Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009








OS COMPANHEIROS DE SÃO NICOLAU


A maioria das pessoas (bem confesso, eu- Bru- nunca tinha ouvido, vcs já?) já ouviu a história de David Sedaris 'sobre Papai Noel vs São Nicolau e talvez alguns de nós sabemos que ele era um bispo grego na atual Turquia, que se tornou o santo padroeiro das crianças ressuscitando seus cadáveres e pagando dívidas de vida para mantê-los fora da escravidão sexual infantil.

Em diferentes partes do mundo, ele é acompanhado por companheiros diferentes.

ZWARTE PIET

Provavelmente mais o conhecido é o Zwarte Piet que é seu companheiro em Flandres e na Holanda. Originalmente Zwarte Piet foi um apelido dado para a figura do diabo e, após chegar a Espanha, e ameaçou bebês mal-criados de colocâ-los em seu saco e levá-los de volta com ele. No século 19 em geral equivocada proto-politicamente correto, ele foi re-lançado como um servo mouro em blackface vestindo roupas coloridas, da Renascença.




KNECHT RUPRECHT

Também conhecido é Knecht Ruprecht-seu companheiro em partes da Alemanha.Segundo alguns relatos, ele era um colono que sofreu um acidente por isso de seu coxear. Para outros, ele era uma criança rejeitada levada por St. Nicholas. Se for ruim, ele vai levá-lo de volta para sua casa, na Floresta Negra, ou simplesmente atirar o seu corpo em um rio.




PÈRE FOUETTARD

Père Fouettard que é conhecido em Wallonie e Lorena. Père Fouettard massacrou três crianças, e São Nicolau os ressuscitou.



KRAMPUS

O Krampus (ou Krampusz) são demônios que vagam com sinos e cadeias; bêbado e que ataca indiscriminadamente os espectadores. Se você procurar por Krampus no youtube você vai encontrar muitas evidências deste em desfiles na Bavária, Eslovénia, Hungria, Áustria e Croácia.




Na Suíça, temos Schmutzli. Seu nome significa "O pequeno schmutzy". Ao contrário de alguns outros companheiros de São Nicolau, ele também é conhecidopor comer as crianças malvadas.


Um dos companheiros de São Nicolau foi Belzenickl (ou Pelz Nichol, Belschnikel, Belsnichols & C). Ele é um bêbado vestido de peles de animais (por vezes, um gorro de pele de gambá), conhecido principalmente entre os holandeses da Pensilvânia (alemães), que, se você for bom, pode lançar nozes, bolos e doces pelo tapete. Se você fosse mau-(adivinhe) varada. Seu nome significa Nicholas em peles (ou algo assim) e ele se parece muito com São Nicolau, apenas vestindo de peles e carregando varas ao invés de presentes.




Um video do Zwarte Piet em algum lugar da europa rs:



Fonte: http://www.amoeba.com/blog/2007/12/eric-s-blog/it-s-the-eve-of-st-nicholas-day.html .

10 comentários:

Desabafando disse...

Não sabia nada disso...

Koneko disse...

Não sabia nada disso... +1
Foi uma volta ao mundo agora, huh...
Beijocas, boa semana
Ana.

Unknown disse...

Tem uns aí que são de dar medo.
Que fotos e ilustrações interessantes.
bj

Cih disse...

Nossa que terror essas lendas, eu sinto um pouco de pavor. Não sei direito se é trauma de infância ou sei lá o quê! =P
O vídeo foi engraçado... lendas pegam busão para de deslocar? hauhu Aiaiai. Muit bom.
Kiss

Babi disse...

Adorooooooooooooooooo esse blog! Sempre uma coisa nova que eu não fazia ideiaaaa...

bjsss

Bah disse...

Nossa, não sei as outras pessoas, mas eu tenho medo dessas imagens velhas, de pessoas velhas ao PB rsss... eu tenho medo de conhecer a Europa por causa disso, da velharia rsss ainda mais eu que sinto as energias dos lugares e das coisas... então, as minhas aulas ainda não acabaram, era pra acabar na semana do Natal pq como teve mtos feriados, tem que repor, mas conseguimos repor uma aula então vai terminar na semana que vem.

Enquanto isso, correndo pra entregar o trabalho que vale como prova rs...

Kisu!

Unknown disse...

Owww amiga, na Riachuelo daqui tinha vários colares daquele de lacinho (snifff que vc num encontrou) mas faz assim, me manda seu endereço completinho que esses dias eu passo por lá e se tiver eu te mando ele pelo correio como presente de natal combinado? rsss

manda pro meu mais que é mais seguro né:
marcilany09@hotmail.com

bjooooooooooooooos flor! e bom dia!

Cih disse...

Agora que eu vi que meu bloguxo tá linkado! Valeu mesmo! Kiss

Unknown disse...

Oi linda! Tem selinho pra vc no meu blog!!! Beijos ^^

Vivi Schara disse...

Já vi um boneco do Belzenickl em algum lugar. o.o

Blog Widget by LinkWithin