Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 13 de novembro de 2009








NYCKELHARPAS



O testemunho mais antigo que se conhece deste instrumento é datado de 1350 e pode ser observado nos relevos que ornam uma das portas da igreja de Källunge na maior ilha sueca, e também condado, de Gotland, berço dos Godos.





A sua difusão e popularidade acontecem, por toda a Europa, a partir do sec. XVI e dele dão conta documentos que vão desde a Alemanha até à Itália.
Conhecem-se hoje, pelo menos, 4 variantes de “nyckelharpas” mas a mais vulgar é armada com 16 cordas que se friccionam com um arco manipulado pela mão direita enquanto as 37 teclas se accionam com a mão esquerda.





Este instrumento é hoje, tal como no passado, exclusivamente construído de forma artesanal, daí, provavelmente, a sua raridade. É feito, normalmente, com a madeira disponível no norte da Europa – o pinho - e é considerado o instrumento tradicional por excelência da Suécia.


Fontes: Vídeos do youtube
www.wikipedia.com

9 comentários:

Desabafando disse...

Adorei o som desse instrumento. Nunca tinha ouvido falar nele! Muito legal!

Raquel disse...

Pois eh...as necessaires do Lacitos And purse sao fofas...mas tem algumas q sao meio carinhas...Mas ainda assim, lindas..O espelho de coração eh q eh caro mesmo...50 conto....jamais

Bah disse...

Oie. Não, não pretendo voltar pro Jp tão cedo rs.. É que meu marido é de SC e vamos morar lá, mas ele vai na frente pq eu tenho que terminar a minha pós. Japão só nas saudades e nas fotos querida rs... se Deus quiser a turismo daqui a anos rs...

Instrumento bizarro esse, mas interessantíssimo.

Kisu!

Anônimo disse...

Bru e Qüi, mais uma coisa que aprendo graças aos seus conhecimentos. Muito interessante o som. Vou procurar mais sobre a parte artesanal para a construção do mesmo.
Valeu, meninas. Manoel.

Mariazita disse...

Cheguei aqui por recomendação do blog "Em construção", que acabei de visitar.
Já dei uma vista de olhos ao seu espaço, que achei muito interessante, e digno de voltar a ser visitado, com mais tempo, pois há muita coisa boa aqui dentro... :)

Este último post, por exemplo. Gostei imenso. Desconhecia por completo a existência de tal instrumento musical. Tem um som...diferente, mas muito bonito.

Vou me fazer sua seguidora, para não lhe perder o rumo.
Apareça lá por casa... Será bem recebida.

Beijinhos
Mariazita

Cih disse...

Achei lindo o som do instrumento mas ele parece um violino misturado com uma espécie primitiva de piano. hehehe Feinho mas o som... Perfeito!
Kiss
Bom findes.

ana disse...

Nossa... não conhecia esse instrumento e por mais que ele não tenha um estética fofa o som dele é claro e bonito.... adorei os vídeos!
bjo!

Principe Encantado disse...

Vim lhe visitar e te deixo este pensamento:
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
Cora Coralina

Um Bom domigo para ti.
Abraços forte

Elisa no blog disse...

Lindo o som desse instrumento.
Parece violino porém mais profundo e grave. Não sei onde vcs acham essas raridades.
bj

Blog Widget by LinkWithin