Encontrei algumas lendas curtinhas, mas interessantes, claro não podia deixar de postá-las, eu (Bru) acho incrível o mundo das lendas, mas acho que isso vocês já perceberam né? rsrsrs2 Eis uma delas.
Há muito, muito tempo na Cracóvia reinava o sábio rei Krak. O povo vivia em paz e com abundância até que na caverna ao pé de Wawel apareceu um dragão. A besta pavorosa de sete cabeças todos os dias raptava ovelhas e cabras, não menosprezando também as aves domésticas. Não passou muito tempo até que no burgo não houvesse nenhum animal, mas o dragão continuava exigir mais comida.
“Temos de sacrificar as pessoas?” – perguntavam todos com medo. O rei ordenou que se anunciasse, que quem vencer a besta receberá a metade do reino. De todos os lados vinham os audazes aferrolhados em armaduras, em cima dos magníficos cavalos.
Mas bastava que o dragão bufasse chamas de uma das suas cabeças e era mais um cavaleiro que desaparecia em fedorentas chamas, as quais ninguém conseguia apagar.
Estas lutas mortais foram seguidas por um sapateiro que no fim dirigiu-se ao rei:
- Não sou nenhum cavaleiro, mas um homem simples e vou vencer o dragão – disse, quando finalmente foi admitido diante do soberano.
- Tu? Um simples sapateiro? – estranhou o rei Krak – Já morreram muitos excelentes guerreiros, mas se quiseres enfrentar o monstro, dou-te a minha permissão.
Ninguém acreditava que o sapateiro pudesse sobreviver. Os seus vizinhos e amigos aconselharam-no a desistir dessa idéia.
No dia seguinte, o sapateiro foi à aldeia vizinha, onde comprou um borrego. Depois abriu-lhe a barriga, encheu-a com enxofre e alcatrão, e no fim coseu-a perfeitamente com linhol. De madrugada, deixou a “gulodice” que tinha preparado à entrada da caverna.
O apetitoso cheiro do borrego acordou o dragão, que, com apenas uma dentada, engoliu o animal inteiro. Mas o que é que é isto? O dragão sentiu uma dor horrível – o enxofre e o alcatrão comecaram a queimá-lo por dentro. Inclinou-se, então, em frente do rio e começou a beber. Bebeu, bebeu, bebeu, até que a sua barriga se encheu como um balão, e explodiu com um grande estrondo. A multidão, feliz, levou o sapateiro – salvador em ombros para junto do rei. O rei Krak recompensou-o generosamente, mas o sapateiro não abandonou a sua profissão. Durante muitos mais anos fabricou sapatos indestrutíveis, feitos de couro do Dragão.
A gruta onde morava a besta foi nomeada Gruta do Dragão e existe até hoje, sendo um local turístico, na Cracóvia na Polônia. Há uma estátua do dragão logo na saída da caverna, que solta fogo pela boca de 5 em 5 minutos, ou quando se envia um SMS com o texto "SMOK" para o número 7168.
Infelizmente não encontrei imagens associadas a lenda, apenas a primeira, então coloquei imagens da Cracóvia, local onde ocorreu a lenda.
Fonte: Flickr: MαcIomhαir, http://www.aprendereuropa.pt/ (Conto gentilmente cedido pela Embaixada da Polónia em Portugal), Flickr: Cuttysark974,Flickr: Christina T.
10 comentários:
Nossa, não fazia nem ideia desse tipo de lenda. Cracovia me lembra um filme onde o Tom Hanks participa... Só que eu acho q chamava Krakozia algo assim rs...
Kisu!
kkkk....adorei essa lenda...então o sapateiro tinha interesses comerciais pra matar o dragão, kkkk...transforma-lo em sapatos...rsrsrs...
E que moderno isso, vc manda um torpedo e o dragão solta fogo...rsrsrs...
Heey *-*
Tem selinho pra vc no meu blog, o último gadget.
xxx
Ana
Inteligente assim,tinha que ser sapateiro!
rs...
Bacana a lenda,e não conhecia ainda.
Bjos queridona!
Bru, muito legal essa lenda! Posta mais!!!!!!!!!!!!!!! Adoro essas estórias que se confundem com a história do lugar.
Beijos mil!
Maria
Meninas, prometo que a próxima vez que for pra Sampa marco um encontro: vcs, a Luria, a Cih e eu!!!
Beijão
Que bárbaro, amei seu blog! Já estou seguindo também! ;-)
Obrigada pela visita e comentários lá no Mosaicos do Sul, apareçam sempre para "viajarmos" juntas por aí!
Eu vou voltar sempre para ler as delícias que vcs escrevem.
Abraço,
Cacau
www.mosaicosdosul.blogspot.com
Oi meninas!
Td bem?!
Passei pra mandar um beijos, adoro a participação lá no Bites.
Se tivem alguma dica de livros vampires ai da Europa manda pra gente, colocamos os devidos creditos.
Por exemplo, fotos de alguma livraria legal com lancamentos... sejam nossas convidadas.
Beijos
Desculpe não comentar por tanto tempo.
Mas aqui estou de volta.
Não sabia nada sobre Cracóvia, achei muito legal. Vou contar a lenda para o meu filho.
bj
Olá, vc já passou pelo meu blog?
De uma olhadinha!
Quem sabe não ganho até uma seguidora!!!!
bemlembrados.blogspot.com
bjs;
Marina
Postar um comentário