Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 27 de setembro de 2009






ALGUNS COSTUMES SOBRE A NORUEGA PARTE 1


Eu (Bru)admito que eu gosto de uma fofoca informativa (bem dizem que psicológo deve gostar de fofoca rs, com isso quero dizer que essas informações não são tão técnicas e sim mais pragmáticas, com isso me lembra fofoca, mas óbvio que não é hehehe...insight maluco podem dizer! Hahaha, é que vai começar minha semana de prova eu fico maluca, digo mais maluca rs!!

ALGUNS COSTUMES INTERESSANTES:

= Velas em tudo quanto é ocasião Sempre que houver pessoas sentadas à mesa ou no sofá, haverá velas. Os noruegueses não costumam usar luz direta como no Brasil, lustres ou lâmpadas no centro dos cômodos, mas sim, abajures e velinhas, quase sempre em candelabros ou potinhos de vidro, tornando assim o ambiente bem mais aconchegante.

Na cidade de Oslo

= As sacolas plásticas em supermercados não são gratuitas, sendo assim os noruegueses pagam por cada uma que usam ou então, levam por conta própria uma sacola de casa. Porém nas lojas de departamentos, estas fornecem sacolas, (cá entre nós nada mais ecologicamente correto não?)

= Tudo que se compra por dúzia no Brasil se compra por quilo na Noruega. Frutas, verduras e legumes são caros e a variedade não é grande como no Brasil. Imagino que o frio deva ter algo com isso não acham? Em compensação eles comem salmão como nós comemos frango =/

= Carne de boi e de frango são muito caras. (Isso até onde eu saiba se enquadra em toda Escândinavia e Leste Europeu). Mesmo assim, o prato nacional não é Bacalhau, ou o algum peixe, mas sim os'Kjøttkaker', bolinhos de carne moída, quase como as nossas almôndegas ou porpetas.

Kjøttkaker


= Quase nenhuma casa tem lareira an Noruega apesar da neve, do frio, e do inverno que sempre remetem a uma casa com uma lareira, os noruegueses costumam usar um fogão à lenha na sala de estar, que tem uma chaminé. O fogão não tem bocas, logo não dá para se cozinhar nele.


= Não costuma-se servir almoço, ou seja, não há o hábito de fazer comida quente, como misturas, por exemplo. Na hora do almoço é como um ‘segundo tempo’ do café-da-manhã, com pão, frios, café e frutas, as 11:00 hs da manhã mais ou menos.

= Pelo fato do almoço ser pouco farto, após o encerramento do expediente, por volta das 16:00 horas, todos estão com uma fome , logo não se espera até 19:00/20:00 horas como estamos acostumados no Brasil (Eu gosto de jantar umas 19:00, mas por conta da facuk acabo jantando ou as 18:00 ou 23:00 e vcs?). O horário médio do jantar é 17:00, no jantar então serve-se comida quente e com mais sustância.

Coloca substância nisso não?

= Assim como nos metrôs paulistanos, os shoppings noruegueses têm uma porta para entrar, marcada com uma seta verde e ao lado, uma porta para sair, marcada com um círculo vermelho. Como todas as portas têm sensor eletrônico, elas só obedecem o sinal de quem entra ou sai pela porta correta, então tem que ficar atento para usar a porta certa e não acabar esmagado! (Que medo eu sou a rainha de fazer coisas assim hahaha)

Principal Shopping da cidade de Oslo

Como ainda tem mais curiosidades vou dividir o post e colocar na minha prôxima postagem ou seja não a prôxima a outra. ^^ Espero que tenham gostado!


Fonte:http://jegelskernorge.blogspot.com/2007/10/muito-interessante.html e flickr.



7 comentários:

Kane disse...

muito legal as curiosidades..^^cada vez mais to aprendendo coisas dos Os noruegueses aqui no seu blog^^adoro.hehehhe

ahh aquele post que vc fez sobre PANQUECAS ESCOCESAS me deixo com aguá na boca.=3hehe amanha vou fazer panqueca so para matar a vontade.=3vou fazer a americana^^quem sabe um dia eu consigo fazer as Escocesas e tal^^

Elisa no blog disse...

é um prazer divulgar o seu blog.
No ano passado fui à uma festa de Natal na casa de noruegueses aqui no Japão. Fiz um post acho que está em Natal. Eles nos recebem com um vinho quente e enfeitam a casa com biscoitos em formato de coração presos com fitas vermelhas. Uma graça.
bisou

Desabafando disse...

Adorei o post...rsrsrsrs...tenho vários comentários a fazer...rsrsrs...

- Que charme isso de usar velas não?
- Aprovo totalmente a idéia de pagar pelas sacolas...deveria ser assim aqui...na Espanha eu lembro que era assim, vc tinha que pagar pela sacola.
- verduras e legumes são caros porque não há clima ideal para produzi-los e também a extensão territorial deles é bem menor que a nossa né? Em lugaes mais frios é mesmo difícil encontrar a variedade que temos aqui no Brasil.
- Acho que os horários de almoço e jantar deles são diferentes dos nossos porque em determinada época do ano os dias são mais curtos não? Ou seja, anoitece mais cedo ou faz pouca claridade por poucas horas não? Eu costumo jantar entre 9h e 10h...dependendo do dia.
to ansiosa pela continuação do post...rsrsrsrs....
Adoro curiosidades! bom fim de semana!

hebinha disse...

adoro curiosidades,em especial essas da Noruega que é um país que além da sua beleza extraordinária com seus fiordes e aurora boreal também tem a-ha e Morten Harket(que aqui também incluo na paisagem eheheheh!!!).E para quem gosta de saber mais sobre o povo da Escandinávia,sugiro dar uma passadinha no Combustão.org e ver um post bem interessante sobre os vikings...adorei! Estamos aguardando mais curiosidades!!!

Bah disse...

Esse lance de usar velinhas e luzes indiretas me faz pensar que eles não gostam de visualizar o que estão comendo, não pq é romântico ou chique rs.. Tenho um colega que mora em Oslo, mas faz décadas que não o vejo... É a terra do bacalhau não? rs...

Kisu!

Raquel disse...

Eu Tenho procurado n jantar mais amiiiiiiiigas...chego da facul umas 23:00, e ganhei mtos quilos jantando nesse horario.
Nao janto antes da facul, pois chego lah as 14 e so saio as 22:30
E pagar pra jantar por ali n da!!!

Adorei o post de hj
bjuu

Unknown disse...

adorei o post,principalmente as velinhas

Blog Widget by LinkWithin