Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 29 de dezembro de 2009









ANO NOVO EM ALGUMAS PARTES DA EUROPA


O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.


PORTUGAL

No Porto a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados em que todo mundo espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seus fogos de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
Ano Novo em Porto - Portugal


ESCÓCIA

Na Escócia há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing(primeira pisada). São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.

Ano Novo em Edimburgo - Escócia


ESPANHA

Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.

Ano Novo em Madrid na frente do Relógio Puerta del Sol - Espanha



Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, do Brasil, dos Países Baixos e de outros países europeus. Algumas fotos de comemorações:

Paris - França


Helsinki - Finlândia (quem dera estar lá, a foto mais linda, ahhh, desculpem vcs sabem do meu amor por lá- Bru)


Gothenburg - Suécia

Fonte: Wikipédia e Flickr.

9 comentários:

Gesiane disse...

Nossa, as fotos que vc escolheu para os fogos são lindas demais... ahhh a da Finlândia!!!

Beijjos

Vanessa Orgélio disse...

Simplesmente ADORO seu blog! Muito informativo e bonito!
Parabéns! E claro, feliz ano novo!

Desabafando disse...

Adorei a tradição escocesa...rsrsrs..muito interessante e diferente. E gostaria muito de passar o ano novo em algum desses lugares aí...deve ser inesquecível.

Mariazita disse...

Gostei imenso deste post, que nos dá uma panorâmica dos festejos de ano novo em (quase) todo o mundo.
E PRINCIPALMENTE porque Portugal não ficou esquecido... :)
Para além da informação escrita, está lindamente documentado com fotos maravilhosas.
Parabéns!

Um 2010 maravilhoso para vocês com muitas felicidades para o blog.

Beijinhos
Mariazita

Dafne disse...

Ain que lindo!!!
Eu só passei aqui no Brasil e nos EUA, dentro do Epcot Center.
Também com muitos fogos e um povo super animado... =D

Beijos e ótima virada de Ano! \o/

Angélica disse...

Não, Bru, final de ano em outros lugares deve ser muito lindo de ver... Pena que é para quem pode, não para quem quer =(

Bah disse...

Meu Deus! Preciso ir urgente pra Paris na virada! Deus me dê a glória de ser sorteada na megasena pra poder realizar um sonho desses no ano que vem rsss.... Obrigada pelo comentário lá no blog. Desejo tudo de bom pra vcs no próximo ano. Que vc continuem postando essas maravilhas de cultura pra nós.

Kisu!

Anônimo disse...

Oi amiga,que saudades daqui...rs
Pois é menina,infelizmente o blogger só esta funcionando durante a madrugada desde o dia 23 deste mês,custei para saber disso,então durante o dia ñ consigo visualizar meu blog e nem e de ninquém,quase pirei aqui...tomara q resolva logo msmo.
Amiga feliz ano novo para vcs!
Mto sucesso,saude ,amor e dindim no bolso!
Bjos queridas!

Tatiana disse...

essa tradicao de comer 12 uvas meio q foi pro brasil tbm neh rsrsrs aqui tem mais fogos no 4 de julho do q no ano novo heuheuehe (tirando NY)

Blog Widget by LinkWithin