Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 5 de novembro de 2009








BAKU


Estamos à 3 posts de completar 300 posts, e eu (Bru) gostaria de agradecer cada um de vocês que passa por aqui, os comentários de vocês é sempre recheado de carinho e é o que nos motiva a melhorar sempre a qualidade do blog, não é fácil manter um blog cultural, requer pesquisa e paciência, mas ao ler cada um de vocês, quero é fazer mais e mais, obrigada meus queridos leitores ^^!! Que venham mais 300, mas que venham tb mais 300 comentários de vcs hehehe...E vc que nos lê e não comenta, apareça queremos te conhecer ^^


Baku ou Bacu (em azeri: Bakı) é a capital, maior cidade, e maior porto do Azerbaijão. Localizada nas margens do Mar Cáspio, na margem sul da península de Absheron, a cidade consiste em duas partes principais: a baixa e a cidade velha, abrangendo 21,5 hectares.




Em 1 de janeiro de 2005 a população era de 2.036.000 habitantes, dos quais 153.400 eram deslocados internos (DIs) e 93.400 refugiados. Baku pertence à Organização das Cidades Património Mundial e à Sister Cities International. A cidade também concorreu aos Jogos olímpicos de 2016, mas foi eliminada em 4 de junho de 2008. Em 2007 os Ministros da Cultura dos estados membros da Organização da Conferência Islâmica declararam Baku como Capital da Cultura Islâmica de 2009.

Muro da Velha Cidade

Baku divide-se em onze distritos administrativos, ou raions (Azizbayov, Binagadi, Garadagh, Narimanov, Nasimi, Nizami, Sabail, Sabunchu, Khatai, Surakhany e Yasamal) e 48 municipalidades. Entre estas incluem-se as municipalidades localizadas nas ilhas da Baía de Baku e a cidade de Oil Rocks construída sobre estacas no Mar Cáspio, distando 60 Kms de Baku.

Baía de Baku- Parque Nacional de Baku


ETIMOLOGIA

Pensa-se que o nome Baku derive do nome da cidade em persa arcaico Bād-kube باد کوبہ, que significa "cidade fustigada pelo vento", no qual bād significa "vento" e kube radica no verbo kubidan, "fustigar", referindo-se assim a um lugar onde o vento é forte e fustigador. De facto, a cidade é conhecida pelas rigorosas tempestades de neve de Inverno e ventos severos. Também se acredita que Baku possa referir-se a Baghkuh, que significa "Montanha de Deus". Baga (hoje bagh) e kaufa (hoje kuh) são as palavras em persa arcaico para "deus" e "montanha" respectivamente; o nome Baghkuh pode ser comparado com Baghdād ("Dádiva de Deus") na qual dā é a palavra em persa arcaico para "dar". Fontes árabes referem-se à cidade como Baku, Bakukh, Bakuya, e Bakuye, todas estas formas derivando aparentemente dum nome persa.

Cidade Velha

Várias outras hipóteses diferentes foram ainda propostas para explicar a etimologia da palavraBaku. De acordo com L.G.Lopatinski e Ali Huseynzade Baku deriva da palavra turca para "monte". O especialista na história do Cáucaso K.P. Patkanov também explica o nome como "monte" mas na língua lak.

Palácio do Governo em Baku

A Enciclopédia Islâmica turca apresenta a origem da palavra Baku como sendo derivada das palavras Bey-Kyoy, que significam "cidade principal" em turco.

Pra completar umas fotinhos via Youtube:



Fonte: Wikipédia e Flickr.



8 comentários:

kyrie disse...

hey! seu blog é muito perfeitooo!
eu sempre paro pra ler algumas curiosidades ! alias que lugar lindo quero ir pra lá agorra!
parabésn pelos quase 300 post!

bjosss!

Dea アンドレア disse...

Parabéns !!
Adoro o blog de vcs!
Tanta coisa ,tanta curiosidade, tanto lugar que agente não conhece, né?
E Q foto linda desse Palácio!
bjokas

Desabafando disse...

300 posts??? haja coisa pra contar não...rsrsrsrs....parabéns...e que venham muitos e muitos mais.

Agora, sobre essa cidade: nunca tinha ouvido falar e nem sabia que existia...rsrsrs....achei bonita!

Raquel disse...

Oiiii...muieh, e eu que to sem necessaire????

To precisando comprar uma...to doida por uma da lacitos

:***

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Meninas , eu só tenho uma coisa à dizer .... vocês merecem todo o reconhecimento do mundo, pois a dedicação que vocês têem com o blog não está escrito no gibi!!! rsrsrs O Blog Farofa de Batata na minha opinião é "Alta Classe" no sentido qualidade, criatividade e diversidade!!! Sem contar que vocês são 10!!!! Quisera eu poder retribuir metade do carinho e da força que vocês tem me dado esse tempo todo que tenho o blog!!!!! Que venham mais 300, 400, 1000 posts!!!!!! Beijinhos!!!!

Ah!!! Ia esquecendo ... rsrsrs ... tem um questionário pra vcs lá no blog!!! ( é que me empolguei tanto!!! )

Gesiane disse...

uauuuu... vc falam de cidades que nem sabia da exist~encia... santa ignorãncia!!!

Blog do Óbvio disse...

Bru e Qüi, que maravilha, imagine uma cidade, Oil Rocks, construida sobre estacas no Mar Cáspio. Como é bom ver essas coisas que vocês postam. São coisas que nem ouvimos citações aquí no Brasil. Isso não é uma postagem, é uma post-reportagem. Parabéns pelos 300 posts. Os leitores, a medida que passam por aquí vão "viciando" no blog. Quem for inteligente permanece para aprender e conviver com as simpáticas "moçoilas". Beijos enciclopédicos. Manoel.

Elisa no blog disse...

Parabéns pelos 300 posts!

Não sabia nada de Baku, gostei de ver.

Vc perguntou como posso ter tantos comentários no meu blog. Veja que engraçado, ontem foram 41, sendo que 6 foram meus. Hoje foram 21. Acho que depende do tema. Vc por ex. porque comenta no meu blog? Talvez esteja aí a resposta.

bj

Blog Widget by LinkWithin