Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 29 de maio de 2009








GAITA DE FOLE ESCOCESA

A Great Highland Bagpipe (conhecida em Português como "Gaita Escocesa" ou "Gaita-de-fole Escocesa"), é talvez a mais conhecida de todas as gaitas-de-fole.
Isso deve-se sobretudo à grande popularidade que esta goza no mundo anglo-saxónico, resultado da influência dos meios de comunicação e produções cinematográficas de países como os Estados Unidos da América, por exemplo, que a celebrizaram por todo o mundo, sobretudo incluída em bandas militares.
Apesar de estar conotado com as Terras Altas da Escócia, este instrumento está difundido nas ilhas britânicas e em praticamente todo o mundo, especialmente nas ex-colónias ou protectorados do Império Britânico - como o Paquistão ou a Índia, por exemplo, que são fabricantes em massa deste instrumento - e também na Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos da América, Irlanda e Canadá, bem como no Médio Oriente e Sudeste Asiático.


Isso deve-se em grande medida à inclusão de bandas militares de gaiteiros escoceses nas fileiras do exército do Império Britânico (a partir do século XVIII), que viajava por todas as colónias. A fama quase internacional da GHB, assim adquirida, acabou por fazer com que uma grande parte de um público menos informado ache que é a única gaita-de-fole existente no mundo, que esta é "superior" às outras ou até que todas as outras gaitas-de-fole "descendem" deste modelo ou que tiveram origem na Escócia - nada disso é verdade.

Na realidade, a Great Highland Bagpipe é apenas uma das muitas formas que o instrumento gaita-de-fole assumiu em todo o mundo e não é nem superior, nem inferior a qualquer outro instrumento do género; é simplesmente diferente. A sua extensão musical, por exemplo, nem sequer é muito abrangente, com apenas praticamente uma oitava de gama e algumas alterações.

Não se sabe quando e como terá surgido a gaita-de-fole na Escócia, embora se presuma que terá sido muito popular por toda a Europa durante a Idade Média e que talvez se possa datar daí a sua introdução (a ausência de fontes anteriores não permite especular muito mais).
Chamar à Great Highland Bagpipe "gaita escocesa" não é inteiramente correcto, pois existem na Escócia muitos outros tipos de gaitas: Scottish Smallpipes, Lowland Pipes, entre outras.

Por outro lado, o instrumento com as características que conhecemos hoje, (a Great Highland Bagpipe) é muito recente.
A versão mais antiga de que há registo só possuía um único bordão tenor, de curtas dimensões, a que foi adicionado outro idêntico por volta do século XVI.
Apenas no século XVIII foi acrescentado um bordão baixo, formando a configuração actual.

Uma banda militar escocesa, a imagem mais conhecida da Great Highland Bagpipe

O tubo melódico, com a afinação e o timbre actuais, também só surgiu por volta dessa época e sofreu grandes transformações até hoje, apresentando grandes diferenças face aos modelos mais antigos.


O modelo fotografado (ver primeira foto acima) foi fabricado na Escócia com materiais sintéticos recentes, de que constitui exemplo o fole em Gore-Tex - uma fibra têxtil sintética - e o tubo melódico em Polypenco (plástico). Os restantes tubos sonoros foram construídos em madeira de ébano. O tubo melódico ("chanter") tem a tonalidade de Sib, enquanto que os bordões baixo ("bass drone") e tenores ("tenor drones") estão afinados na mesma tonalidade, mas duas e uma oitava abaixo do tubo melódico, respectivamente.
A digitação da Great Highland Bagpipe é "semi-fechada"; ou seja, para certas notas levanta-se apenas o dedo situado no buraco da nota a emitir, enquanto que noutras se levantam dois ou mais dedos.


O intervalo entre a tónica e a subtónica do ponteiro da Great Highland Bagpipe é de um tom inteiro, em vez de meio tom - o que se deve ao facto de a Great Highland Bagpipe estar afinada no modo Mixolídio (dois semitons situados do 3º para o 4º e do 6º para o 7º graus a partir da tónica).

Fonte:http://www.gaitadefoles.net/gaitadefoles/ghb.htm , Flickr e Youtube.



Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin