Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



sábado, 9 de maio de 2009








RUSSFEIRING

Na Noruega é um ritual participar do "russfeiring" ...esse período de festas que se inicia no mês de abril, tem seu ponto máximo de comemoração justamente no dia 17 de Maio, data máxima da Noruega. Nesse dia, os "russe", todos uniformizados e com seu humor para lá de animado, participam dos desfiles comemorativos no 17 de maio. Ao anoitecer caem nas festas tradicionais que encerram o período de "russfeiring"" e se embebedam, dançam, gritam, se tatuam, além de fazerem de tudo um pouco que é considerado imoral e/ou exagerado do ponto de vista das "pessoas normais".


A tradição do "Russfeiring" é antiga (cerca de 100 anos), mas só continua a ser festejada na Noruega. Em 1905 os formandos do ginásio de Kristiania, decidiram usar gorros vermelhos, inspirados nos gorros dos alunos alemães que haviam visitado a Noruega no ano anterior. Ao mesmo tempo o "russefeiringen" voltam ao tempo até o séc. 18... Para se estudar naquele tempo, o aluno norueguês deveria ser matriculado e aprovado como estudante em Copenhagen, e era necessário obter Examen Artium. Enquanto esperavam pelo resultado, os estudantes deviam usar um chifre na testa e usar peles sobre o corpo (como um animal) para alegria e diversão dos estudantes mais velhos. Quando o estudante passava no teste, o chifre era retirado. Este era um sinal de sabedoria e que o animal selvagem dentro daquele estudante havia desaparecido.



A palavra "russ" vem da expressão latina "Cornua Despositurus" que significa "arrancar os chifres"...

Os alunos que irão se formar na Videregaaende Skole (colégio) são os participantes dessa festa. Eles se uniformizam com macacões coloridos (a cor varia conforme a área em que se formarão), gorros, camisetas, moletons (todos muito enfeitados e alegres), realmente, uma cena divertida de se ver.

Outra característica do "russfeiringen" é que vários grupos de formandos compram carros velhos (principalmente vans), ônibus, etc, e passam o ano todo reformando esses veículos, pintando e colocando utilitários "para la de estranhos" para alguns olhos, (um super som não pode faltar, geralmente, escrevem o nome dos formandos pertencentes aquele grupo na carroceria e anedotas tb), é uma época que esses jovens gastam muito dinheiro, dinheiro esse economizado no decorrer de vários meses ou patrocinados pelos pais ricos.



Esse carros são usados para que todos possam participar do "russerote" (a rota do russ), ou seja, participarem das várias festas que ocorrem em vários lugares ao mesmo tempo durante as 3 semanas de "russferingen". Estes estudantes passam por algum rituais (que variam de local para local, e sofrem mudanças em cada ano (e que nem sempre são do agrado das familias). Quando aprovados obtem alguns cordões coloridos que ficam pendurados nos gorros ou bonés.

Outra coisa divertida, é que o aluno formando, tem seu próprio cartão de visita com foto, nome da escola, endereço e coisas engraçadas, como alguma caracteristica do aluno ou algum tema criado pelo próprio. Sempre com muito humor e sarcasmo, esses cartões sõo distribuídos nas escolas aos alunos mais jovens que colecionam todos de muito bom grado.



A intenção desses formandos durante esse período de festas, é justamente quebrar as regras da sociedade, fazem tudo ao contrário do que é considerado moral ou correto do ponto de vista social, é uma forma de "saborearem" tudo que é errado e, após esse período de festas, estarem preparados para serem jovens ativos e corretos dentro da sociedade em que vivem, é um salto da adolescência para a vida adulta.

SIGNIFICADO DAS CORES DOS UNIFORMES

"Roderuss" - os alunos que usam uniforme vermelho são aqueles que alcançaram competência geral,ou seja, seguirão seus estudos na Universidade.

"Svartruss" os alunos que usam uniforme preto são aqueles que se formam nas matérias ligadas à "trabalhos manuais" e cursos profissionalizantes, ou seja alcançaaram um Certificado Profissional e já podem trabalhar nessa área em que se formaram.

"Blaaruss" - uniformes azuis - são os alunos que se formam na area de economia ( os formandos em economia sao os únicos que podem optar por qualquer cor de uniforme)

"Grønnruss" - uniformes verdes - são os alunos que se formam na área de recursos naturais ou cursos relacionados ao trabalho com a terra, plantação, etc.



Fonte:http://jegelskernorge.blogspot.com/ e Flickr.



3 comentários:

Anna Anjos disse...

poxa, é sempre bacana passar por aqui... um conteúdo ótimo, bruna, parabéns!

bjo!

ana disse...

Caramba! Baita curiosidade que eu não imaginava ter na Noruega. Eles me parecem tão certinhos. Tem que ter um dia pra quebrar as regras mesmo. Adorei!

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Adorei o post... caramba, como o nosso mundo é grande né?!!
É tanta coisa acontecendo que a gente nem faz idéia!! Muito legal poder conhecer um pouco mais das culturas, tradições e hábitos de outros países!!
Valeu!!
Beijinhos!!

Blog Widget by LinkWithin