Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 27 de outubro de 2009








JEAN SIBELIUS


Desculpem a ausência do fim de semana, eu Bru trabalhei o find todo, altas aventuras rs...

Meu pai é um apaixonado por Seleções do Reader`s Digest, hoje ele deixou uma aqui para mim ler de agosto de 1955 (nós compramos pra ele nos sebos, especialmente essas antigonas ^^), uma materia chamada Finlândia Sobrevivência pelo Sisu, dei para meu namorado ler enquanto procurava por algum assunto para post, então ele lê a respeito de Jean Sibelius, que foi considerado ainda em vida como um dos grandes compositores da história, cuja música transmuda e comunica a verdadeira essência da Finlândia. Fiquei interessadíssima e para completar meu namorado me disse que existe um programa chamado Sibelius, que edita e cria partituras, seria inspirado nele o nome?

Explicações a parte não pude deixar de fazer um post sobre ele ^^ Espero que aproveitem!

Jean Sibelius (Hämeenlinna, 8 de dezembro de 1865 — Järvenpää, 20 de setembro de 1957) foi um compositor finlandês de música erudita, e um dos mais populares compositores do final do Século XIX e início do século XX. Sua genialidade musical também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa.

Jean Sibelius (1913)

Sibelius nasceu em uma família que falava sueco e residia na cidade de Hämeenlinna, no Grão-Ducado da Finlândia, então pertencente ao Império Russo. Seu nome de batismo é Johan Julius Christian Sibelius e ele era conhecido como Janne por sua família, mas durante seus anos de estudo ele teve a idéia de usar a forma francesa de seu nome, Jean, após ver uma pilha de cartões postais de seu tio Johan, o irmão mais velho de seu pai, o Dr. Christian Gustaf Sibelius, que era médico na guarnição militar de Hämenlinna. O nome Johan lhe fora dado em homenagem a esse tio, que era capitão de navio e tinha morrido em Havana, em 1863. O prenome Jean era usado por ele quando estava no exterior.

Hämeenlinna

Significativamente, indo de encontro ao largo contexto do então proeminente movimento Fennoman e suas expressões do nacionalismo romântico, sua família deciciu mandá-lo para um importante colégio de língua finlandesa, e ele freqüentou o The Hämeenlinna Normal-lycée de 1876 a 1885. O nacionalismo romântico ainda iria se tornar uma parte crucial na produção artística de Sibelius e na sua visão política.

A principal parte da música de Sibelius é sua coleção de sete sinfonias. Como Beethoven, Sibelius usou cada uma delas para trabalhar uma idéia musical e/ou desenvolver seu próprio estilo. Suas sinfonias continuam populares em gravações e salas de concerto.

Jean Sibelius (1939)

Dentre as composições mais famosas de Sibelius, destacam-se:Concerto para Violino e Orquestra em ré menor (obra de grande expressão, melodiosidade profunda e virtuosismo, que goza de grande popularidade entre os violinistas e o público, tornando-se em um dos concertos para violino mais executados nas salas de concerto), Finlandia, Valsa Triste (o primeiro movimento da suíte Kuolema), Karelia Suite e O Cisne de Tuonela (um dos quatro movimentos da Lemminkäinen Suite).


Valsa Triste

Outros trabalhos incluem peças inspiradas no poema épico Kalevala, cerca de 100 canções para piano e voz, música incidental para 13 peças, uma ópera (Jungfrun i tornet, A Senhora na Torre), música de câmara, peças para piano, 21 publicações separadas para coral e músicas para rituais maçônicos. Até meados de 1926 foi prolífico; entretanto, apesar de ter vivido mais de 90 anos, ele quase não completou composições nos últimos 30 anos de sua vida, após sua Sétima Sinfonia em 1924 e o poema musicado Tapiola em 1926.


Finlandia


CURIOSIDADES

* Uma imagem de Sibelius, desenhada pelo artista gráfico finlandês Erik Bruun, foi usada na nota de 100 marcos finlandeses.


