Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 11 de maio de 2009








FESTAS DE SÃO FIRMINO

As Festas de São Firmino (ou Sanfermines em espanhol) são as festas em honra a São Firmino, um dos santos patronos de Navarra, que se celebram anualmente na cidade espanhola de Pamplona (ou Iruña em Basco). Os festejos começam no dia 6 de Julho, às 12:00h, com o chupinazo (foguete) da sacada da Câmara Municipal, e terminam às 0:00 horas de 14 de Julho com a canção de despedida Pobre de Mí.

Procissão

Uma das atividades mais famosas das Festas de São Firmino é o encierro (Corrida de touros), que consiste numa corrida de touros, de 800 m, pelas ruas principais do centro histórico de Pamplona, que culmina na Praça de Touros da cidade. Os encierros começam às 8:00 horas da manhã e duram, normalmente de 3 a 4 minutos, entre os dias 7a 14 de julho.

Corrida de Touros


A festa tem uma origem antiga, de séculos, mas a sua fama mundial é um fenômeno recente. O escritor nascido nos Estados Unidos Ernest Hemingway foi um dos que contribuíram para propagar essa fama com seu livro Fiesta (O Sol Também se Levanta, no Brasil).

Esta festa é considerada uma das maiores celebrações do mundo, assim como no Carnaval do Rio de Janeiro ou da Oktoberfest de Munique.

Folclore de São Firmino


CURIOSIDADE
Firmino ou Firmin, como foi batizado, nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, na última metade do século III. Era filho de uma família rica, influente e bem firmada nos princípios do cristianismo. Mas foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se, de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja daquele tempo.

Sua pregação era muito apreciada pelos fiéis. Fez tanto sucesso pelo seu conhecimento das verdades da fé que foi eleito pelo povo seu novo bispo. Isso aconteceu quando o sacerdote Honesto, já muito velho e cansado, não podia mais orientar os fiéis. Firmino, então, recebeu o sacramento da ordem e a sagração episcopal, em Toulouse, dando início ao seu apostolado de evangelização, que pretendia acabar com as trevas do paganismo.

Por ser um exemplo de fé e virtude, Firmino conseguiu grande fama e suas peregrinações foram incansáveis nas cidades francesas como Age e Auvergne, Angers, Beuvais e, finalmente, Amiens, onde conseguiu a conversão de milhares e milhares de pagãos, que aceitaram a doutrina do Senhor. Os casos mais incríveis foram de Arcádio e Rômulo, implacáveis perseguidores de Firmino, os quais, diante da santidade e firmeza na fé do bispo, por suas palavras e intercessões prodigiosas, acabaram tocados pela graça de Deus e converteram-se em Jesus Cristo.


Era uma época em que a perseguição contra os cristãos apresentava uma fúria implacável e violência impiedosa. Por isso Firmino despertou a ira de seus opositores pagãos, como o governador romano Valério, que, desejando que o povo voltasse a cultuar os deuses pagãos, mas temendo uma revolta, pois tinham verdadeira veneração pelo bispo, mandou prendê-lo e decapitado sem julgamento oficial.

O bispo Firmino morreu no ano 290. A ele foram concedidas as honras de "Apóstolo das Gálias", por seu trabalho como evangelizador. Seu zelo e sua dedicação pela evangelização na atual França fizeram-no merecedor do título que a Igreja lhe consagrou.

Seu corpo esta repousando na catedral francesa de Amiens. São Firmino é amplamente festejado pelo povo espanhol e francês, motivo pelo qual seu culto foi muito difundido no mundo cristão, que o comemora no dia de sua morte.


Fonte: Wikipédia, http://www.cot.org.br/igreja/santo.php?id=37 e Flickr.



2 comentários:

Diogo disse...

Olá.
Vim conferir o blog de vocês.
Muito interessante, adoro a Europa e achei um blog muito rico em informações, cultura e tradições.
Estão de parabéns.
Já sou seguidor.
Bjos

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Que Blog lindo, interessante e organizado, adoramos!
Beijos nossos,

Blog Widget by LinkWithin