Só Templates

FACEBOOK

Bru

TWITTER

Bru

BLOGS

Power of Steel



quarta-feira, 22 de abril de 2009








DIA DA TERRA

O Dia da Terra foi criada pelo então senador estadunidense Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientas para proteger a Terra.

O CULTO DAS ÁRVORES

Na história antiga da Europa existia um grande respeito pela floresta e pelas árvores, que desfrutavam de uma relevância especial.


Os vastos e espessos bosques europeus inspiravam temor e respeito e eram, por isso, considerados campos sagrados, verdadeiros santuários. Existiam severas punições para aqueles que ousassem derrubar uma árvore desnecessariamente.
A árvore era mais do que um ser vivo. A árvore era a manifestação da vida e a ligação entre a Terra e o Céu. É só recordar as histórias da mitologia grega e da mitologia nórdica.


Com o tempo, o Homem deixou de ver a árvore como algo sagrado e, frequentemente, nem ao nível ecológico ela é relembrada. Para o Homem da atualidade, o valor da árvore resume-se ao seu valor económico.

Atualmente só nas regiões ditas menos “civilizadas”, aquelas que preservam antigas tradições, se mantém o culto pela árvore.

CURIOSIDADES AMBIENTAIS:

*Estima-se que em cada ano se extinguem de 17000 a 25000 espécies de seres vivos em todo o Mundo. Só na Europa há cerca de 1500 plantas em risco de extinção ou já extintas.
*A preservação das espécies autóctones é absolutamente necessária. Nos Estados Unidos da América só são cultivadas duas espécies de feijão verde e no Canadá 50% do trigo cultivado é de uma só variedade. Na Europa, de 145 raças autóctones de gado 115estão em perigo de extinção.
*Os rios amazónicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa.


Fonte: Wikipédia, http://blogs.aebmachado.com/10/, Flickr.



Um comentário:

Ana disse...

é triste ver como a maioria trata a natureza. :/

Blog Widget by LinkWithin