Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 3 de julho de 2009








LIPTÓI TÚRÓ

Liptauer é uma pasta de queijo condimentada, preparada com queijo de ovelha[1], queijo de cabra, queijo quark ou requeijão. É uma iguaria das culinárias da Eslováquia (com o nome "Šmirkáš", em língua eslovaca), da Hungria (com os nomes "Liptói Túró" ou "Körözött", em língua húngara[2]), da Áustria e da Itália. O nome "Liptauer" deriva do nome alemão da região de Liptov, no norte da Eslováquia (Liptau, em alemão, Liptó em húngaro), que constituiu um distrito do Império Austro-Húngaro até 1918.





Na provícia italiana de Trieste, esta pasta é também conhecida como Spuma di formaggio all'ungherese .
Para além do queijo, pode ter também como ingredientes natas, manteiga, margarina, cerveja[1] e cebola cortada em cubos. Pode ser temperada com paprica, salsa fresca, pimenta, pimentão, cominhos, alcaparras e mostarda.
O Liptauer pode ser servido barrado numa fatia de pão, em bolachas, como recheio de tomates, pimentos[1] ou ovos cozidos. É comum consumi-lo na hora do desjejum, na Hungria, país em que cada família se orgulha de possuir a sua própria receita do prato, que, sendo uma interpretação pessoal do mesmo, é vista como a melhor de todas as receitas.





Como sempre, a receita muitas vezes pede ingredientes dificilmente encontrados no Brasil.
Encontramos uma adaptação feita pelos descendentes de húngaros por aqui, e, segue a receita!


LIPTÓI TÚRÓ

Ingredientes:
200 gramas de ricota; 1 cebola picada ou ralada; 3 colheres (chá) de páprica doce; 1 1/2 colher (chá) de picante, 3 colheres (sopa) de alcaparras picadas; cebolinhas verdes.
Modo de preparo:
Amasse bem a ricota com um garfo e acrescente os demais ingredientes, menos a cebolinha. Coloque em um recipiente com tampa e guarde na geladeira para usar sempre que desejar em sanduíches ou canapés. Somente na hora servir, acrescente as cebolinhas verdes picadinhas ao recheio.

Fonte:http://www.jcu.edu/language/hunghemu/korozott.html


3 comentários:

Anônimo disse...

Humm A-D-O-R-O queijo! Aqui tem bastante variedade porque japonês tb adora queijo.Tem muita variedade de queijo Francês!

Essa receita parece boa como sempre, e me deixou com vontade.Eu acho ainda que da pra fazer um cocktail e servir com um bom vinho tinto.xDD

kissus girls!

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Obrigada pela visita.
Muito interessante o blog de vcs, muita coisa diferente, adoreeei!!
Vou linkar vcs tb. bjos

Luria disse...

Eu AMO ricota! Mas tá faltando a parte de degustação! ahahah sacangem bru!
beijos!

Blog Widget by LinkWithin