Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 15 de outubro de 2009








WAFFLES PARTE I

Sou (Bru) louca por Waffles, já fiz algumas vezes aqui em casa, ficam ótimos ^^ Agora eu não sabia que eles eram de várias partes da Europa, nem sobre sua origem medieval.


O Waffle é uma massa ou massa de bolo assados em um ferro de Waffle padronizados para dar uma forma distinta e característica. Há muitas variações baseadas no tipo e forma do ferro e da receita utilizada.

ETIMOLOGIA

Waffle e Wafer tem raízes etimológicas comuns. Wafre (wafer) ocorre no Inglês Medieval de 1377, adaptado do baixo alemão: wâfel, com o l alterado para R. Modern Dutch wafel , French gaufre , and German Waffel , all meaning "waffle", share the same origin. No moderno holandês: Wafel, no francês: gaufre e no alemão: Waffel, têm a mesma origem. The Dutch form, wafel , was adopted into modern American English as waffle in the 18th century. [ 1 ] [ 2 ] A fomra holandesa, Wafel, foi adaptada para o Inglês Moderno Americano como waffle no século 18.


HISTÓRIA

ORIGEM MEDIEVAL

O waffle moderno tem suas origens nas bolachas, bolos muito e leves torrados cozidos entre formas de ferro de waffle da Idade Média. Os ferros de Wafer consistiam em duas placas de metal ligadas por uma dobradiça, com cada placa ligada a um braço com uma madeira como alça. O ferro foi colocado sobre uma fogueira e sacudido para cozinhar os dois lados da bolacha. Os ferros foram usados para produzir uma variedade de planos diferentes, pães ázimos, geralmente a partir de uma mistura de cevada e de aveia, e não como os de hoje que se usa a farinha branca.

Na Inglaterra do século 14, as bolachas eram vendidas por vendedores de rua chamados: waferers. O waffle é uma forma moderna fermentada da bolacha.


LEI DO WAFFLE MEDIEVAL

Na Europa medieval, os vendedores estavam autorizados a vender seus waffles fora das igrejas nos dias santos e durante outras celebrações religiosas especiais. A Concorrência nas igrejas se tornou muito grande, e às vezes violenta, de modo que o rei Charles IX da França impôs um regulamento sobre as vendas de waffle, exigindo que os fornecedores mantessem uma distância de, pelo menos, deux toises (4 pés m/12)um do outro.


RECEITA

Como vocês vão ver no prôximo post existem trilhões de waffles, logo devem haver tantas quantas receitas, escolhi essa belga, espero que gostem ^^!

INGREDIENTES:

7 gramas de fermento biológico seco instantâneo.
1/4 xícara de leite morno.
3 gemas de ovo.
2 3/4 xícara de leite morno.
3/4 xícara de manteiga derretida e resfriada, ainda morninha.
1/2 xícara de açúcar.
1 1/2 colher de (chá) sal.
2 colheres (chá) de extrato de baunilha.
4 xícaras de farinha de trigo.
3 claras de ovo.

(P.S Xícara medida 240ml- Rende 8 waffles )

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela pequena, dissolva o fermento em 1/4 de xícara de leite morno e reserve por 10 minutos – eu acrescentei um pouco da farinha de trigo.
Em outra tigela, misture as gemas, 1/4 de xícara de leite e a manteiga derretida; junte a mistura de fermento, acrescente o sal, açúcar e a baunilha; e alternadamente, junte o leite restante e a farinha de trigo, terminando com a farinha de trigo.
Bata as claras em neve mole e junte ao preparado anterior, tampe e feche com filme plástico e deixe crescer em um local livre de correntes de ar, por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
Aqueça o aparelho para fazer o waffle, unte com manteiga/margarina derretida e vá fazendo os waffles. Sirva imediatamente.

(Existem máquinas lindas de fazer os waffles, mas também versões de ferro que são baratinhas e são usadas no fogão, eu uso dessas, dá certo tb!).

FONTE: Wikipédia Inglesa,Pitadinhas, Flickr.

Tem coisa mais fofa?




10 comentários:

Dafne disse...

Adoro esses posts culturais sobre comida! #gordasafada
HUAhuAuHuahUahuHauHuahUhA

Mas eu não ligo para waffles, minha mãe ama! Eu como só se for salgado, mas ai fica dificil, o doce é mais fácil de encontrar na rua e de fazer.

Aqui em casa compramos no Shoptime uma maquininha, e veio com uma receita básica, mas a que fazemos é a que a minha mãe sempre fez... receita americana de verdade! =p

AMEI eles em formatinho da Hello Kitty!
Beijos

Anônimo disse...

Bru e Qüi, faz um tempinho que passeio pelo blog da Elisa e vejo os comentários de vocês. Acho sempre muito descontraídos. Hoje resolví conhecer o Blog de vocês! Quando lí a descrição da farofa de batata, quase morri de rir. Achei a descrição super original e muito criativa. Cheguei à conclusão que vocês são "cabeças" mesmo! Adorei o blog de vocês e até já votei para vocês, além das receitas, contarem curiosidades e também falarem sobre costumes. Sugiro que também contem uns "causos". O modo de vocês escreverem nos comentários é bem original e engraçado, portanto vão conseguir dar um "tempêro" legal nos "causos" que contarem. Eu não vou seguir o blog de vocês. Vou mesmo é perseguir, porque é muito bom e com as novas idéias vai ficar melhor ainda. Um carinhoso beijo de incentivo e apoio. Manoel.

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Adoro waferrrrr!! :)
Mas não vou arriscar ...
bjokas

Diogo disse...

Caracasss, mto bom ne...
Imagina a parte II

Unknown disse...

Hummm...que delícia!! Precisamos fazer desses aqui em casa bru!! Bjos meninas... o blog está perfeito como sempre!!

Desabafando disse...

aiiii que delícia....fiquei com água na boca....

comi isso apenas uma vez na vida: na Bélgica e coberto com chocolate...aquilo era uma perdição! rsrsrs...

Paula Christina disse...

ah, não, e esses da hello kitty?? fofoos! ai, agora vou ter que dar um jeito de comer waffles hoje... adoro!

Evy disse...

Adorooo essas comidas!! Outra coisa q eu amo são os crepes, mas a maquina é muito caro...

Elisa no blog disse...

Aqui vendem máquinas de fazer waffles.
O Manoel é muito legal. Fico contente que ele tenha visto o seu blog lá no meu.
Os comentários dele são ótimos.
bj

Dani disse...

Nunca vi a receita com claras em neve, deve ficar com textura diferente. Fiquei com vontade.

Será que essa receita tem aquele sabor próximo ao "favo Holandez" que vendem em feiras aqui no Brasil? sempre busquei a receita deles, sem sucesso.

Blog Widget by LinkWithin