Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 3 de setembro de 2009








HILDA

No folclore germânico como estabelecido por Jacob Grimm, [1] Senhora Hilda ou Holle é a matrona dos partos e de animais domésticos, e é associada ao inverno, às bruxas e a caça selvagem.
No Brasil, sua versão aproximada é a história da “Bela Adormecida” (porém muito diferente).
Seu nome é provindo dos seres escandinavos conhecidos como o Huldra e o völva Huld.
A Senhora Holle é uma figura antiga. O nome Hludana é encontrado em cinco inscrições no Latin: três do Rhine mais baixo (corpus Inscriptionum Latinarum XIII 8611, 8723, 8661), um de Münstereifel (CIL XIII 7944) e um de Beetgum, Frisia (CIL XIII 8830).
Muitas tentativas foram feitas de interpretar este nome.





As versões mais constantes são como Senhora Holle e Hilda, mas é também chamada de Senhora Bercht, Senhora Percht, e Striga Holda, entre outros nomes.
O conto mais famoso de Hilda foi criado pelos irmãos Grimm, e a chamam-o de “mãe Hilda” (alemão: Frau Holle ):

Era uma vez (rs...):
Uma mãe teve duas filhas, a mais velha delas muito mimada e preguiçosa, e a mais nova, rejeitada, porém muito trabalhadora.
Diariamente, a mais nova sentava-se fora da casa de campo e fiava ao lado do poço (compara-se à Bela Adormecida).
Um dia ela picou seu dedo na agulha, e quando foi lavar seu dedo para tirar o sangue, a agulha caiu de sua mão e perdeu-se de vista.
Quando novamente chegou perto do poço, encontrou-se no “além-mundo de Hilda”, que a aprisionou como serviçal por diversas semanas.
Então Hilda ficou muito impressionada com a serventia da garota e a reenviou para sua família, juntamente com uma quantia de ouro, então, a mãe oredenou que a filha preguiçosa pulasse no poço para pegar mais ouro.
Copiando sua irmã, a filha preguiçosa ensangüentou seu dedo e pulou no poço. Mas a mãe Hilda, sabendo de sua natureza mimada, reenviou-a para casa, coberta somente de piche.


E o sorteio continua! http://farofadbatata.blogspot.com/search/label/Sorteio (quase terminandoooo!)


Fonte:www.wikipedia.com
Imagens Google

3 comentários:

Gesiane disse...

Guria tô numa perengue só, desculpa não estra vindo aqui tão seguido mas meus dias estão tão corridos que não dou conta de tudo!

Adorei a lçenda... hummm acho que no momento se fosse eu, ganharia bastante dindin!!!

Beijos

Desabafando disse...

é similar a bela adormecida mesmo...não teria a bela adormecida surgido em decorrência dessa história reinventada? ou estarei viajando demais?

Anônimo disse...

Hhahahahaha

Eu amei o final da história ! xD
Eu adoro lendas..principalmente quando elas envolvem coisas místicas.

Se fosse eu ali, será que eu vinha cheio de ouro e prata? O problema seria alfinetar o dedo..quem espetaria o dedo por livre e espontanea vontade?? Neh...
mas se eu tivesse certeza que voltaria com um saco de ouro, eu espetaria...hehehe (acho...)xD

bjosss

Blog Widget by LinkWithin