Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009








BICHO-PAPÃO


Suilad Mellons (Saudações Amigos em Élfico =])!!! Desculpem nossa ausência a Qüi está fazendo hora extra todos os dias e eu (Bru) estou trabalhando em um lugar durante a semana e outro no fim de semana (quem sabe pelo menos eu pago o Fies? rs)...espero que agora que minhas aulas acabaram as coisas fiquem mais calminhas ^^ Trouxe um post inusitado, nem eu mesma esperava fazê-lo, quando o vi achei muito interessante ^^ Espero que vcs tb achem...


O bicho-papão é uma figura fictícia da tradição da maioria das sociedades, que representa uma forma de meter medo às crianças, caso não façam o que lhes é mandado tal como outros seres míticos como o homem do saco, coca, ou monstro do armário.

Já na altura das Cruzadas, os muçulmanos da Terra Santa personificavam o bicho papão no rei Ricardo, Coração de Leão, dizendo aos filhos: «porta-te bem senão o melek-ric vem buscar-te».

Rei Ricardo, Coração de Leão

Todas estas designações estão associadas ao mal que pode ocorrer às crianças caso se afastem ou contrariem os pais; a expressão "porta-te bem senão vem o homem do saco e leva-te" induzia assim o respeito das crianças sobre a eventual negligência deliberada, caso o monstro realmente viesse. Sentindo-se sozinhas e desamparadas, as crianças tendem a obedecer. (Eu fiz um artigo sobre o desenvolvimento da moral e da ética nos contos de fadas, e entendi que os contos,e no caso o bicho papão são uma maneira de ensinar as crinças as regras e leis da sociedade, sem chocá-las, ficando apenas no lúdico ^^).

Quanto aos nomes conhecidos, existem diferentes comportamentos associados ao monstro:

O bicho-papão come as crianças; é, portanto, um monstro terrível;
A coca aparece em lugares escuros, ou em cima do telhado;
O homem do saco leva as crianças no saco; o que faria com elas deixa-se ao fruto da imaginação das crianças;
O melek-ric levaria as crianças para as tornar escravas;


Em Portugal o papão é tema de uma antiga cantiga de embalar:

Vai-te papão, vai-te embora
de cima desse telhado,
deixa dormir o menino
um soninho descansado.

O BICHO PAPÃO NO MUNDO

A figura do bicho-papão é semelhante à do Père Fouettard na França...


Krampus na Baviera e Áustria...


...Ruprecht ou Knechtruprecht em outras regiões da Alemanha.


No Brasil e em Portugal é comum usar-se o termo bicho-papão, mas curiosamente sua forma física parece nunca ser descrita; também usa-se o termo homem do saco, mas este seria só um homem comum que seqüestra criancinhas.

Nos Países Baixos, ele tem o nome de Zwart Piet (Pedro negro). Ele tem a tarefa de recolher as crianças malvadas ou desobedientes e atirá-las no Mar Negro ou de levá-las para a Espanha. Na verdade, segundo a tradição, esses personagens lúgubres seriam mouros deixados nos Países Baixos durante a ocupação espanhola.

Zwart Piet com o São Nicolau (Papai Noel)- encontrei muitas imagens dos bichos papões com cenas natalinas, assim como com o papai noel, será que ele diz quem foram as crianças mal-comportadas?

Em Luxemburgo, o Housecker tem no seu saco diversas «rudden», pequenas varas de madeira, como os galhos de um chorão, para bater nas nádegas das crianças desobedientes. Com a evolução da educação, o Housecker não pune mais as crianças, contentando-se em distribuir uma vara, de maneira simbólica, às crianças ou adultos que a merecem. Em geral, trata-se de professores ou políticos locais que as recebem, fazendo rir todo mundo.

LENDA ORIGINAL DO BICHO PAPÃO

Esta lenda diz que, há muitos anos atrás, havia um feiticeiro que fazia magia com os corpos das crianças travessas das aldeias.

Primeiro, em plena luz do dia, ele sempre aparecia no lugarejo, com um saco nas mãos para observar as crianças rebeldes.

Á noite, por causa de um feitiço que foi jogado contra ele, este homem virava uma criatura horrenda. Assim, neste formato, ele invadia a casa da criança travessa para roubá-la. Daí vem o seu apelido de Bicho Papão.

Diz a tradição que o feiticeiro pegava as crianças mais peraltas, porque, segundo a magia, os travessos tinham mais energia que os comportados.

Bom eu procurei por um video com o bicho papão, encontrei um episódio da Turma Da Mônica, como eu amooo eles, segue para animar vcs, e pq não lembrar da infância né?



Procurando por imagens, econtrei um post em um blog estrangeiro que fala sobre algumas dessas figuras que citamos a cima e o São Nicolau, vou prepará-lo para entrar amanhã e fica como complemento deste post ok? ^^

6 comentários:

Koneko disse...

Haha, amei a Post! Princialmente as imagens, ri muito com a primeira e a terceira -q
Hoho, vc dá oi em Élfico... Adoro elfos, escrevi uma história sobre eles uma vez, haha.
Beijocas,
Ana.

Vick disse...

Nossa que post maneiro! Adorei!!!
Bjsss
Vick

Bah disse...

Super legal essa história. Eu não tinha medo do bicho-papão, mas sempre tive medo de palhaço, ainda mais depois que começaram a fazer filmes de terror com eles rs...

Kisu!

Anônimo disse...

Eu moria de medo de bicho papão!!!
Mas amiga ,realmente vc nos contou tdo de uma forma super divertida,
(vc tem um dom mto especial,além da inteligencia)
Meninas tb estou em um rtmo mto doido aqui,sem tempo para nda,ñ vejo a hora de voltar a minha rotina com tdo programadinho.
Bjos queridas!!

Desabafando disse...

Muito bom esse post....curioso pq sao pequenas histórias e lendas passadas através das gerações né? E eu confesso qeu não sabia que isso acontecia em tantos países assim.

Eu tinha medo do bicho papão e do homem do saco...rsrsrs...e adorava os filmes da turma da Mônica...adorava esse que vc postou tb!

Unknown disse...

Se contasse para o meu filho uns anos atrás ele ia morrer de medo.
bj

Blog Widget by LinkWithin