* O programa de notação musical Sibelius foi assim batizado porque o sobrenome de seus criadores é "Finn".(HAHAHA, já respondeu minha pergunta acima =P)
* Em 2003, no filme Sibelius, Jean Sibelius é retratado como tendo pouco conhecimento de sueco enquanto falava finlandês fluentemente, quando na realidade era justamente o contrário.
* At The Castle Gate, música incidental de Sibelius para o drama a Pelléas et Mélisande de Maurice Maeterlinck, foi usada durante muitos anos como o tema do programa The Sky at Night da BBC.
* Sibelius tinha fobia de palcos e sinestesia das notas musicais com as cores.

Fonte: Seleções do Reader`s Digest (Agosto de 1955), Wikipédia, Google Imagens e Flickr.

14 comentários:

Anônimo disse...

Hej Bru!

Puxa, obrigada pelos elogios! É bom receber visitas assim. Volte sempre!
Adorei seu blog tb. Eu simplesmente ADORO cultura européia! Meu sonho é passear pelos países da Europa algum dia...

Beijocas!

Lilian

Bia disse...

Olá!
Que delícia esse blog!
Com certeza voltarei mais vezes!

Bjs

Elisa no blog disse...

Pensei que fossem Bru e Miki Lis ou Liz.
Juro que pensei que era nome. Que engraçado. Aprendi mais uma.
Gosto muito das músicas de Sibelius.

O ovo tem gema laranja mesmo. Os japoneses gostam e ultimamente quase todos estão assim. Eles conseguem essa cor com a alimentação.

bj

Paula Christina disse...

Que legal,não conhecia! Adoro música clássica :) E, claro, fique à vontade para postar sobre a Rizzi Haus! Fica na Alemanha sim. O site que eu linkei lá no blog é alemão, mas jogando no google, se acha informações em inglês e em português também. Bjinho!

Paula Christina disse...

Ah, tem um selinho lá no meu blog pro Farofa de Batata!

Desabafando disse...

Não conhecia esse compositor...gosto de música clássica e gostei da valsa triste!

E eu tb gosto de ler seleções...mas faz tempo que não compro..rsrsrs...

E obrigada pelo apoio de sempre viu...adoro seus comentários! Me dão força pra continuar no caminho certo! Ah, se precisar te indico minha psicóloga, acho que nem deve ser tão longe de onde vc mora!

Mas depois conversamos e te dou mais detalhes...rsrsrs..

Tatiana disse...

passou a febre deles, sim eu sei que eh perigoso mas vai dizer isso pros pais...tem $ e nao leva no medico, eh mole neh...

finlandia huuum

Anônimo disse...

Passando para deixar um bjo e dizer q adoro sua presença em meu blog!
ESTOU LOOOOUCA PRA TE CONVIDAR PRA ENTREVISTA SOBRE BELEZA (CABELOS) DE NOVEMBRO,VC ACEITARIA?...RS)

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Oi!
passei bem rápido pra deixar um bjo pq estou fazendo meu almoço!kkk

Anônimo disse...

Oi linda, td bem?

Aquela calça não é minha não, peguei aquela foto pra mostrar a bijou...lá embaixo tem a fonte...
Mas tbm achei lindaaaa e quero uma!


Vc devia botar mais rosa na sua vida flor...huahauhuah brincadeira, gosto é gosto né?

Obrigada pelo carinho de sempre, fico super feliz...beijOkas imensas

Anônimo disse...

ahh outra coisa, eu te respondi sobre os preços do Siga La vaca flor? não lemrbo huahuahau

to totalmente perdida nos comentários, aff

Unknown disse...

Amiga eu tbm adoro as histórias de Seleções rss

bjocas flor linda e bom dia!

Cih disse...

Sempre acho que já essas músicas clássicas em algum lugar mas deve ser só impressão minha.
Eu gosto de ouvir esse tipo de música de noite. Acho que combina mais.
Amei as curiosidades. heheh
Kiss

Brigth disse...

Olá! estava passeando pela net e encontrei esse blog, eu adoreiiiiiiii!
Eu tbm sou apaixonada pela Finlândia, eu adoro uma banda de metal melódico que é de lá, Nightwish.
Gostei sobre as informações do seu blog, eu tenho um blog onde escrevo poewsias sobre magia, mas ta precisando de uma melhorada.
Parabéns, bjs!

Blog Widget by LinkWithin