Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 22 de maio de 2009








BAKLAVA

A Albânia é uma nação balcânica que foi governada pelo regime socialista de Enver Hoxha durante a maior parte da segunda metade do século XX. Mesmo antes do início do regime de Hoxha, a Albânia foi por muito tempo controlada pelo Império Otomano e por outras potências, o que gerou uma boa diversidade de influências, algo comum na muito fragmentada região balcânica.





A culinária da Albânia consiste de pratos locais das várias regiões da Albânia. Muitos destes pratos são típicos dos Balcãs e até mesmo da zona do Mediterrâneo, mas alguns são especialidades locais. A refeição principal dos albaneses é o almoço, que é em geral acompanhado por uma salada de vegetais frescos, tais como tomates, pepinos, pimentos, azeitonas, azeite, vinagre e sal.





A baklava ou baclava (armênio: transl. baklavá) é um pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida num folheado e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistachios, avelãs e/ou sementes de sésamo, papoila ou outros grãos. Pode encontrar-se, com diferentes nomes, na gastronomia do Médio Oriente, do subcontinente indiano e dos Balcãs.





INGREDIENTES:
1 xícara de chá de amêndoa sem pele
1 xícara de chá de nozes
1/3 xícara de chá de pistache sem casca
1/3 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de noz-moscada ralada
1 colher de chá de canela em pó
1/4 xícara de chá de manteiga
8 folhas de massa folhada

Xarope :
1 xícara de chá de açúcar granulado
2/3 xícara de chá de água
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

MODO DE PREPARO:
Xarope :
Aqueça o açúcar, a água e o suco de limão. Mexa até dissolver. Deixe ferver por 5 minutos. Adicione a água de laranjeira, ferva por mais 2 minutos. Deixe esfriar completamente.

Pique as nozes, amêndoas e pistache. Misture com o açúcar mascavo, canela e noz-moscada. Unte uma assadeira grande. Preaqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga. Corte as folhas de massa ao meio, transversalmente e unte uma das metades com a manteiga derretida. Arrume no fundo da assadeira. Espalhe a mistura de frutas em cima e cubra com mais massa untada. Termine com a massa. Corte a camada superior com uma faca afiada para formar losangos. Leve para assar por 40 minutos ou até que doure. Espalhe o xarope, espere esfriar e sirva.


Fontes: http://www.pratofeito.com.br/modules/recipe.php?recid=1184 ,Wikipedia e Imagens Google.



3 comentários:

Deyse Lopes disse...

oieee, finalmente consegui fazer uma visitinha :D

estava tão corrido por aqui, mas agora deu uma tranquilizada graças a Deus!

desejo um maravilhoso fim de semana pra vcs, fiquem com Deus.

beijosss

Luria disse...

Ai esse docinho é bom demaaaaaaaais, lá perto da Paulista, no metrô Paraíso, tem um restaurante chamado Jaber que vende esses quitutes aiiiiii to passando mal só de lembrar ahhauhauauahhu!
beijos!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Blog Widget by LinkWithin