Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 26 de janeiro de 2010








O DRAGÃO DE WAWEL


Encontrei algumas lendas curtinhas, mas interessantes, claro não podia deixar de postá-las, eu (Bru) acho incrível o mundo das lendas, mas acho que isso vocês já perceberam né? rsrsrs2 Eis uma delas.


Há muito, muito tempo na Cracóvia reinava o sábio rei Krak. O povo vivia em paz e com abundância até que na caverna ao pé de Wawel apareceu um dragão. A besta pavorosa de sete cabeças todos os dias raptava ovelhas e cabras, não menosprezando também as aves domésticas. Não passou muito tempo até que no burgo não houvesse nenhum animal, mas o dragão continuava exigir mais comida.

Dragão de Wawel, pintura de 1544.


“Temos de sacrificar as pessoas?” – perguntavam todos com medo. O rei ordenou que se anunciasse, que quem vencer a besta receberá a metade do reino. De todos os lados vinham os audazes aferrolhados em armaduras, em cima dos magníficos cavalos.
Mas bastava que o dragão bufasse chamas de uma das suas cabeças e era mais um cavaleiro que desaparecia em fedorentas chamas, as quais ninguém conseguia apagar.
Estas lutas mortais foram seguidas por um sapateiro que no fim dirigiu-se ao rei:
- Não sou nenhum cavaleiro, mas um homem simples e vou vencer o dragão – disse, quando finalmente foi admitido diante do soberano.


Catedral da Cracóvia

- Tu? Um simples sapateiro? – estranhou o rei Krak – Já morreram muitos excelentes guerreiros, mas se quiseres enfrentar o monstro, dou-te a minha permissão.
Ninguém acreditava que o sapateiro pudesse sobreviver. Os seus vizinhos e amigos aconselharam-no a desistir dessa idéia.
No dia seguinte, o sapateiro foi à aldeia vizinha, onde comprou um borrego. Depois abriu-lhe a barriga, encheu-a com enxofre e alcatrão, e no fim coseu-a perfeitamente com linhol. De madrugada, deixou a “gulodice” que tinha preparado à entrada da caverna.

Cracóvia

O apetitoso cheiro do borrego acordou o dragão, que, com apenas uma dentada, engoliu o animal inteiro. Mas o que é que é isto? O dragão sentiu uma dor horrível – o enxofre e o alcatrão comecaram a queimá-lo por dentro. Inclinou-se, então, em frente do rio e começou a beber. Bebeu, bebeu, bebeu, até que a sua barriga se encheu como um balão, e explodiu com um grande estrondo. A multidão, feliz, levou o sapateiro – salvador em ombros para junto do rei. O rei Krak recompensou-o generosamente, mas o sapateiro não abandonou a sua profissão. Durante muitos mais anos fabricou sapatos indestrutíveis, feitos de couro do Dragão.

A gruta onde morava a besta foi nomeada Gruta do Dragão e existe até hoje, sendo um local turístico, na Cracóvia na Polônia. Há uma estátua do dragão logo na saída da caverna, que solta fogo pela boca de 5 em 5 minutos, ou quando se envia um SMS com o texto "SMOK" para o número 7168.

Estátua do Dragão de Wawel, Cracróvia


Infelizmente não encontrei imagens associadas a lenda, apenas a primeira, então coloquei imagens da Cracóvia, local onde ocorreu a lenda.

Fonte: Flickr: MαcIomhαir, http://www.aprendereuropa.pt/ (Conto gentilmente cedido pela Embaixada da Polónia em Portugal), Flickr: Cuttysark974,Flickr: Christina T.

10 comentários:

Bah disse...

Nossa, não fazia nem ideia desse tipo de lenda. Cracovia me lembra um filme onde o Tom Hanks participa... Só que eu acho q chamava Krakozia algo assim rs...

Kisu!

Desabafando disse...

kkkk....adorei essa lenda...então o sapateiro tinha interesses comerciais pra matar o dragão, kkkk...transforma-lo em sapatos...rsrsrs...

E que moderno isso, vc manda um torpedo e o dragão solta fogo...rsrsrs...

Ana Carolina Paul disse...

Heey *-*

Tem selinho pra vc no meu blog, o último gadget.
xxx
Ana

Amanda disse...

Inteligente assim,tinha que ser sapateiro!
rs...
Bacana a lenda,e não conhecia ainda.
Bjos queridona!

Milapitol disse...

Bru, muito legal essa lenda! Posta mais!!!!!!!!!!!!!!! Adoro essas estórias que se confundem com a história do lugar.

Beijos mil!
Maria

Gesiane disse...

Meninas, prometo que a próxima vez que for pra Sampa marco um encontro: vcs, a Luria, a Cih e eu!!!

Beijão

Claudia Bins (Cacau) disse...

Que bárbaro, amei seu blog! Já estou seguindo também! ;-)

Obrigada pela visita e comentários lá no Mosaicos do Sul, apareçam sempre para "viajarmos" juntas por aí!

Eu vou voltar sempre para ler as delícias que vcs escrevem.

Abraço,

Cacau
www.mosaicosdosul.blogspot.com

Les Curieux disse...

Oi meninas!
Td bem?!
Passei pra mandar um beijos, adoro a participação lá no Bites.
Se tivem alguma dica de livros vampires ai da Europa manda pra gente, colocamos os devidos creditos.
Por exemplo, fotos de alguma livraria legal com lancamentos... sejam nossas convidadas.
Beijos

Elisa no blog disse...

Desculpe não comentar por tanto tempo.
Mas aqui estou de volta.
Não sabia nada sobre Cracóvia, achei muito legal. Vou contar a lenda para o meu filho.
bj

Marina disse...

Olá, vc já passou pelo meu blog?
De uma olhadinha!
Quem sabe não ganho até uma seguidora!!!!
bemlembrados.blogspot.com
bjs;
Marina

Blog Widget by LinkWithin