Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 14 de setembro de 2009








INSTRUMENTOS LITUANOS

O mais popular dos instrumentos de percussão na Lituânia é o tambor. Era usado para comunicar notícias, convidar as pessoas para encontros, enterros, e mais tarde, como acompanhamento de danças. Pequenos tambores com couro de ovelha eram muito populares. Esses eram batidos com as mãos ou com um bastão.





Instrumentos idiofônicos (percussão, tipo chocalho) também anunciavam mensagens. Tabalas consistiam de uma a três taboas penduradas de árvores, celeiros. Batidas rítmicas nestes instrumentos anunciavam hora de arrebanhar, emergência e encontros nas vilas. Os dzingulis eram usados pelos anunciadores de casamentos para chamar os convidados. Esse instrumento consiste de um ou dois ramos bifurcados decorados com arruda e fitas em cima dos quais são amarrados sinos. Eram batidos no chão para produzir sons.


Skrabalai



Os kleketas, terksle e skrabalai são instrumentos de pastores usados para guiar animais, espantar pássaros e jogar.
A gaita de foles apareceu na Lituânia por volta do século 16 e hoje sobrevive perto das fronteiras do leste. A bolsa era costurada da pele de ovelha ou bezerro, duas gaitas (melodia e baixos) e um bocal eram fixados neles. As gaitas de foles animavam as festividades de casamentos e tavernas.


Kankles



Grupos de música folclórica das aldeias foram divididos em duas categorias históricas: antigos (antes do começo do século 19) e novos (depois do meio do século 19). Grupos antigos apresentavam-se usando instrumentos musicais arcaicos, tal como kankles, lamzleliai, birbynes. Rabecas foram usadas igualmente. Os novos grupos trocaram muitos instrumentos arcaicos por importados, tais como acordeons, clarinetes e cornetas.


Fonte:Rambynas
Imagens Google

8 comentários:

Raquel disse...

Aeeew...ateh que enfim, desde sabado to tentando mandar recado, mas minha net vagaba CLARO, nao tava deixando...Meninas, vcs sao fofas..passam la no meu blog sempre que possivel....Ebaaaaaa..heeheheheh
Hey, boa semana pra vcs viu???bjim

Kiyomi disse...

Muito boa mesmo o assunto sobre instrumentos musicais!
Existem instrumentos que são da própria região.
Boa semana pra voces!!!

Bah disse...

Um amigo meu foi para a Lituânia tocar, viver de música. Claro que ele não ficou de vez, mas disse que gostou muito da experiência e disse que os lituanos gostam muito da MPB. Uma curiosidade, vcs duas que mantêm o blog e moram onde exatamente? Já vi tantas fotos de tantos lugares que não sei de onde vcs são rs..

Kisu!

Desabafando disse...

adorei o instrumento dos sinos...nunca tinha visto nada parecido!

Carol Kitty disse...

Super legais os instrumentos. Eu já ouvi pouco sobre a Lituânia. Parece ser um super país (:

Beijos ;*

Anônimo disse...

Obrigada pela visitinha :)
Ótima semana pra ti!
BeijOkas

Raquel disse...

fofas...Tem selinho pra vcs la no blog

cih_coloridex disse...

Eu fico fascinada com tambores, acho tribal e profundo. É popular, original e meu preferido. Talvez porque seja mais fácil de tocar! hehehe.
Kiss e orbigadinha pel força!
Já estou superando a semana zicada!

Blog Widget by LinkWithin