Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 15 de julho de 2009






SACHERTORTE

Antes de começar aviso este post é prejudicial aos chocolatras, eu não sou mas estou sofrendo depois de fazê-lo rsrsrs.

Sachertorte é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para Metternich em Viena, na Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronómicas da cidade de Viena.


COMPOSIÇÃO

O bolo consiste de duas camadas de massa de chocolate, não excessivamente doce, com uma pequena camada de compota de alperce no meio e uma cobertura de chocolate negro, com lascas de chocolate em cima e dos lados. É tradicionalmente servida com chantili (Schlagsahne, na Alemanha; Schlagobers, na Áustria), sendo considerada pela maior parte dos vieneses como sendo demasiado "seca" para ser consumida simples.

Hotel Sacher

A marca registada "Original Sachertorte" foi registada pelo Hotel Sacher, construído em 1876, pelo filho de Franz Sacher. A receita é um segredo bem guardado. Até 1965, o Hotel Sacher envolveu-se num litígio nos tribunais com a pastelaria Demel, que também produzira também um bolo chamado "Original Sachertorte". Circularam inúmeras anedotas a explicar como conseguira a Demel a receita. O bolo desta última é hoje conhecido por "Demels Sachertorte". A diferença deste para o original é que a camada de compota de alperce é colocada directamente sob a cobertura de chocolate e não no meio.

Existem diversas receitas que tentam copiar o bolo original. Por exemplo, no evento cultural "Graz-Kulturhauptstadt 2003", foi apresentada a "Sacher-Masoch-Torte" (aludindo a Leopold von Sacher-Masoch), um bolo que se distingue por usar compota de groselha e maçapão.

No Hotel Sacher de Viena, são produzidas cerca de 270.000 unidades todos os anos.

Sachertorte do Hotel Sacher, Viena


Marquinha da Original

Como sempre quando fazemos um post culinário por aqui aparecem diversas receitas, umas mais prôximas da descrita acima outras nem tanto, é difícil saber qual seria a mais prôxima da original, segue uma que escolhemos, acho que torta de chocolate seja qual for deve ser boa né?rsrs

Torta Austríaca de Chocolate (SACHERTORTE)

INGREDIENTES:

Rende: 1 torta redonda 25 cm x 4 cm ou Biscuit Sacher.

130 g de farinha de trigo
130 g de manteiga
330 g de açúcar
2 g de sal
130 g de gemas (6 gemas)
140 g de chocolate meio amargo derretido
230 g de claras (8 claras)
1 colher de sobremesa de fermento
Manteiga para untar

Recheio e cobertura:

300 g de geléia de damasco peneirada
30 ml de rum dourado (ou água)

Glaçagem:

300 g de açúcar
200 ml de água
200 g de chocolate meio amargo derretido

Decoração:

Podem ser usadas letras feitas com chocolate meio amargo derretido

MODO DE PREPARO:

Biscuit Sacher:

Peneire a farinha e reserve.
Bata a manteiga com 150 g de açúcar e o sal ate conseguir um creme branco e leve.
Adicione as gemas aos poucos.
Acrescente o chocolate derretido e misture bem.
Bata as claras em picos firmes com o açúcar restante.
Incorpore as claras à primeira mistura, em duas etapas.
Finalmente adicione a farinha e o fermento peneirados.
Coloque em forma apenas untada com manteiga e leve ao forno preaquecido, a 200 °C, por aproximadamente 40 minutos.
Retire do forno, desinforme e deixe esfriar.

Recheio e cobertura:

Cozinhe a geléia e o rum em fogo médio até engrossar por cerca de 3 minutos depois de ferver. Utilize morno.

Glaçagem (prepare no momento de usar):

Leve os ingredientes ao fogo até 112°C.
Retire do fogo, deixe parar de borbulhar e utilize imediatamente.

Finalização:

Corte o biscuit ao meio, recheie e cubra-o por completo com a geléia de damasco.
Assim que esfriar, passe uma camada de glaçagem sobre a torta, com a ajuda de uma espátula. Decore com as letras.

Para complementar um videozinho ensinando a fazer:



Segunda parte do video: http://www.youtube.com/watch?v=hV0as3Of6Uo&feature=channel.

Fonte:http://www.formosaportal.com.br/artigos/receitas/torta-austriaca-de-chocolate, Wikipédia, Youtube e Flickr.





11 comentários:

ana disse...

Meu Deus!
Eu quero esse bolo... E agora? Assombrosa a quantidade de bolos que o Hotel faz! mas, saindo um pouco do quesito comida: adorei a arquitetura do hotel!
bjo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu não acredito que vocês fizeram isso *____*
Essa quantidade toda de bolo pq ainda consideram ele seco...imagina se fosse molhadinho.

Ah, e não satisfeitos com as calorias do bolo, ainda tascam uma quantidade generosaaa de chantilly!

E a vontade..como fica????
Bjs!

Cacau disse...

O brasil semmmpre demora a pegar no tranco né? hehehe

(a propósito, que delícia de torta heim???? deu água na boca)

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Meu deu água na boca...socorro!! hehehe

Dafne disse...

Não ligo muito para tortas, mas essa da foto, com esse chantilizão enorme ao lado me deixou com água na boca!
Hummmmmmmmmmmmmmmmmm...

Beijos Grandes

Anônimo disse...

Voltei....descobri que a tela do PC tem um gosto bem ruim...hahahaha!

Brincadeira....xD
Mas que da vontade....hummm

bjokass

Gesiane disse...

Aiaiai... eu nem sou muito chocólotra mas este bolo parece de babar... ahhh se eu tivesse tempo, ainda estou lá com os ingredientes comprados para fazer as bolachinhas de passas...

Beijos

Kiyomi disse...

Ai meu Deus, ai minha solitaria....
Se eu como um desses, nunca mais verei chocolate em minha vida! Apesar de eu ja ter comido os genéricos eis uma das iguarias que gostaria de comer o original (o outro é o strudel).
Eu não acredito que vocês fizeram isso *____* (2)

cih_coloridex disse...

Que post mais cruel, ainda mais lido numa sexta-feira de noite. Nha... Fomeeeeee de doce! ;D
Kiss

powerofsteel disse...

Nossa assim vcs me matam...


Eu duvido vcs fazerem esse bolo e me chamarem pra experimentar? Duvido ?

=p

Bom fim de semana !

Blog Widget by LinkWithin