Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 5 de janeiro de 2010








OS COSSACOS


Aproveitando os últimos dias de 'férias' e por isso do sumiço, a Qüi continua não podendo passar por aqui =/ Faz tempo que não faço um post histórico né? Então vamos a um? hihi ^^

Brasão tipicamente Cossaco.

QUEM FORAM OS COSSACOS?

O russo kozak vem do turco kazak, cujo significado original era "homem livre". "Eles foram um dos povos que formaram a Rússia", diz o historiador Osvaldo Coggiola, da USP. Durante muitos séculos, constituíram tribos nômades de camponeses que queriam fugir dos impostos, do serviço militar ou de contratos de servidão. A partir do século XV, se fixaram no sudoeste do país, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio e também no Ural, no Turquestão e na Sibéria.

Cossacos na Guerra Cívil Russa em 1919.

Suas comunidades eram organizadas em uma espécie de democracia militarista, que lutava para defender suas fronteiras ou ajudar outras regiões a se proteger de invasores. Com o passar do tempo, o governo russo reduziu sua autonomia e eles se transformaram em regimentos de soldados. No século XIX, os cossacos desempenharam papel importante na expansão russa, servindo a diversos czares. Já durante a guerra civil que sucedeu a revolução socialista de 1917, lutaram no chamado exército branco, que pretendia a volta da monarquia, contra o exército vermelho, dos bolcheviques. Após sua derrota para os comunistas, muitos dos cossacos foram mortos ou deixaram o país. A herança mais conhecida de sua cultura para a humanidade foi a dança típica, com saltos malabarísticos, praticada até hoje.

Um grupo de folclore Cossaco atualmente, envergando os seus trajes tradicionais.

A terra nativa dos Cossacos é definida por uma linha de cidades fortificadas russo-ucranianas, situadas na fronteira com a estepe, e que se estende até meio do Volga, Ryazan e Tula, penetrando abruptamente de seguida para sul, estendendo-se até ao Rio Dniepre, via Pereslavl-Zalessky Pereslavl. Esta área foi colonizada por populações de três povos, que praticavam os mais variados tipos de comércio e artesanato.

Conquista da Sibéria por Yermak, pintura de Vasily Surikov.


Fonte: www.mundoestranho.abril.com.br, Wikipédia.

3 comentários:

Desabafando disse...

Não tem video da dança? fiquei curiosa! rsrsrs...

Koneko disse...

Legal xP Adooro aprender mais sobre história... ^~'

xxx
Ana

ana disse...

Se eles lutaram contra o exercito vermelho os caras são heróis realmente, pois stalin não perdoava um alma sequer. Interessante, pois não conhecia esse povo que é cheio de tradição e memória por aqueles que lutaram a favor de um bem maior...
bjo!

Blog Widget by LinkWithin