Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010








COPENHAGUE


Desculpem a ausência, continuo postando sozinha (eu Bru) e não tenho como postar todos os dias agora que estou em dois empregos =P Espero que as coisas se normalizem logo, e espero que vocês compreendam as adversidades =/ Como está 2010 pra vocês? Nunca ouvi tanta gente reclamando da família hahaha, será que é a água rs?

Copenhaga (português europeu) ou Copenhague (português brasileiro) (em dinamarquês København, que significa "porto do mercador") é a capital e maior cidade da Dinamarca, com uma população urbana de 1. 167, 569 habitantes (2009) e uma população metropolitana de 1. 875, 179 habitantes (2009). Copenhagen situa-se nas ilhas da Zelândia e Amager.


Pela primeira vez documentada no século XI, Copenhague tornou-se a capital da Dinamarca no início do século XV, e durante o século XVII, sob o reinado de Cristiano IV, tornou-se um importante centro regional. Com a conclusão da transnacional Ponte de Oresund em 2000, Copenhague se tornou o centro da crescente integração da Região Transnacional de Oresund. Dentro desta região, Copenhague e a cidade sueca de Malmö estão em processo de conurbação em uma área metropolitana comum. Com cerca de 2,7 milhões de habitantes num raio de 50 km, Copenhague é uma das áreas mais densamente povoadas no norte da Europa. Copenhague é a cidade mais visitada dos países nórdicos, com 1,3 milhão de turistas internacionais em 2007.


Copenhague tem sido repetidamente reconhecida como uma das cidades com melhor qualidade de vida do planeta e em 2008 foi apontada como a cidade mais habitável do mundo pela revista internacional Monocle no seu "Top 25 de Cidades mais Habitáveis" de 2008. Também é considerada uma das cidades mais ecológicas do mundo, com a água no interior do porto da cidade sendo tão limpa que pode ser usada para a natação, além de 36% de todos os cidadãos da cidade irem de bicicleta ao trabalho todos os dias.


HISTÓRIA

Na Era Viking, já existia um vilarejo de pescadores de nome "Havn" (porto) no local. A partir de meados do século XII, a vila cresceu em importância após passar às mãos do Bispo Absalão, que a fortificou em 1167, ano tradicionalmente mencionado com o da fundação de Copenhaga. O excelente porto incentivou o seu crescimento até tornar-se um centro comercial importante (daí o nome: o termo dinamarquês moderno København vem de Kjøbmandehavn, "porto de mercadores"). Copenhaga sofreu repetidos ataques da Liga Hanseática, quando os alemães começaram a interessar-se pelo local. Em 1254, foi elevada à categoria de cidade durante o bispado de Jakob Erlandsen.

Antigo selo da cidade (1296)

No período entre 1658 e 1659, enfrentou um forte cerco promovido pelos suecos, sob o comando de Carlos X. Em 1801, uma frota britânica comandada pelo Almirante Parker travou a batalha de Copenhague contra a marinha dinamarquesa, no porto da cidade. O bombardeio da cidade em 1807 (a segunda batalha de Copenhague) por uma força expedicionária britânica causou danos intensos e centenas de mortos.

Brasão de Armas de Copenhague.

Nos anos 1850, as muralhas da cidade foram abertas para permitir o desenvolvimento urbano, com a construção de novos edifícios. Em 1901, a cidade expandiu-se novamente, de modo a incorporar comunidades com 40 mil habitantes, o que tornou Frederiksberg um enclave dentro de Copenhague.
A cidade foi ocupada por tropas alemãs entre 9 de abril de 1940 e 4 de maio de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com o restante do país. Copenhague expandiu-se consideravelmente após a guerra.

Desde 2000, as cidades de Copenhague e Malmö são ligadas por uma ponte/túnel (a ponte do Øresund), utilizada por veículos rodoviários e ferroviários.

Estação de Trem em Copenhague

Fonte: Wikipédia, Flickr: pablolemosochandio, Flickr:Sylvia Rueda, Flickr: elgalopino, Flickr:mallol .

8 comentários:

Vanessa Orgélio disse...

Oi Bru! Tudo bom?
2010 tem sido até hoje maravilhoso e espero que todo o ano seja assim!

Um grande abraçoo!

Desabafando disse...

Adorei esse post...me parece uma cidade muito bonita e tranquila. Adorei as fotos!

Unknown disse...

Aiyaaa!!

Bruuu...estou sim, vivo...hahaha!
Cinthia anda ausente tb pelo visto...e vc tb anda bem ocupada..

Desejo a vcs duas, de coração, um óoootemo 2010, com a familia atormentando ou não,o que importa, é a união...eles são chatos as vezes mas necessários...xD

Q esse ano venha repleto de novas conquistas.mto amorrrr, mta saúde..eu to nessa...peguei uma gripe em dezembro e ta até agora...

Vou ficar ativo sim....vamos ver até quando...hahahaha
morrendo de saudades das nossas conversas....estou devendo os presentes..e aviso q já consumi tudo...xDD eu não esqueci viu meninas.....pode demorar, mas vou mandar... perdão mesmo por todo esse tempo....


olha,sentiu falta dos meus comentários-post?? haushaua!!

Bjosssss

Anônimo disse...

Ain...postei com outro mail e não com o do blog...por isso estou postando de novo esse...hehehe

kiss

Raquel disse...

Oiiii meninas...quanto tempo eu estava sem aparecer por aqui, heim??
Tive um fim de ano muito corrido, com provas...trabalho...doença na familia e etc...
Acho que nem desejei feliz ano novo para vcs ne???
Então, feliz ano novo..tdo de bom...mtas paz, saude, amor, felicidade, paciencia e ...

Ah...quero particiapr da promo eyekoo!!!!

Quem sabe n tenho sorte e ganho um produtinho, ne???
bjo

Luly disse...

Eu tenho muita vontade de conhecer Copenhague, na verdade a Dinamarca é um dos países que tá na minha lista, hahaha

Unknown disse...

Oi Bru!

Morro de vontade de conhecer e quando penso nela so me lembro de chocolate rsssss

(mal de gorda rsss)

Adorei o post amiga e to passando pra deixar um beijo e desejar uma boa semana tá?

xerim

teste disse...

amei amei!
parece ser um lugar bem legal
amiga, primeira vez passando ak...já amei seu bloguxo e to linkando!
beijos!

Blog Widget by LinkWithin