Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009








HISTÓRIA DO PANETONE


Primeiro de tudo tenho que dizer que hoje dia 10 temos um aniversário, hehehe, isso mesmo o Farofa de Batata faz 1 aninho de vida, parece que foi ontem que bolavamos nosso primeiro post nos perguntando o que pensariam das coisas que escreviamos (você já leu nosso primeiro post? Caso não leia e comente lá: Clique Aqui. Depois disso passamos meses sem sequer um comentário, e foi muito agoniante pq não sabiamos se estavamos sendo visitadas, aos poucos vocês amados leitores foram aparecendo e hj de vez em quando chegamos a quase 100 visitas diárias, muito pouco para um blog, mas temos tb consciência que não somos do tipo que atraia muita gente, mas como sempre digo os que vem ficam e vcs SÃO OS MELHORES =P! Eu Bru em meu nome e em nome da Qüi agradeço a força de cada um, cada SELINHO que ganhamos em nome do blog ou no meu e cada comentário e indicação de vcs, vcs fazem parte de nossa história ^^!!!


ORIGENS

Na Itália e na França, o panettone vem com uma história muitas vezes variadas, mas uma que, invariavelmente, afirma que a sua terra natal em Milão.

As origens deste bolo parece ser antiga, que remonta ao Império Romano, quando os romanos antigos adoçavam um tipo de pão fermentado com mel. Ao longo dos séculos este bolo de frutas fermentado fez aparições nas artes: é mostrado em uma pintura do século XVI por Pieter Brueghel, o Velho, e possivelmente é mencionado em um livro de receitas contemporâneo escrito por Bartolomeo Scappi, personal chef de papas e imperadores durante a época de Charles V.

Fiz uma pesquisa dos quadros de Pieter, e me parece que é a esse que o texto se refere, reparem no canto direito tem uma mesa e um bolo no centro- cliquem na imagem para aumentá-la.

A palavra "panetone" deriva da palavra italiana "panetto", um pequeno naco de pão. O sufixo aumentativo italiano "-um" (pronuncia-se "o-neh") muda o significado de "pão grande". A primeira associação registrada de Panettone com o Natal pode ser encontrado nos escritos do século 18 iluminista Pietro Verri. Ele se refere a ela como "Pane di Tono" pão de luxo.

A LENDA MAIS POPULAR DO PANETONE

Não há consenso sobre a origem do panetone. Carlos Antunes, professor de história da alimentação da Universidade Federal do Paraná, diz que a versão mais aceita hoje em dia é talvez a mais romântica também: a história de Ughetto e Adalgisa.


Em Milão, no fim do século XV, Ughetto degli Antellari era tratador de falcões do duque e governante Ludovico Sforza (1452-1508). Ugo apaixonou-se por Adalgisa, que era filha de um padeiro chamado Toni. Os pais do rapaz eram contra o romance por causa da origem humilde da namorada. No entanto, quando o pai de Adalgisa adoeceu e os negócios da família da moça começaram a ir mal, Ugo enfrentou todos e foi trabalhar na padaria para ajudá-la.

Panetone Italiano


Os esforços só deram frutos quando Ugo roubou e vendeu alguns falcões para comprar manteiga, ovos, açúcar e especiarias e mudar a receita dos pães. No Natal, eles ganharam a adição de uvas e outras frutas. A novidade atraiu clientes à padaria e o “pane di Toni” foi um sucesso. Com a casa cheia, o padeiro enriqueceu e a família de Ugo permitiu a união do rapaz com Adalgisa.



O duque de Milão, Ludovico il Moro Sforza (1452-1508), concordou com o casamento, que foi realizada na presença de Leonardo da Vinci, e incentivou o lançamento do bolo de novo como o pão: Pan de Toni (ou pão de Toni).
OUTRAS LENDAS

Outra lenda créditos do bolo a ser inventado no tribunal do Sforza, mas com a seguinte história:

Era Natal e o cozinheiro do tribunal não tinha nenhuma sobremesa para oferecer. Desta maneira, os convidados receberam um pão doce cozido por um simples menino da cozinha, chamado Toni, que ganhou elogios gerais. Por incrível que pareça, ao invés de roubar o louvor para si próprio, o cozinheiro felicitou o seu assistente e nomeou-o depois dele.

O terceiro, diz que a invenção foi o trabalho de Ughetta irmã.

Fonte: http://natal.ig.com.br/noticias/2009/12/01/a+historia+do+panetone+9188600.html, Wikipédia Inglesa, Google Imagens e Flickr.



Eu não sei vocês, mas sou apaixonada por um bom chocotone hehehe ^^

4 comentários:

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Parabéns ao Farofa de Batata e às vc meninas, por nos proporcionarem uma injeção de cultura e curiosidades!!!! Já dise antes e repito, é lindo a forma como se dedicam ao blog, isso fica muito claro através do grandioso trabalho que vocês realizam e nos transmitem nesse cantinho tão fantástico!!!
Um grande beijo ... parabéns e que venha mais um ano de muito sucesso!!!!!

Elisa no blog disse...

Parabéns por um ano de blog!!
Se for como eu, acontecem coisas com o blog que a gente nunca imaginaria quando começamos, não é mesmo? As amizades foram uma delas. Muito legal. Vocês foram uma das pessoas preciosas que conheci pelos blogs. Fico contente com seu aniversário. Que venham mais uma mais um sempre mais.
beijos

Vanessa Orgélio disse...

Parabéns pelo seu um ano! MUITOS anos de vida!

Obrigado pela visita, sou recem blogueira e ainda naum tenho muita experiencia!
Obrigaduuuuuuuuu!

beijos!

Desabafando disse...

Primeiro parabéns pelo aniversário do blog...que venham muitos outros e novas comemorações. É legal que os resultados de se ter um blog vão além dos imaginados ou esperados né? Eu tb me surpreendi com o meu.

E quanto ao panetone, eu não sou muito chega no panetone convencional mas adoro chocotone...rsrsrs..e uns diferentes que certas lojas lançam com recheios gostosos..rsrsrs..

Blog Widget by LinkWithin