A exposição “Virada Russa” nos apresenta parte do acervo do Museu Estatal Russo de São Petersburgo. São pinturas, esculturas e cartazes produzidos no período entre 1890 e 1930, pelos artistas que mais se engajaram nas transformações. Após ser apresentada em Brasília e no Rio de Janeiro, passa a ocupar os quatro pavimentos do Centro Cultural Banco do Brasil paulista, até o dia 15 de novembro.
Obras facilmente encontradas em livros de História da Arte -- como “Passeio”, de Chagall, e a trilogia “Quadrado Negro”, “Círculo Negro” e “Cruz Negra”, de Maliévitch--, vêm acompanhadas de uma útil legenda explicativa do período ao qual pertencem. Mesmo sem se ater à leitura, contemplar as obras por si já será uma grande viagem.
Obra "Verka", de Filip MalíavinAlguns trabalhos chamam a atenção pela expressividade das figuras representadas, como “Verka”, de Filip Malíavin; o retrato, feito à óleo, parece conter uma pessoa real em sua superfície. “A Condutora”, de Aleksander Samokhválov, traz à memória o famoso quadro “Liberdade conduzindo o povo” (1830), pelo qual Eugéne Delacroix representa o ideário da Revolução Francesa – liberdade, igualdade e fraternidade. Salvas as diferenças, os trabalhos de luz e volume dão à figura da mulher uma visão também imponente.
Foi em pouco tempo que esses artistas se uniram em prol de um objetivo, culminando numa renovada identidade nacional. Todas as áreas artísticas e culturais foram alteradas de alguma forma, da arquitetura à produção de figurinos teatrais, do cinema às estampas de tecido.
Ao término da visita, a satisfação é garantida.
Fonte:http://colheradacultural.com.br/
4 comentários:
De arte eu não entendo nada, mas me lembra muito as obras de Picasso.
Kisu!
não conhecia nada disso...interessante!
Os doces são feitos com feijão azuki, feijão branco e açúcar. Acho que são parecidos com os que vc comeu.
Tb adoro chocolate.
Tem muita gente que vai lá nas férias, trabalha e depois gasta e viaja. Que tal?
Essa exposição tem quadros bonitos e interessantes. Vcs já foram? Queria ir, pena que eu more tão longe.
bj
Nem fiquei sabendo que essa expo passou pelo Rio! >.<
Vergonha!
Beijos
Postar um comentário