Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 12 de novembro de 2009








BESHBARMAK


Como eu (Bru) sempre digo quando eu faço post de comida: como vocês adoram uma comida, e inclusive na nossa pesquisa é um dos itens mais votados, vamos a uma receita, eu diria diferente hehehe....

O Besh Barmak (a partir do Quirguistão: беш, 'cinco', cazaque: бес, 'cinco', e do Cazaquistão e Quirguistão бармақ, 'dedo') é um prato popular no Cazaquistão e que tb é consumido no Quirguistão. É conhecido em Xinjiang, onde é comumente chamado Narin.


O termo Barmak Besh significa "cinco dedos", porque o prato é consumido com as mãos. O Barmak Besh consiste em um cozido de cavalo ou de carne de carneiro com pequenos pedaços de massa cozida no caldo de carne e polvilhadas com salsa e coentro. A carne é geralmente cortada com facas e, muitas vezes misturadas com s água do macarrão cozido. Normalmente é servido em um prato oval grande.


O besbarmak é acompanhado de um ritual original. A própria carne é servida em pedaços grandes. Besbarmak geralmente é servido com AK-nan - um pão achatado especial cozido com cebola, e SORPA - caldo de carne de carneiro em tigelas chamadas KESE. O agradecimento "Amém" é sempre dito no final da refeição para dar graças a Deus.

O RITUAL


Besbarmak é tradicionalmente servido de acordo com o ritual. A Koy-bas, ou cabeça de ovelha fervida em um Kasan, é colocado diante dos clientes mais honrados, geralmente o mais velho. Esta pessoa corta os pedaços e partes da cabeça e oferece para os outros convidados à mesa. Os adultos jovens freqüentemente recebem os ossos das pernas e ombros. Aos Jovens são dadas a orelha de ovelha desejando que este seja cuidadoso(eu não entendi mas td bem rs); para as garotas são dados o palato (céu da boca)para que esta seja diligente (entendi menos ainda hahaha).


As outras partes da carcaça não são considerados de maneira menos significativa. A jovem noiva recebe o peito, as mulheres casadas recebem os ossos do pescoço. Os meninos e as crianças recebem os rins e o coração, que são supostamente para torná-los maduros, no entanto, as crianças não podem comer o cérebro de ovelha, porque acredita-se que estes fazem deles fracos de vontade. O Knuckle nunca é servido a uma menina por causa da crença de que ele fará com que ela permaneça para sempre uma solteirona.

RECEITA

Ingredientes:
2 kg de cordeiro com ossos
2,5 litroa de água + 250 ml
1 colher de chá de sal
3 + 1 cebolas
1 xícara de cebolinha picada
3 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de chá de pimenta preta
1 cenoura
3 colheres de sopa de óleo
Macarrão caseiro


Modo de Preparo:
Faça um caldo rico de cordeiro cozinhando até a carne se desprender facilmente dos ossos. Retire os ossos e corte a carne em fatias. Cozinhe a massa no caldo.

Em uma frigideira pesada (acho que eles quiseram dizer de ferro hehe) coloque os legumes até cozinharem e ficarem macios, acrescente a carne e continue cozinhando até que as cebolas fiquem castanho-douradas.

Em tigelas de sopa, combine o macarrão, os legumes e o cordeiro, despeje o caldo sobre cada prato. Sirva bem quente.


P.s Existiam fotos com a cabeça do cordeiro, mas achei desnecessário tais fotos e optei pelas que provavelmente eles servem nos resturantes.


Fonte:http://diet.lifetips.com/tip/125613/food-cooking-recipes/food-cooking-recipes/kirgizian-lamb-recipe-beshbarmak.html, Google Inglês, Fkickr e Google Imagens.



11 comentários:

Anônimo disse...

Bru e Qüi, não entendo muito desse "metier", mas achei interessante pelos rituais e costumes. Bjus. Manoel.

Bia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bia disse...

Meninas, a foto até que deu água na boca, mas o ritual todo ai ai... hahahah
E imagina ficar solteirona?? Deus me livre!

Bjs

Paula Christina disse...

Não sei se isso me apeteceu muito.. As fotos com a cabeça do cordeiro, então, nem quero ver! Hahaha! Mas é tão legal ver o que outras pessoas fazem com alguns dos ingredientes que a gente usa no dia-a-dia!

Unknown disse...

Aff!! Depos de ver todas essas comidas gostosas fiquei com uma baita fome rsrs! O.O

Coisass de Mulher in Japan... disse...

quanta comida de cara boa, so nw me agrada a ideia de comer com as mãos...kkkk...

vc realmente tem cara de japinha, rsrsrs...

beijãos

Bah disse...

Se não fosse pelas cebolas, ficaria empolgada em experimentar rs...

Kisu!

Desabafando disse...

Olha, não me empolguei muito com esse post não, apesar de gostar dos posts culinários daqui...rsrsrs...acho que é por conta das carnes...rsrsrs..
Deve ser difícil comer isso com as mãos hein

Raquel disse...

Gostei n...
Ecooow
Cavalo, jamais...n gosto de carne de carneiro...

Mas valew pela dica...eh cultura, ne??? Bjooo

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Meninas, não me deu vontade de comer nada nesse post :(
q medoo

meus instantes e momentos disse...

parabens pelo blog.
Foi bom vir aqui.
fotos e textos que aguçam a curiosidade .
Gostei daqui.
Maurizio

Blog Widget by LinkWithin