Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 7 de setembro de 2009








SÃO JORGE

São Jorge é o santo mais venerado na Geórgia.
No século 18, o geógrafo e historiador Vakhushti Bagrationi contabilizou 365 igrejas ortodoxas na Geórgia com o nome de São Jorge, uma para cada dia do ano.
As igrejas ortodoxas comemoram o dia de São Jorge 2 vezes por ano: 6 de maio e 23 de novembro.





Além da comemoração religiosa, acontecem também outros tipos de festas em comemoração ao Santo, de maneira diferente da comemorada na igreja, que acontece entre o povo comum no país.
Na província de Kakheti, existe o ícone de São Jorge, conhecido como “São Jorge Branco”. Essa imagem ainda é utilizada nos uniformes militares da Geórgia. Além deste, há ainda outros íncones como em Khevsureti, conhecidos como “"Kakhmati", "Gudani", e "Sanebi"; os “Pshavs e Khevsurs”, durante a Idade Média, geralmente o relacionavam com um homem orando para Deus e a Virgem Maria, e também, outro ícone bem conhecido é o de “Lomisi São Jorge”, que pode ser encontrado nas províncias de Mtiuleti e Khevi.





Um dos contos de São Jorge:
Certa vez, Jesus Cristo, o profeta Elias e São Jorge, andavam pela Geórgia.Quando retornaram, cansados e com fome, pararam para jantar. Viram então um pastor georgiano, e então, Elias foi pedir-lhe uma ovelha.
Quando o pastor perguntou quem era ele, Elias disse que foi o responsável por lhe enviar “chuva” para que tivesse uma boa colheita em sua horta.Porém, o pastor ficou muito bravo, e disse que na verdade, ele tinha enviado uma grande tempestade, que quase destruiu tudo.
Então, Jesus foi pessoalmente conversar com o pastor, e contou que ele era Deus, o criador de tudo.Porém, o pastor mais uma vez ficou nervoso, e disse que na verdade, Jesus era aquele que levava embora a alma de jovens homens e dava longa vida aos desonestos.
Após as tentativas fracassadas de Elias e Jesus, São Jorge então foi conversar com o pastor, e disse-lhe que ele era São Jorge, aquele que o pastor “chama” toda vez que está com problemas, e ele o salva de todo o mal.Depois de ouvir São Jorge, o pastor ajoelhou-se nos seus joelhos, e o adorou e realizou seu pedido.
Essa história era comum na época da Idade Média, e ainda hoje é contada nas montanhas da região norte do país.



Símbolo de São jorge utilizado no uniforme militar



Fonte:http://en.wikipedia.org
Imagens Google

5 comentários:

Gesiane disse...

Oie meninas... Gostei da história, aqui perto de casa tem a Igreja de São Jorge e tem um vitral com esta imagem de São jorge e o dragão...

Beijos

Bah disse...

São Jorge é bem conhecido pelos cariocas rs...

Kisu!

Desabafando disse...

não sabia que era comemorado 2 vezes ao ano! Aliás, nem imaginei que alguma coisa assim fosse comemorada mais de 1 vez ao ano...

Cih disse...

Hihihi, só conhecia o São Jorge dos Corinthianos! ;D Será que é o mesmo? A única coisa que eu vi igual nas figuras foi o cavalo!

Kiss e ótima semana.

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Adorei o post. bjokas...

Blog Widget by LinkWithin