Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



segunda-feira, 25 de maio de 2009








ORIGEM DA ARMÊNIA(século VII a.C.)

A origem do povo armênio perde-se nas brumas dos tempos. Está longe de haver unanimidade entre os historiadores a respeito dos componentes étnicos, lingüísticos e culturais que formaram a Armênia.


Não há como estabelecer os limites da Armênia antiga, em virtude das constantes mudanças ocasionadas pelas guerras em que o país esteve mergulhado no curso de sua longa história. Pode-se dizer, no entanto, que o território original da Armênia era a região que ia do sul do Cáucaso até o nordeste da Anatólia. No auge de sua expansão, a Armênia foi um poderoso reino, com fronteiras que iam do Mar Cáspio, a leste, até além da cidade de Cesaréia, a oeste, e do Mar Negro, ao Norte, até a Mesopotâmia, a Síria e o Azerbaijão persa, ao sul, totalizando cerca de 350.000 km2.

O clima e o relevo dessa região foram determinantes na formação do povo armênio. Áspero e vigoroso como as montanhas, duro e rigoroso como o clima, o armênio habitua-se às dificuldades. Lá, os invernos são gélidos e os verões ardentes. A terra fértil é reduzida e muitas vezes injusta com quem dela tira seu sustento. Esse dia-a-dia de batalha pela sobrevivência fez dos armênios grandes guerreiros. Se já foram vencidos, não o foram pela qualidade de seus adversários, mas por sua quantidade.

Muitos dos grandes rios da Ásia Anterior e do Cáucaso, como o Eufrates, o Kur, o Arax e o Tigre, nascem em montanhas armênias. O pico mais alto, com 5.160 metros, é o Monte Ararat. Foi nele que, segundo a Bíblia, Noé aportou com sua arca após o Dilúvio. Trata-se de uma região de montanhas elevadas e vales profundos, entremeada de lagos, como o Sevan, o Van e o Urmia.


É incontestável o fato de a Armênia ter surgido no planalto montanhoso que tem como centro o vulcão extinto do Ararat.

Segundo uma das versões a respeito do surgimento do povo armênio, povos indo-europeus provenientes da Ásia Central penetraram na Europa. Alguns desses povos desceram pela Península Balcânica e chegaram à Ásia Menor, onde minaram os alicerces de antigas civilizações, como a dos Hititas.

Entre esses povos estavam os antepassados dos armênios, que rumaram para o leste justamente no período de enfraquecimento da nação de Urartu. Em fins do século VII a.C., subjugaram essa nação e se amalgamaram com ela.

De acordo com outra versão, formulada por historiadores armênios, desde o século XIV a.C. diversas pequenas nações de consangüinidade armênia habitavam a Anatólia Oriental, a leste do Ararat. Duas dessas nações destacavam-se pela capacidade de aglutinação, os "hai" e os "armê". De fato, existiam dois países, por volta do séc. VIII a.C., constituídos de povos armênios: Haiassa e Armeni.

Monte Ararat ao fundo

A Armênia surgiria, então, da gradual penetração desses dois países no reino de Urartu. Em 609 a.C., Tushba, a capital de Urartu, é tomada por uma aliança formada por armênios e medos. A partir de então, o nome "Armênia" passa a aparecer nas inscrições dos povos vizinhos.

Fonte:http://www.cao.org.br/ e Flickr.



2 comentários:

*Lusinha* disse...

Só pelas fotos vemos que é um lugar lindo!
Bjitos!

Déia disse...

Que lugar maravilhoso! Amei..

Blog Widget by LinkWithin