Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sexta-feira, 15 de maio de 2009






MOINHOS DE VENTO

Desde o século XVI, centenas de milhares de neerlandeses vivem no fundo de antigos lagos. Para que isso fosse possível, muitos moinhos de vento foram usados para drenar a água e manter o solo seco. Os moinhos de vento ainda formam um importante elemento da gerência de águas nessas terras baixas. Os maiores podem, com um bom vento, drenar 10.000 galões de água por minuto. No século XVII, a invenção da manivela de eixo tornou possível usar a energia eólica para vários fins industriais. Centenas de moinhos de vento foram usados na indústria de papel e coloração e criaram as primeiras zonas industriais do mundo.

Gorinchem (também chamado de Gorkum): moinho de milho 'Nooit Volmaakt'.

Não se sabe ao certo quando os primeiros moinhos foram construídos nos Países Baixos, mas por volta de 1274 os moinhos de água, movidos por rios e riachos, tornaram-se comuns. Os moinhos de drenagem mais antigos foram inventados em 1414 e, por volta de 1450, muitos podiam ser vistos na Holanda do Sul (Zuid Holland). Os moinhos não são originários da Holanda; provavelmente foram introduzidos na Europa a partir do Oriente Médio, durante a época das Cruzadas.

Moinho em Burgh-Haamstede, Zeeland, The Netherlands.


O desenvolvimento dos moinhos, entretanto, é certamente mais atribuído à Holanda, por não haver outra região com tanta diversidade de tipos de moinhos. Mas o avanço da tecnologia acabou levando a utilidade dos moinhos a um rápido fim. Primeiro os motores a vapor, depois os motores de combustão interna e finalmente o motor elétrico, todos gradualmente tomaram os trabalhos anteriormente feitos por vento ou água. Os moinhos não eram mais lucrativos e ou foram destruídos ou usados como armazéns. Em 1923, apenas três mil dos dez mil moinhos remanesciam, caindo hoje para pouco mais de mil. Felizmente, esses monumentos são agora protegidos e muitos deles são abertos ao público.

Moinho de milho construído em 1818, Koren- en pelmolen, gebouwd.



Fonte: http://www.portaldointercambio.com.br/

3 comentários:

ana disse...

Um amigo esteve na holanda no ano passado e me disse que há pouquíssimos moinhos como esse... uma pena!

Luria disse...

Nossa eu nao conheço um moinho de verdade, tomara que ainda dê tempo!

Aqui está abafado e nublado! Bom fim de semana!
beijos!

Diogo disse...

Gente esse blog eh mto cultural...
vai ser mto util qdo for pra Europa
uhahuahuauh

Blog Widget by LinkWithin