suas casas e terras com galhos de romã e espinhos. Nos dias modernos outras decorações tradicionais são mais populares, incluindo o vidoeiro ou, às vezes ramos de carvalho e flores, bem como as folhas, principalmente samambaias. As Pessoas usam grinaldas feitas de flores para as mulheres, ou folhas de carvalho para os homens, os animais nas zonas rurais são também decorados.


No Jāņi acredita-se também que é um momento perfeito para reunir ervas porque acredita-se que estas possuem poderes mágicos. Outras práticas de magia em Jāņi variam de adivinhação para assegurar a produtividade das culturas, bem como a fertilidade do animal. Uma parte conhecida desta celebração é procurar a flor mística- samambaia, embora alguns sugerem que a flor de samambaia é um símbolo do conhecimento secreto, hoje, é quase sempre sinônimo de relações sexuais. Apesar da crença comum, não houve aumento significativo na taxa de natalidade (que é observado nove meses mais tarde)-observação pertinente da parte deles não? hahahaha-.


Outro detalhe importante é o fogo: um festival do fogo deve ser mantido a partir do pôr do sol até o nascer do sol; e vários tipos de fontes de luz flamejante são usados, normalmente estes são fogueiras, que tradicionalmente as pessoas saltam para assegurar a prosperidade e fertilidade. Em algumas tradições, a altura que você chegar quando você pular a fogueira é uma indicação de quão alto seu linho crescerá no verão, por isso quanto maior for, melhor!


A Comida tradicional durante Jāņi é um tipo especial de queijo com sementes de cominho, feita de coalhada, e a bebida tradicional é a cerveja. Muitas pessoas fazem seu próprio queijo da Jani, alguns também fazem sua própria cerveja.

Queijo (Caraway) Típico do Festival


Aqui um mercado de solstício de Verão:



Fonte: http://www.latvianstuff.com/Jani.html, Wikipédia Inglesa, Flickr, Youtube e Google Imagens.







Traje Típico Austríaco: http://farofadbatata.blogspot.com/search?q=austr%C3%ADaco


Ih meus posts sempre acabam enormes, rs, é que sempre quero agregar o máximo de informações para vocês, espero que vocês tenham paciência para ler ! =P



8 comentários:

Dea アンドレア disse...

Se vc visse o preço dos esmaltes aqui vc não ia é comprar rs...
é tudo muito caro. Sei lá pq!
bjos

Desabafando disse...

que linda festa...olhando as fotos parece que as pessoas estavam em outra época da história...que bom que certas coisas se mantem!

Raquel disse...

Oi queridas....adorei a resposta de vcs no meu blog, e obrigada pela força...
eu faça faculdade de mecatronica industrial...envolve robotica, mecania, eletronica e programação.
Eu adoro o meu curso, adoro os meus amigos, mas me sentia meio nao levada a serio como mulher por sempre estar de camiseta e calça, mexendo em equipamentos ou soh convivendo com meninos..E tbm ja sou casada nen eh pq eu conquistei o maridao q posso me dar ao luxo de reclamar...Falando nele, ele achou super interessando o blog de vcs...vou linkar seu endereço no meu viu??tbm adorei...
bom feriadao...e obrigada
bjo
http://douceetamere.blogspot.com

mariacarambola disse...

Sou apaixonada por essas festas. Acho que emo outras encarnações vivi por aí, eheheh. Ah, esqueci do feriado de segunda. E aqui, em Santos, ainda é feriado na terça. Mando seu pacotinho na quarta. Bjos

Desabafando disse...

Olá, estou passando pra avisar que tem selinho pra vc no meu blog! passa lá pra pegar!

Raquel disse...

Tbm curto bastante esse estilo do fantasioso e sobrenatural...eheheheh...mas the big bang theory eh muuuuuuuuuuuuuito bom...seriado nerd de primeira...se vc morasse perto de mim eu t emprestava as duas temporadas que ja sairam...eh bom demais...vale a pena..tenta baixar ao menos um episodio pela net...os ep sao curtos...n mais q 40 min...acho q n chega nem a isso...
fico feliz pela sua visita em pleno feriado
bjaoo

Elisa no blog disse...

Queria usar essas roupas dessa festa. Achei linda particularmente o enfeite de flores na cabeça. Aqui no japão também tem vários festivais regionais.
bj,
elisa

Bah disse...

Adorei esse festival. Coisa mais linda essas roupas típicas. Faltou só aquele sapatinho (esqueci o nome) holandês rs...

Kisu!

Blog Widget by LinkWithin