
Apesar do Monstro do Lago Ness ser o monstro mais conhecido da Escócia, há uma lenda escocesa que fala do verme de Linton, um dragão que morava em uma caverna em Linton Hill, um morro em Roxburgshire hoje conhecido como “Buraco do Verme.
Antes de qualquer coisa é bom esclarecer porque ele é chamado de verme. Verme é outro termo usado para dragão. Orme or worme é o antigo termo nórdico para serpente, assim como no inglês arcaico, “Wyrm”tem o mesmo significado. Parece ser atribuído a todos os dragões sem pata, embora algumas lendas sobre o dragão de Linton afirmar que ele tinha pequenas patas e asinhas.

Segundo algumas lendas, na verdade o dragão seria um cruzamento entre um dragrão e uma serpente.
Essa besta mítica e mencionada por Sir Walter Scott e é uma das lendas da região conhecida como Scottish Borders, que fica na fronteira da Inglaterra. Data do século 12. O mito é muito similar à famosa lenda inglesa do Verme de Lambton. Interessante notar que Linton não ficava muito longe da Inglaterra, inclusive sendo citado por alguns “que estava a apenas a um passo de distância da vila”.
O animal aparecia ao nascer e pôr do sol, devorando tudo o que via pela frente e era invulnerável a qualquer tio de arma. O local se tornou inóspito e sem vida devido à predação da besta.
Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Worm_of_Linton
http://www.somerville.me.uk/lintonworm.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário