Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sábado, 18 de julho de 2009








TBILSI


Infelizmente a Geórgia é dos países europeus, entre alguns outros, que pouca informação se encontra, muito do que aparece infelizmente é sobre guerra, então peço desculpas se os posts sobre este país seja pouco frequente...

Tbilisi ou Tbilissi (თბილისი, em georgiano), por vezes chamada Tíflis em português, é a capital e maior cidade da República da Geórgia, nas margens do rio Kura. Sua área é de 726 km² e sua população, de 1 093 000 habitantes.


Fundada no século V por Vakhtang Gorgasali, rei georgiano de Kartli (Ibéria), e elevada à posição de capital no século VI, Tbilisi é um importante centro industrial, social e cultural e vem emergindo como uma rota de trânsito para projetos de energia e de comércio. Estrategicamente localizada no cruzamento entre a Europa e a Ásia, na histórica Rota da Seda, Tbilissi foi disputada entre diversos impérios e potências rivais.


A cidade possui uma composição demográfica diversa e abriga, historicamente, povos de várias culturas, religiões e etnias. Embora seja majoritariamente cristã ortodoxa, a cidade é um dos lugares do mundo em que se pode encontrar uma sinagoga e uma mesquita lado a lado, no Distrito do Banho. Recentemente, Tbilisi foi o palco da Revolução Rosa, que levou à renúncia do presidente georgiano Eduard Shevardnadze.

Tbilisi é servida por um aeroporto internacional. Suas atrações turísticas incluem a Catedral de Sameba, a Praça da Liberdade, a Catedral Sioni, o Parlamento da Geórgia, a Avenida Rustaveli, a Ópera de Tbilisi, a Basílica Anchiskhati e outras.

Basílica Anchiskhati

NOME
A grafia georgiana primitiva para o nome da cidade, Tpilisi, deu origem ao armênio Teplis e ao grego Tiflis, forma que foi emprestada ao russo, de modo que até 1936 a denominação oficial da cidade em língua russa era Тифлис (Tiflis). Até recentemente era comum aos estrangeiros referirem-se à cidade como Tíflis.


Em português, Antenor Nascentes registra apenas a forma "Tiflis" para a cidade. O serviço de língua portuguesa da União Européia adota a grafia "Tbilissi". A imprensa brasileira tem empregado a grafia "Tbilisi",enquanto pelo menos parte da imprensa portuguesa usa a forma "Tbilissi".

Fonte:Wikipédia e Flickr.


3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não consegui ler o nome da cidade em georgiano hahaha! Devo ter problemas.Eu já estou de de lentes de contato novas.Falei pra vocês que havia perdido a do lado direito? xDD

Eles participam das olimpíadas, o povo da Geórgia, eu lembro de sair a bandeira e alguns atletas.E se não me engano,ganharam alguma medalha...ou estaria confundindo com outro País....

Adorei o CAFE! 8D
Bjossss

Déia disse...

Que gracinha esse café! Que lugar lindo! Qtas vidas terei que ter pra conhecer tanto lugar lindo???? rsrsrs
bjs e bom fds

cih_coloridex disse...

Adoro essas catedrais e arquiteturas antigas. Adoraria visitar umas cidades dessas, deve ser rápido de só tem coisas para se ver! ;D
Kiss♥

Blog Widget by LinkWithin