Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 3 de janeiro de 2010








KVASS

Espero que vocês tenham passado uma ótima virada de ano, mas especialmente que os que estão por vir sejam recheados da magia de viver!!Por incrível que pareça ela está em falta!!

Kvass ou kvas (emprestado do polonês do século 16 a partir de: kwas (o que significa ácido) ou russo квас (kvas) , algumas vezes chamado em inglês de pão de beber, é uma bebida fermentada feita de centeio preto ou pão de centeio ( o que contribui para a sua cor clara ou escura). Pelo teor de álcool resultante da fermentação, é classificado como não-alcoólicas: até 1,2% de álcool, de acordo com o padrão da Rússia.



Ela é popular na Rússia, Belarus, Ucrânia, Lituânia, Polónia, entre outros e países da Europa Central, bem como em todas as ex-repúblicas soviéticas, como o Uzbequistão, onde se pode ver muitos vendedores kvass nas ruas. As suas origens voltar 5.000 anos para o início da produção de cerveja.

Kvass Russo

O teor alcoólico é tão baixo (% 0,05 - 1,44%) que é considerado aceitável para o consumo por crianças. Muitas vezes, é aromatizada com frutas ou ervas, como morangos e hortelã. Kvass também é utilizado para preparar uma sopa fria de verão chamado okroshka.

Okroshka

HISTÓRIA

Kvass foi uma bebida comum na Europa Oriental desde tempos antigos. Foi mencionado pela primeira vez em Velhas Crônicas Russas no ano de 989. Mais tarde, no século 19, foi relatado por ser consumido em excesso por camponeses, cidadãos de baixa classe, e monges; era, às vezes é triste, porque eles bebiam mais kvass do que água.

Vendedor de rua em Riga-Lituânia- em 1977

Foi tanto um produto comercial quanto caseiro. Costumava ser amplamente consumida na maioria dos países eslavos, onde em quase todas as cidades existem vendedores kvass na rua. Hoje ela é a base de uma indústria multimilionária. Kvass já foi vendido apenas durante o Verão, mas agora é produzido, embalado e vendido o ano todo.

Kvass Lituano

A cidade de Zvenigorod, a oeste de Moscovo, é conhecida por sua fé, conservantes kvass livre, que é fabricada no porão do mosteiro ortodoxo da cidade.

Zvenigorod

Fonte: Kitchen Mouse (Flickr), sandpiper811 (Flickr), aN_grey (Flickr), Kalidetron (Flickr) e Wikipédia.

7 comentários:

Gesiane disse...

Bebida de pão??? o__O

Vivendo e aprendendo!!!

Beijos

Bah disse...

O pessoal lá do sul deve se amarrar nesses trecos rss... eu não bebo, mas se essa moda pega por aqui, daqui a pouco terão que dizer: se comer pão, não dirija! rssss

Kisu!

Vick disse...

Tb faço a mesma pergunta: bebida de pão? Q louco!!! :-)

Bjs e boa semana,
Vick

La Sorcière disse...

Querida, estou em fase de desintoxicação pós-feriados: tô passando longe de todo e qualquer álcool!!! Não posso nem ver! Afff... como exagerei!

Desabafando disse...

Eu não bebo e não entendo nada de bebidas...rsrsrs....

Feliz 2010 pra vcs! Estava com saudades daqui!

Mariazita disse...

Espero que vosso fim d'ano tenha sido EM GRANDE!

Gostei muito da história do Kvass, no qual nunca tinha ouvido falar.
E, pelo seu baixo teor alcoólico, autorizo vocês a beberem à vontade :)))
Muitos parabéns pelo post, com vasta informação e devidamente documentado com fotos.

Para o ano que agora começou... desejo o melhor que a vida puder vos dar, e...muita, muita magia! - concordo que ela está em falta.

Um grande beijinho de vossa amiga portuguesa

Mariazita

Koneko disse...

Heey... Saudades =/
Desculpa a ausencia de comentarios, mninha vida ta uma bagunça e como se não fosse o bastante eu estou viajando... isso acaba com a rotina ¬¬

xxx
Ana

Blog Widget by LinkWithin