Edvard Hagerup Grieg nasceu a 15 de junho de 1843, em Bergen, cidade litorânea do Sudoeste da Noruega, e veio a falecer a 4 de Setembro de 1907 no mesmo local. Entre seus antepassados, havia um comerciante escocês, Alexander Grieg (1739-1803), que emigrara de Aberdeen para Bergen em 1779.
No período de 1858 a 1862, Grieg estudou piano, teoria musical e composição no Conservatório de Música de Leipzig, Alemanha. De 1863 a 1865, viveu em Copenhague, e lá se casou, em 1867, com a prima Nina Hagerup (1845-1935), uma cantora de talento extraordinário, que se tornou a inspiração e a intérprete ideal das canções de seu marido.
Entre 1866 e 1874, Grieg residiu na capital norueguesa, Oslo, onde foi um dos fundadores da Academia de Música, além de trabalhar como professor particular e maestro. Em 1871, após uma estadia em Roma entre 1869 e 1870, durante qual recebeu grande estímulo de Franz Liszt, fundou a filarmônica “Musikforeningen”, tornando-se o primeiro regente da orquestra. Em 1874, recebeu uma bolsa anual de criação artística oferecida pelo Storting (Parlamento norueguês), e três anos mais tarde, mudou-se para Lofthus, à margem do fiorde de Hardanger, onde viveu alguns anos. Entre 1880 e 1882, regeu a sociedade musical “Harmonien” em Bergen.
Passou as últimas décadas de sua vida entre a Noruega e o exterior. Em 1884-1885, construiu “Troldhaugen” (Outeiro dos Trolls), sua residência nos arredores de Bergen. Grande atração turística, “Troldhaugen” funciona como museu de Grieg desde 1928.
Por ser o mais importante compositor escandinavo da época, Grieg foi contemplado com doutorados honorários pelas Universidades de Cambridge e Oxford, além de receber grande número de outras distinções honoríficas.
As Obras Completas de Edvard Grieg foram publicadas em 20 volumes pela C. F. Peters Musikverlag (Frankfurt/Londres/Nova York, 1977-1993), sob a editoria da Comissão Edvard Grieg, Oslo, e com apoio financeiro do Conselho Cultural da Noruega.
Fonte:http://www.noruegadegrieg.org.br
Imagens Google
5 comentários:
a cara dele me da medo, fato!
Muito educativo.
Ele parece o Albert Einstein, rss
Bjox
Acho que vc errou de perfil. Esse cara ai é o Albert Einstein :P rs....
Kisu!
parece Einstein mesmo...rsrsrsrs...façam posts sobre arquitetura de lugares diferentes?? estou sugerindo já que vcs encontram coisas raras! rsrsrsrs....
Eu sempre me pergunto porque os gênios gostam de usar esse bigodes e cabelos de louquinho! ehehe.
Esse nome eu nunca ouvi falar, será que já ouvi alguma coisa dele? Hum... sei não.
^^
Ah sim... o meu blog agora atende pelo endereço antigo e pelo novo: www.coloridex.com. Você está certa! ;D
Kiss♥
Postar um comentário