Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



domingo, 10 de maio de 2009








FAMÍLIA MEZGA

A família de Mézga (em húngaro: Mézga család) é um desenho animado dividido em três séries, transmitido na TV Cultura (em meado da década de 90), produzido nos estúdios de PannóniaFilm, Hungria, entre 1968 e 1978. Os enredos da série foram escritos por József Romhányi e por József Nepp.A série tornou-se muito popular, além da Hungria, na República Tcheca, Bulgária e Itália.
Em alguns destes países, as séries ainda aparecem regularmente na televisão. Cada série consiste em 13 episódios.





A família consiste em Géza, no pai, em uma figura cômica ( muito similar ao famoso Homer Simpson ), sua esposa Paula que é a “dominante” na família, a filha Kriszta adolescente de 12 anos e o filho Aladár , uma criança prodígio, além do gato Maffia e um cão, Blöki (Zorro) que os acompanham.
Dr. Máris, seu vizinho cínico, é regularmente envolvido involuntariamente nos desastres que cercam a família.
O nome “Mézga" significa “má sorte” em húngaro, e foi traduzido como o rodina Smolíkových em TchecoLa famiglia Mezil em italiano, Familie Metzger no alemão, o Семейство Мейзга no búlgaro, a Família Mézga/Mesga no português, e Miazgovci em eslovaco, sempre mantendo o significado literário.





Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/The_M%C3%A9zga_Family


2 comentários:

Maurićže disse...

Puxa vida que maravilha poder ler sobre este desenho que eu tanto gostava. Fiquei triste por não encontrar nada em português no youtube. Tenho grande admiração pela cultura europeia, em especial da parte leste. Depois de amanhã farei uma aula demosntrativa de búlgaro. Húngaro me parece bem difícil mas adoraria uma chance para aprender...

Tássia disse...

Eu simplesmente a-ma-va este desenho,,e não me lembrava o nome de jeito nenhum! Agora nao esqueço mais!

Blog Widget by LinkWithin