Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 26 de dezembro de 2008







O TREVO IRLANDÊS

Todos países e suas culturas têm símbolos que as representam, comunicando seus valores e expressando seus ideais, estes símbolos criam uma subjetividade que retrata esta cultura e desperta mesmas idéias aos que olham, sejam do país ou não, um dos símbolos mundialmente conhecidos é o trevo, que nos remete a Irlanda, e é sobre a origem deste símbolo que falaremos a seguir =]

O SHAMROCK

Segundo Claudio Crow, a palavra inglesa 'shamrock' é a anglicização do termo irlandês 'seamróg': literalmente "pequeno trevo" ou "trevinho". Entrou para o imaginário irlandês há muito tempo: segundo a lenda, o shamrock (Trifolium repens) teria sido usado por São Patricio para explicar aos irlandeses recém convertidos ao cristianismo o conceito da Santíssima Trindade.



Atualmente, crê-se que a verdade seja outra: dada a percepção celta da triplicidade do universo, muitos estudiosos crêem que, na realidade, o processo tenha sido o contrário: os monges irlandeses medievais é que teriam introduzido ao cristianismo o conceito tipicamente celta da triplicidade.
Outro indicador da ancestralidade do Shamrock pode ser percebido nas paredes de uma magnífica estrutura da Irlanda neolítica, ainda mais antiga que os celtas: Brugh na Bóinne, também conhecida como Newgrange. Tanto na enorme pedra que decora a entrada à câmera interior quanto nas paredes dessa câmera, podemos encontrar um símbolo hoje conhecido como 'triskle', muito semelhante ao trevo irlandês.

À esquerda, o triskle na pedra que orna a entrada da estrutura megalítica de Newgrange; à direita, outro triskle, no interior da câmera.


Tão precioso é o shamrock para os irlandeses que ele é usado nos logotipos de órgãos governamentais.

Mais informações podem ser encontradas no site:
http://claudiocrow.com.br/irlanda_simbolos.htm

Fonte:Site Claudio Quintino Crow e Flickr.

Miquilissssssss

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin