Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 7 de julho de 2009








COLINA DAS CRUZES

Próxima de Siauliai (“cidade do sol”, em lituano), pequena cidade industrial fundada em 1236, existe a chamada Colina das Cruzes, no monte Jurgaiciai. Lá se levantou um dos mais destacados pontos turísticos e de peregrinação da Europa. Trata-se de um santuário católico e o maior centro espiritual da Lituânia, porque naquela colina se erguem mais de 50.000 cruzes de todos os tipos e tamanhos. Na Lituânia, o hábito de erguer cruzes sobre túmulos de heróis data do século XIV, surgido durante a ocupação dos Cavaleiros Teutônicos.





Mas o nacionalismo religioso se intensificou e se tornou símbolo vital de resistência e coragem católica, a partir de 1831, para perpetuar a memória dos lituanos que morreram durante a rebelião contra as forças de ocupação russa, que já estavam no país desde 1795. Assim, a Colina das Cruzes transformou-se em uma sepultura simbólica de todos os lituanos mortos na resistência. Por volta de 1895, havia mais de 150 cruzes grandes e, em 1914, pelo menos 200.





Em 1940, a colina ostentava perto de 400 cruzes grandes, cercadas por milhares de outras menores. A prática se estendeu até o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), quando os soviéticos, preocupados com as crescentes peregrinações, proibiram as cruzes, removendo-as repetidamente. Em 1961, 1973 e 1975, a colina foi nivelada, as cruzes foram queimadas ou sucateadas e a área foi recoberta com entulho. De nada valeu a “limpeza”, pois as cruzes continuaram a aparecer, furtivamente, à noite.





“Colocar uma cruz na colina era sinal de liberdade política, tanto quanto de símbolo religioso”, diz Linas Naujalis, que cresceu em Siauliai. Em 1985, a Colina das Cruzes foi deixada em paz, finalmente. De lá para cá, não cessam de chegar visitantes do mundo inteiro e... mais cruzes, rosários e imagens.


Fonte:www.wikipedia.com
Imagens Google

6 comentários:

Tânia N. disse...

Geente!!!Quantas cruzes...chega a dar medo!!!!!
Beijos nossos,

Gesiane disse...

Aiaiai mei macabro...

Déia disse...

Cruzes!!! q medo ! kkkkk eu to fora!! rsrsrs

cih_coloridex disse...

Nossa! Essas cruzes todas juntas me impressionaram! o__O

Anônimo disse...

Ahh....B&C nem preciso falar o que eu senti lendo esse post né...

Muita coisa ai...lembranças,sofrimento,dor e tantas outras coisas...não é um lugar pra se ir passear.

Humm...serve pra minha semana sobrenatural..huahuahua!

kissu

Luria disse...

avesCRUZ!

Blog Widget by LinkWithin