Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



terça-feira, 28 de julho de 2009






PAGANISMO EM BELARUS (BIELO-RÚSSIA)


Antes de começar este post vou comentar um fato pessoal meu que permeou a escolha do post de hoje, eu Bruna sou estudante e praticante na medida do possível do paganismo, isso quer dizer que quando eu pesquisei e achei esse texto me apaixonei, ainda mais porque amo o paganismo do leste europeu, acho que tá no sangue. Segunda coisa é que logo vem posts literalmente internacionais rs, estou recebendo alguns materiais de alguns países (dos própios países)e vou colocar algumas coisinhas pra vcs ^^ Agora vamos ao que interessa hihi....


Antes de 990 dC a Bielorrússia - uma mistura de várias tribos eslavas orientais (na sua maioria Kryvichi e seus ramos) e de várias tribos do Báltico (Yatviangians, Litts, LATTS) - eram pagãos em suas crenças. Quando os eslavos do Sul, chegaram às terras de hoje, eles se depararam com a Bielorrússia e absorveram as culturas e crenças dos outros povos do Báltico. Havia já uma rica herança pagã que se revela hoje através de nomes antigos. Neman (Nioman, Niamunas) - um dos principais rios da região é o nome da deusa celta da Guerra - Neman. Já Kupala - é uma antiga Deusa da Água.

Rio Neman

Um dos misteriosos povos completamente assimilado por eles foi os Yatviangians. A antiga Bielorrússia acreditava no Deus do Sol - Yaryla, e comemorava as estações do ano de forma muito parecida com o calendário druída. Os ciclos de canções folclóricas que eram cantados nestas celebrações continuam a existir. As principais festas pagãs são:

As principais festas pagãs são:

* Saudação da Primavera - canções saudando a plentitude da primavera - "Vesnavyya pesni" existe, incluindo. Yur'ia está relacionada com o chamado de Yaryla (Yur'ya), o Deus-Sol, para trazer as chaves e abrir o útero das mães Natureza - para deixar sair a relva, as flores, e os animais. (Infelizmente não achei a música no youtube=/)

* Kupalle (Solstício dia 21 de Junho)- é a mais amado e acarinhado feriado pagão na Bielorrússia contemporânea. É uma celebração hedonista no Verão de fertilidade em nome de um deus do sexo feminino - Kupala. It seems like she is considered a lunar Goddess by some pagan sources , although direct translation of the name is "She Who Bathes". Parece que ela é considerada uma Deusa lunar por algumas fontes pagãs, embora a tradução direta do nome seja: "Ela Quem toma banho". Mais tarde, foi rebatizado para a celebração cristã de um homem santo - Ivan Kupala.


No Kupalle geralmente são jovens vão para a floresta e os prados, vestindo guirlandas de flores e gramíneas, dança em karagods (círculos em torno de fogueiras), saltando através das fogueiras, competindo em força e erotismo.


*Dzyady (31 de Outubro) - É uma celebração da morte, trazendo pão e bebidas para os seus olivais etc. Diferentemente do Halloween é um feriado a luz do dia em que se comemora o dia dos mortos. Ela não envolve qualquer ritual satânico. (Infelizmente o paganismo graças ao cristianismo é associado ao satanismo, que é apenas uma das vertentes do paganismo).

* Kaliady (uma semana antes do Natal) - Comemoração pré-cristã do final do ano. Mais tarde ele foi muito bem adaptado pela celebração do Natal Ortodoxo e igrejas católicas. Mesmo assim eles têm um problema de explicar o significado de abeto (madeira de abeto vermelho)- Duradora - o retorno da vida eterna- e as pessoas vestidas como animais e bestas fantásticas carregando o sol e a cabeça de uma cabra em suas mãos!

A história da Bielorrússia Pagã é ricamente refletida em uma infinidade de pedras sagradas que foram usadas em rituais pagãos até os últimos tempos. Many stones were named after Pagan Gods and were the center of the pagan ritual grounds. Muitas destas pedras foram nomeadas depois dos Deuses Pagãs e foram o centro do ritual pagão.


Se por acaso tiver alguma palavra em inglês perdida por ai me perdoem é que o texto era em inglês e eu colei aqui e fui traduzindo pode ser que alguma parte tenha passado desapercebido, é muito difícil encontrar qualquer citação sobre paganismo do leste europeu, inclusive pode ser que este seja o primeiro lugar que tenha um texto mais extenso a respeito hehehe, pelo menos de Belarus é sim! Espero que tenham gostado, foi feito com muito carinho para vocês, o homem já foi um só com a natureza, espero que aos poucos voltemos a ser!

Fonte: http://www.belarusguide.com Google Imagens e Flickr.



6 comentários:

Chris disse...

Ahhh que post interessante! Minha prima tbm e paga, ela tem um gosto bem parecido com o seu! =] Imagino o quanto deve ser dificil achar material, registros do passado, de como eles cultuavam....mas enfim nao e impossivel!
E quanto escrever posts sobre a Belgica aqui, ate que eu faria numa boa, mas acho que ficara pesado para mim, eu ja estou sem tempo de fazer os meus...hehehe ... Em agosto eu tenho um curso e em setembro acho que irei visitar meus pais no Brasil, entao meu blog ficara na escassez novamente! hehee
Espero que compreenda! =)

bjus

Anônimo disse...

Aya garotas!

Olha só...por isso que a gente se deu bem né....nos interessamos pelas mesmas coisas..em quase tudo mesmo..hahaha! Nada é por acaso....

Eu nunca tinha ouvido falar do paganismo do leste europeu.Realmente foi uma bela pesquisa.


Tenn' enomentielva
kiss

Diário Virtual disse...

que interessante esse blog de vcs! adorei! porq já nao aguentava mais maquiagens, roupas, consumo e etc etc no mundo blogueiro!

bjos

Anônimo disse...

Muito legal esse post , aqui em casa o Mariposo-R é muito chegado no paganismo, então eu por tabela .... Se eu dia eu casar que ritual do paganismo, quando conheci my love , tenho certeza que foi feito algum ritual, claro que velado, afinal essas coisas agente só conta depois neahhhhhhh . que ele insiste em falar que não ... mas minhas lembranças dizem que sim !

Sabe com esse post me fez imaginar vc como aquele filme da Sandra Bulock ( que não lembro o neme agora agora ) em que ela tinha uma loja de ervas ..

bjs

Gesiane disse...

Rsss... fiquei boiando um pouco, mas faz parte!!!

Fiquei curiosa, te enteressa profissionalmente o paganismo???

Beijos meninas

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Oi amigas...saudades de comentar aqui, mas ando tão perdida, muita coisa acontecendo, quando acaba uma coisa começa outra!!!! Obrigada pelo carinhos de voces, viu?!!!! ai... aquele produto é coisa de doido..custou 4 dólares e mais 4 de frete!!!! O fraasco é bem grandão!!!! Valeu o dinheiro investido!!!!
Beijinhos!!!!

Blog Widget by LinkWithin