Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 13 de maio de 2009








A PEQUENA SEREIA

A Pequena Sereia, é uma das esculturas mais famosa do mundo, é símbolo de Copenhague, na Dinamarca, porque representa o estilo da cidade. Ela se localiza no Porto de Langelinie. Representa o personagem de um dos contos infantis do escritor Hans Christian Andersen. É da autoria de Edvard Eriksen, que a esculpiu em 1913. No dia 23 de agosto todos os anos é comemorado o aniversário da Pequena Sereia, mulheres jovens ou velhas pulam na água ao redor da estátua para sua celebração. A seguir um video da comemoração de 94 anos da Estátua:



Em 04/10/1935, a Dinamarca emitiu uma série de 6 selos para comemorar o centenário da primeira publicação das histórias e contos do escritor Hans Christian Andersen. Os selos mostram “The Ugly Duckling – O Patinho Feio”, “The Little Mermaid – A Pequena Sereia” e o próprio autor, Hans Christian Andersen.

Em 1964 um acto de vandalismo deixou-a sem a cabeça. Devidamente restaurada, permanece no seu posto contemplando as águas do porto da cidade e atraindo centenas de turistas todos os dias. A estátua acabou se tornando um dos mais conhecidos símbolos da cidade.


Em 16/02/1989, foi emitido um selo com a estátua da Pequena Sereia, realizada por Edvard Eriksen em comemoração ao centenário do turismo na Dinamarca.

CURIOSIDADES

Muçulmanos que vivem na Dinamarca insistem em cobrir a nudez da estátua da Pequena Sereia, uma atração turística que atrai 1 milhão de visitantes todos os anos. A obra, de 1913, foi homenagem do escultor holandês Edvard Ericsen ao escritor de contos infantis Hans Christian Andersen. Erigida sobre uma rocha na entrada de Copenhague, capital do país, a Sereiazinha é veterana vítima de vandalismos: foi decapitada, pichada, atingida por explosivos. Em 2004, os seguidores do Islã vestiram-na com uma burca, aquela túnica que cobre as mulheres islâmicas da cabeça aos pés deixando somente os olhos de fora. Uma inscrição dizia: "Turquia na União Européia?", em referência ao pedido da Turquia para ingressar no bloco europeu.


O dinamarquês Hans Christian Andersen não gostava que o considerassem um autor para crianças... Mas, nas comemorações dos 200 anos de seu nascimento, a preocupação maior das instituições dinamarquesas que zelam pela memória do autor de O Patinho Feio é mantê-lo na posição de o mais conhecido autor infanto-juvenil do mundo... Num linguajar límpido e espirituoso, ele recontou histórias folclóricas e criou fábulas próprias. E mostrou como escapar do maior perigo da literatura para crianças – o tom professoral, moralista, complacente. Nos tempos sentimentalmente corretos que correm, poucos teriam, como ele, a ousadia de oferecer às crianças uma história com o final amargo de O Soldadinho de Chumbo...

Segundo o site do yahoo, a estatua viajará ao redor do mundo como parte da 2010 EXPO de Xangai. Isto quer dizer que cerca de 70 milhões de pessoas conhecerão o símbolo icônico da capital dinamarquesa.


Fonte:http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_dinamarca.html, http://acasadefenrir.blogspot.com/, Wikipédia, Google e Flickr.

Mais Informações: http://www.visitcopenhagen.com/mermaid



2 comentários:

Ana disse...

não sabia q existia uma estátua de pequena sereia!

Luria disse...

Ate dias atrás eu nem sabia quem era o tal do Hans Christian Andersen, e muito menos que A Pequena Sereia e o Patinho Feio eram do mesmo autor, depois que vi o espetáculo sobre sua vida e Copenhagen, eu fiquei com mais vontade conhecer! Fantástico post!
beijos!

Blog Widget by LinkWithin