Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 24 de julho de 2009






LEITURA DE BORRA DE CAFÉ


O costume de interpretar as figuras formadas pela borra do café no fundo de uma xícara surgiu na Armênia, em 3000 aC, e foi trazido para o Ocidente pelos árabes. A lenda diz que grandes decisões tomadas pelos sultões árabes foram baseadas no oráculo da cafeomancia. Posteriormente, a cafeomancia foi introduzida na Europa, primeiro na França, no início do século XVIII, e logo depois em Veneza, de onde saiu para o resto do Ocidente.


Depois de ajudar imperadores que sempre recorriam aos poderes deste oráculo, ele se transformou no passatempo predileto dos nobres, os únicos que podiam consumir o chá, uma bebida exótica e cara nos tempos antigos.

Atualmente, a prática dessa arte é muito comum na Turquia e nos países do norte da África, países que conservam a tradição e a experiência desse tipo de adivinhação, acumuladas durante muitos séculos.


E porquem não tentar este oráculo? Confesso que me utilizo de alguns, mas esse nunca tentei, deve ser porque eu não tomo café hehehe, mas façam e venham nos contar o que deu =]

Este é o material utilizado na Cafeomancia:

pó de café
açúcar
uma xícara
um pires branco

Para fazer a previsão da Cafeomancia:

-Para preparar o café, misture, em uma panela, uma colher de sopa de pó de café, uma colher de sopa de açúcar e uma xícara de chá de água.
-Leve ao fogo brando, deixando ferver por três vezes.
-Em seguida coloque o café numa xícara de louça branca, sem relevo ou desenho, e deixe descansar por alguns minutos.
-Passado este tempo, beba o café lentamente, concentrando-se em seu pedido ou na pergunta desejada.
-Quando terminar de beber, coloque o pires sobre a xícara, como se fosse uma tampa e vire-o, num movimento rápido.
-Deixe descansar por mais alguns minutos. A xícara estará então, pronta para a leitura, que deve ser feita sempre no sentido horário, ou seja, da esquerda para a direita.
-Observe com bastante atenção as figuras que se formam na parede da xícara. Se aparecerem figuras verticais, como colunas, atravessando a altura da xícara, considere as marcas como símbolos do tempo, correspondendo a um mês cada uma delas.
-Olhando atentamente e utilizando sua imaginação, veja com que se parecem as figuras formadas com as borras de café e anote-as. Quando terminar a leitura da parede da xícara, leia também seu fundo, anotando novamente as figuras que encontrar.
-Neste processo de iniciação à arte da Cafeomancia, procure usar sua imaginação de forma criativa para visualizar as imagens formadas na parede e no fundo da xícara.


Alguns significados podem ser encontrados aqui: http://www.terra.com.br/esoterico/monica/cafeomancia/cafe1_8.htm .

Fonte: www.souq.com.br/agenda/cafeomancia.html, http://www.terra.com.br/esoterico/monica/cafeomancia/introducao.htm, Imagens Google.



6 comentários:

Gesiane disse...

Aiaiai... eu tomo muitoooo café durante a semana... começo as 7:30 e paro as 17:00...

rsss... será que arrisco a ler???

beijos

Bonnie Tyler disse...

Poxa, que legal. Adoro café, já tinha ouvido falar nisso, mas nunca me aprofundei no assunto, só li aqui no blog :D nunca tentei ler!!! Na próxima xícrinha, juro que tento!

Beijos :*

Anônimo disse...

Olá farofinhas xDD

Ixii...tem de tomar café sem coar? Eu não sei se consigo...hahahaha!
Mas eu vou tentar hein...mas será que serve pó de café japonês?

Cinthia, eu não acho estranho porque eu me encontrei uma vez com minha colega de trabalho em algum lugar que não me recordo bem, antes dela entrar na empresa.Quando eu bati o olho nela,a compreensão foi recíproca.Hoje damos muitas risadas...ela também faz essas viagens e passou até um tempo na India...


Bru, recebi o mail com o adress...talvez demore um pouco, vou juntar as coisas..esse choco do coala é um dos mais baratos aqui no Japão....hehehe....

Bjaum e bom FDS pra vcs!

Anônimo disse...

OIsssssss, gostei, mas também não tomo café ... e também não creio em oráculos, só mesmo o da matrix , mas como não fui o escolhido ... nem ele não consulto mais .. só consulto o Google mesmo ..kkk

Gostei do blog , pode ter certeza que vou voltar :)

Abraços

Anna Vitória disse...

Lembro quando era pequena e vi isso no Clone e morri de vontade de aprender.
beijos

Anônimo disse...

Olá!! boa tarde!
Fiquei muito feliz que no meio do texto escrito por vocês sobre a leitura da borra de café, encontra-se uma foto minha: o cezve(nome em turco e em armenio que se da ao bule especial onde se faz o cafe)a xícara e o terço musulmano foram utilizados para á divulgação do meu curso de leitura da Borra de café.
Aproveito para convida-las e se quiserem perguntar alguma coisa em relação á borra do café estou á disposição. Meu nome é Mirta Herrera Camerini, www.olhosdehorus.com.br
Sou professora de cafeomancia, tarô egipcio e runas.
Para ler um artigo interessante sobre a borra de café e imágens, podem ir a
www.olhosdehorus.wordpress.com
Tem minha autorização para a publicação do artigo.
Um grande abraço
Mirta Herrera Camerini

Blog Widget by LinkWithin