Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sábado, 17 de outubro de 2009








A ORIGEM DAS SAGAS



A maioria das sagas nórdicas foi escrita na Islândia, em língua nórdica antiga, que era a língua comum a grande parte da Escandinávia durante a Idade Média. Algumas sagas são originárias da Noruega e algumas poucas de outros países nórdicos, mas as sagas islandesas são as mais importantes em número e qualidade.
Representação de Egil Skallagrimsson, personagem da Saga de Egil (Egils Saga), num manuscrito do século XVII.





As sagas tem caráter épico e são escritas em prosa, ainda que possa haver alguns versos ou poemas completos incorporados no texto. O tom é em geral realista, exceto quando o tema em si é fantasioso, como nas sagas legendárias. Apesar de que a vasta maioria das sagas foi escrita entre fins do século XIII e a metade do século XIV, a maioria das sagas conta histórias ocorridas num passado remoto, desde antes da colonização (antes de 874) até pouco depois da chegada do Cristianismo à Islândia, em 1000. De maneira geral, acredita-se que cada saga seja obra de um único autor, provavelmente baseada em tradições orais anteriores.





As sagas variam muito em tema e estilo. As primeiras sagas, surgidas ainda no século XII, foram as que contavam as vidas de santos e bispos católicos, inspiradas em obras similares em latim que abundavam na Europa continental. Pouco depois começaram a ser escritas sagas sobre a vida dos reis escandinavos (Sagas de reis) e as sagas de personagens célebres da Islândia. Estas últimas, chamadas Sagas de islandeses (Íslendingasögur) são as mais importantes do ponto de vista literário e estético. Mais tarde surgiram também sagas lendárias (Fornaldarsögur), que contam lendas relacionadas ao passado pré-cristão da Islândia.


Fonte:www.wikipedia.com


8 comentários:

Elisa no blog disse...

Não conhecia sobre as sagas. Acho que meu filho ia gostar.
Bom fim de semana para vocês.
bj

Elisa no blog disse...

Manoel, vc vai comentar?
Fico contente que vc tenha conhecido este blog sensacional lá no meu.
Meninas, tratem bem o Manoel porque ele é um cara especial, muito inteligente!
bj

Desabafando disse...

Não conhecia muito sobre esse assunto não...achei legal..não sabia que algumas sagas surgiram como registros tradições orais. Quanta coisa não deve ter se perdido no tempo não?

Raquel disse...

Minina...que babado eh esse q eu n estou sabendo???
O pucca??

Raquel disse...

Sera???N acho meio dificil n...apesar de o desenho ser coreano e n japones...mas o povo de la parece gostar dessas coisas meeesmo...
Vc assistia Sakura Card Captors???
Tambem eh um anime homossexual...qndo passou aqui no brasil, foi cortado varios episodios...ehehehe
nem parece ne???

Anônimo disse...

Legal aprender um pouco sobre as sagas com vcs,meninas.
Bom domingo fofas!
bjos!

Luís disse...

como sempre um post agradabilíssimo!boa semanaaaaaaaaaaa

Raquel disse...

nieninquë, minha resposta vindo num post q faz referencia a igreja catolica...ahahaha

Abilga, acho q o Pucca acabou me inspirando a fazer o post..uhsuahsua...eu adorei os 3 filmes, sao muito bons meeeeeesmo. Esqueçam completamente do tema homossexualismo em si, e se liguem em sentimentos, dramas e tantas coisas a flor da pele que esses filmes passam.

O que eu achei forte em Meninos não choram, foi a "primeira" noite de amor, digamos assim e a cena de estupro, mas foi na medida certa, imactante como era para ser, afinal, pelo menos a de estupro em si, era reflexo puro, consequencia pura de um preconceito q existe e que traz consequencias.

Mas eu adorei, não tenho do q reclamar, e o meu intuito n era o homossexualismo em si, e sim, como jah disse, toda a junção de sentimentos vividos de forma dramatica pelos personagens. E eu sou completamente apaixonada por um Drama...

Acredita que esse post fez o numero de comentarios que normalmente receboa aos domingos cair bastante??? Tive que implorar para o meu esposo dar o primeiro passo, pra ver se o povo criava coragem de comentar.

Bom fim de srmana querida, ou o q ainda resta ne?
Obrigada por ter comentado
:***

Blog Widget by LinkWithin